Depois que atropelou a Tesla e se tornou a marca de carros elétricos mais vendida do mundo, a BYD tem planos ainda mais ousados. A marca chinesa quer fazer 300 mil carros por mês entre elétricos e híbridos. O volume é tão insano que em 2021 a Volkswagen produziu 302 mil carros. Sim, a BYD quer fazer por mês no mundo o que a VW faz por ano no Brasil.
Para isso, ela terá novas fábricas e ampliação das atuais plantas em funcionamento. A marca chinesa acabou de começar a fabricação de carros em Hefei, que já será de grande auxilio para os planos da marca chinesa. Além disso, a fábrica de Changsha ficou fechada por dois meses e agora voltou ao ritmo normal.
Junto a elas, a BYD comprou a fábrica da Dorcen Motors em Fuzhou e vai fazer adaptações e mudanças para produzir 200 mil carros por ano. Há ainda mais três fábricas em construção, nas cidades de Zhengzhou, Jinan e Xiangyang, sendo as duas primeiras já entrarão em operação em 2022.
Vale lembrar que marca pretende comprar uma fábrica no Brasil. Ela já negocia com a Ford parte da fábrica de Camaçari, na Bahia. Ela servirá para a produção e montagem de carros elétricos e híbridos. Mas vale lembrar que hoje a BYD já tem uma fábrica no Brasil para fazer ônibus elétricos e outra para baterias.
Com a grande quantidade de fábricas disponíveis, a BYD pode chegar a um volume anual acima de 1 milhão de carros. Essa elevação da produção se dará muito rápido com mercados internacionais. Exemplo disso foi que, somente em junho, a marca chinesa exportou 134 mil carros. Um ano atrás foram apenas 20 mil carros.
A operação no Brasil com carros começou agora e nosso país tem importância chave para a BYD. Mas ela vai atacar em mercados emergentes e segmentos onde a Tesla ainda não domina. Europa está nos planos da marca chinesa, especialmente nesse momento de virada completa para carros elétricos e também híbridos.
>>BYD Han é o maior tapa na cara de um carro no Brasil | Avaliação
>>Fábrica da Tesla só consegue entregar carros pretos ou brancos
>>BYD supera Tesla e se torna maior marca de carros elétricos do mundo