A BYD chegou no Brasil apostando alto. A marca desembarcou com Tan e Han custando mais de meio milhão de reais. Depois, cortou pela metade o valor ao importar Yuan Plus e Song Plus. Só que agora, ela quer deixar JAC, Renault e CAOA Chery de cabelos em pé com o lançamento do BYD Dolphin por R$ 149.800.
O modelo chega para concorrer com JAC E-JS1 (R$ 145.900 e o carro elétrico mais barato do Brasil), Renault Kwid E-Tech (R$ 149.990) e CAOA Chery iCar (R$ 149.990) no disputadíssimo segmento de carros elétricos de entrada.
Conjunto mecânico
Oferecido somente em uma opção de motorização, o BYD Dolphin entrega 96 cv e 18,4 kgfm de torque. Ou seja, potência parecida com o motor 1.3 Firefly aspirado da Fiat e torque próximo ao de muito hatch 1.0 turbo. Só que, comparado a modelos com preço parecido, o estreante chinês leva a melhor.
O Kwid E-Tech entrega 65 cv e 11,5 kgfm, enquanto o JAC E-JS1 vai a 62 cv e 15,3 kgfm, enquanto o CAOA Chery iCar tem só 61 cv e os mesmos 15,3 kgfm do rival da JAC. No Dolphin, a BYD promete 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.
Autonomia
Segundo a marca chinesa, o Dolphin roda até 291 km no ciclo de medição brasileiro feito pelo INMETRO. Na China, que usa o ciclo WLTP, a autonomia registrada é de 427 km. Ou seja, na vida real, o modelo rodará facilmente mais de 300 km. As baterias são de 44,9 kWh.
Como comparação, já no ciclo brasileiro, o Kwid E-Tech consegue 185 km de autonomia (confira aqui teste de autonomia real do Kwid). É um numero maior contra apenas 161 km do JAC e o iCar leva a melhor com 197 km com carga completa.
Medidas
O BYD Dolphin é bem maior que seus rivais. São 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e um bom entre-eixos de 2,70 m. Ou seja, ele tem comprimento próximo ao de um Chevrolet Onix, largura de Nissan Versa, altura de Fiat Pulse e entre-eixos maior do que o de um Toyota Corolla Cross.
O porta-malas leva 345 litros, colocando o BYD acima da média dos hatches compactos à venda no Brasil, os quais, em média, conseguem levar 300 litros na parte traseira. Diferentemente de muitos elétricos, o Dolphin traz estepe de tamanho padrão dentro do porta-malas.
Visual
Exótico e diferenciado, o BYD Dolphin tem linhas que lembram bastante o Honda Fit. O capô é curtinho e na mesma inclinação do para-brisa. Faróis triangulares se conectam à grade frontal texturizada, que conta com iluminação em LED na parte inferior. A lateral é marcada por um forte vinco em Z.
Atrás temos lanternas conectadas com elementos de LED internos em X. O nome Build Your Dreams está escrito entre as luzes e a tampa do porta-malas, com visual limpo, marca o estilo. A depender da cor da carroceria, elementos estéticos podem assumir tons diferentes.
Por dentro, o modelo conta com inspiração náutica, por isso conta com tons de azul marinho, bege e vermelho por toda cabine. Há material macio ao toque em algumas partes do painel. A típica central multimídia rotativa da BYD está lá, assim como o mesmo painel de instrumentos digital do Yuan Plus.
Itens de série
O BYD Dolphin é equipado com quatro vidros elétricos, retrovisores elétricos com aquecimento, rodas de liga-leve de 16 polegadas, piloto automático, bancos revestidos em couro, volante com ajuste de altura, banco do motorista com regulagem de altura, central multimidia com Android Auto e Apple CarPlay com fio e controle de voz.
Há ainda chave presencial, controle de tração e estabilidade, sistema de câmeras 360°, sensor de ré, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital de duas zonas e freio de estacionamento eletrônico.
Cores e garantia
O BYD Dolphin chega ao Brasil nas cores Cinza (Grey), Rosa (Afterglow Pink) e Amarelo (Cheese Yellow). A garantia é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico + baixa tensão + chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros percorridos.
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