A BYD anunciou um investimento bilionário para o desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo a fabricante, serão investidos cerca de US$ 14 bilhões (quase R$ 70 bilhões) para impulsionar o desenvolvimento de recursos para carros inteligentes. O CEO e fundador da empresa, Wang Chuanfu, anunciou o aporte financeiro no início desta semana, sinalizando um compromisso em impulsionar a inovação tecnológica no setor automotivo.
Embora os detalhes sobre o cronograma e a implementação exata do investimento não tenham sido fornecidos, um dos principais focos da BYD é o desenvolvimento de um sistema de direção semiautônoma mais avançado. Esse sistema permitirá que os motoristas tirem as mãos do volante e os pés dos pedais em determinadas situações, tornando a condução mais confortável.
De acordo com a Bloomberg, esse sistema exigirá que os motoristas toquem o volante a cada 15 segundos. Ele será instalado nos modelos de luxo da BYD, como o Denza N7 EV, enquanto estará disponível como um acessório opcional nos modelos mais acessíveis da marca. A BYD também está trabalhando no desenvolvimento de outras tecnologias interessantes, como sensor que vai permitir que o carro seja aberto apenas com gestos do motorista.
Crescimento da tecnologia
Essas tecnologias estão se tornando cada vez mais relevantes na China, onde empresas como a Xpeng estão liderando o caminho no desenvolvimento de sistemas de assistência ao motorista. A Xpeng já oferece seu sistema de pilotagem guiado por navegação em 52 cidades do país, utilizando sensores Lidar e câmeras para melhorar a aceleração, frenagem, mudança de faixa e até mesmo detectar semáforos.
O investimento da BYD em tecnologias para carros inteligentes ocorre simultaneamente ao intenso esforço da empresa na construção de seus próprios navios de carga. Recentemente, a fabricante recebeu sua primeira embarcação capaz de transportar até 7.000 veículos de uma só vez. Nos próximos dois anos, a BYD espera receber mais sete navios de carga, fortalecendo sua capacidade logística e impulsionando ainda mais sua presença no mercado automotivo global.
Acredita que a BYD vai se tornar a marca referência em tecnologia automotiva? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Exclusivo: Fiat Toro terá motor 2.2, mas a Ultra diesel vai morrer
>> Segredo: Renault prepara SUV de 7 lugares contra BYD Song Plus
>> BYD não para e anuncia a chegada de outro veículo ao Brasil