A BYD ainda é uma marca bem recente no mercado automotivo brasileiro, e mesmo esse fator associado ao preconceito que ainda existe com marcas chinesas, as vendas da montadora por aqui ficam cada vez melhores. Em novembro o BYD Song Plus foi o carro híbrido mais vendido do Brasil, desbancando o Toyota Corolla Cross.
É verdade que a Toyota tem vendas bem expressivas de seus dois principais modelos híbridos no mercado brasileiro. Estamos falando do sedã Corolla e do SUV Corolla Cross. Esse segundo costuma liderar as vendas quando falamos somente de modelos híbridos no Brasil, mas desta vez não foi isso que aconteceu.
Liderança do BYD Song Plus
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em novembro de 2023, 10.601 modelos eletrificados zero km foram comercializados no Brasil. Dentre eles, 4.004 são do tipo híbrido plug-in, 3.400 são híbridos convencionais e híbridos-leves (1.910 deles são flex), e 3.197 são totalmente elétricos.
Entre todos os carros híbridos ofertados no Brasil, foi o BYD Song Plus quem liderou o ranking de vendas no mês passado. Mesmo sendo oferecido em versão única, ele conquistou 1.523 emplacamentos em novembro, ultrapassando o Corolla Cross.
Vale lembrar que o modelo da Toyota é ofertado em duas versões com motor híbrido, a XRV e a XRX. A primeira teve somente 143 unidades emplacadas, enquanto a segunda atingiu 909 exemplares, totalizando 1.052 vendas. Isso representa expressivos 471 carros a menos que o Song Plus.
Por culpa do desconto?
Quando foi lançado no Brasil, em setembro de 2022, o BYD Song Plus custava R$ 269.990. Porém, recentemente a BYD adotou práticas mais agressivas na precificação de seus modelos. Assim ela passou a vender seu híbrido plug-in (quando é conectado na tomada para recarga das baterias) por R$ 229.800.
Com um desconto bem generoso de R$ 40.190, sem sombra de dúvidas o Song Plus passou a ter mais vendas em razão disso. Isso porque dessa forma ele se aproxima bastante dos SUVs médios quando falamos de posicionamento de preços nas versões mais caras.
Um Volkswagen Taos Highline, por exemplo, chega aos R$ 223.300 quando equipado com todos os opcionais disponíveis. No caso do Jeep Compass Limited T270 mais completo, o preço é até mais alto que o do BYD (R$ 239.890). Modelos como Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 213.010 completo) e Ford Territory Titanium (R$ 209.990) são mais baratos, mas ainda não ficam tão distantes em valor.
Mais sucesso na BYD
Entre todos os modelos eletrificados no Brasil (híbridos-leves, híbridos convencionais, elétricos e híbridos plug-in), quem ganhou a medalha de ouro foi o Dolphin. Apesar de não ser exatamente o elétrico mais barato do nosso país, ele tem uma das melhores relações entre custo e benefício.
Ele obteve 1.694 emplacamentos em novembro, passando até mesmo o próprio irmão maior, Song Plus. Segundo a ABVE, 1.373 unidades foram da versão mais básica, enquanto 321 são da configuração Plus, que é mais cara, mais equipada e também mais potente.
O segundo modelo 100% elétrico mais vendido do Brasil no mês passado também foi um Build Your Dreams (BYD). O Yuan Plus emplacou 286 exemplares, um bom número para sua categoria de SUV elétrico. Assim como o Song Plus, seu preço também caiu recentemente de R$ 269.990 para R$ 229.800.
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