Em uma nova rodada de crash-tests realizada nos EUA pelo IIHS, as caminhonetes médias passaram vergonha. O teste de colisão realizado com Nissan Frontier, Ford Ranger, Chevrolet Colorado (S10 americana), Toyota Tacoma (Hilux americana) e Jeep Gladiator reprovou três das cinco picapes.
Enquanto aqui no Brasil os crash-tests são promovidos pelo Latin NCAP, lá nos EUA dois órgãos realizam as provas. O NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), que é do governo e o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), uma ONG criada por três seguradoras.
O IIHS é extremamente rígido em suas pontuações e testes, por isso o alto índice de reprovação. Na nova bateria de testes, só a Nissan Frontier conseguiu ser considerada aceitável. Vale lembrar que a caminhonete japonesa vendida nos EUA é diferente da nossa e tem chassi baseado na geração anterior.
Já a Ford Ranger foi considerada aceitável, mas o teste foi feito com a geração antiga. Por fim, as primas gringas de Chevrolet S10 e Toyota Hilux, além da Jeep Gladiator, tiveram classificação ruim no teste. Isso por conta da falta de proteção para os passageiros traseiros. A Colorado e a Tacoma também era de geração antiga.
Recentemente, o IIHS trocou sua metodologia, o que penalizou as picapes. Até então, as colisões eram feitas em 25% da dianteira em uma barreira sólida, como justificativa de que ¼ dos acidentes fatais ocorrem nessa posição. Agora, o órgão realiza batidas contra 40% da frente do veículo, criando uma área maior de impacto.
O IIHS ressalta que as picapes tiveram como foco a segurança do motorista em detrimento dos demais passageiros. Além disso, agora é avaliada também a possibilidade de ferimentos para os passageiros traseiros. E foi justamente esse ponto que prejudicou, e muito, as picapes norte-americanas.
Tacoma e Colorado foram duramente criticadas pois o cinto de segurança traseiro permite que o passageiro se aproxime demais do encosto de cabeça dianteiro e, em casos específicos, se chocar contra ele. Inclusive foi indicado que lesões no pescoço ou no peito podem ocorrer por conta do cinto ruim.
Só que as picapes de Chevrolet e Toyota eram de geração antiga, ao contrário do modelo da Stellantis. A Jeep Gladiator em específico foi criticada pela ausência de airbags de cortina, o que prejudicou sua nota. Contudo, seria impossível instalar esse tipo de equipamento na caminhonete, visto que ela tem teto removível.
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