Depois de saltar de 1,86 milhão de unidades vendidas em 2022 para 3,02 milhões em 2023, a BYD quer ainda mais. Por isso, a marca chinesa prepara uma enxurrada de lançamentos neste novo ano, sendo que alguns deles interessam (e muito) ao Brasil. Por aqui, temos confirmado, por enquanto, o lançamento do U8 e do Dolphin Mini, mas teremos mais.
Por isso, a agenda de lançamentos da BYD está extremamente lotada, a ponto de ter pelo menos dez lançamentos em andamento para 2024, de acordo com o site Autohome. Para alívio dos brasileiros, que estão aprendendo a gostar de elétricos, mas ainda preferem os híbridos, a marca não deixará esse segmento de lado.
Novos sedãs
Segundo o site chinês, a BYD lançará a segunda geração do Han neste ano. O sedã topo de linha fará a estreia do novo sistema híbrido DM-i 5.0, o qual conta com motor a combustão ainda menor e motores elétricos mais potentes. Segundo patentes, é possível que a marca use um inédito sistema com dois câmbios CVT para gerenciar melhor a energia.
Outro sedã que a marca terá será o Qin L. O modelo tem porte intermediário entre um Toyota Corolla e um Ford Fusion e será vendido em versão híbrida e elétrica. O sistema DM-i 5.0 será o mesmo do Han, porém com potência reduzida por conta do nível do carro. O acabamento interno será substancialmente melhorado, crítica ao modelo atual.
Outra importante adição da BYD ao segmento de sedãs será o Yangwang U7. O modelo faz parte da submarca de luxo da chinesa e promete ser um dos carros com menor arrasto aerodinâmico da história. O modelo tem quatro motores elétricos, 1.020 cv na versão elétrica ou 1.180 cv na variante híbrida.
Ainda que não seja tecnicamente um BYD, a Denza (marca criada em parceria BYD e Mercedes-Benz, mas controlada só pela chinesa há alguns anos), lançará um novo sedan grande. A ideia é que o modelo brigue diretamente com o Porsche Taycan, tendo pegada bem esportiva, ao contrário do Han, que é luxuoso. Terá somente versões elétricas.
SUVs para todos, ou quase
No segmento de SUVs, a BYD terá o aguardado Yuan Up. O modelo de porte de Hyundai Creta será oferecido somente em motorização elétrica e deve ser um dos escolhidos da marca para o Brasil a fim de ter um produto intermediário entre o Dolphin e o Yuan Plus. O Yuan Up, inclusive, é um dos modelos com maior potencial de vendas da marca por aqui.
Para os que gostam de um estilo mais esportivo, o segundo SUV cupê da história da BYD será o Sea Lion. O modelo tem estilo bem parecido com o Seal, mas tem porte um pouco mais avantajado do que o do Song Plus. Aqui no Brasil, poderá vir com proposta esportiva e 100% elétrico para brigar com o Volvo C40.
Dentro das submarcas da BYD, a Fang Cheng Bao terá mais um SUV. Destinada a fazer carros parrudos e 4×4, a submarca terá o Baobao 8. O modelo tem porte de Land Rover Defender 130 e será construído sobre uma nova plataforma híbrida da BYD, que contará com motores elétricos em todas as rodas e atuação do motor a combustão também nos quatro cantos.
Esportivos
Nunca verdadeiramente explorado, o segmento de esportivos de verdade terá participação forte da BYD em 2024. A marca terá o Yangwang U9, que já foi apresentado como conceito. Ele é 100% elétrico e capaz de chegar aos 100 km/5 em ridículos 2 segundos apenas. São 1.306 cv providos por quatro motores elétricos.
Outro modelo será um esportivo com logotipo da BYD. A marca teve somente um cupê, lançado em 2009, que era verdadeiramente ridículo. Tratava-se de um carro com frente de Mercedes-Benz Classe C e traseira de Renault Mégane CC. Com esse passado para trás, o novo esportivo da BYD será pequeno e totalmente elétrico.
Caminhonete
Por fim, a BYD entrará no segmento de caminhonetes com um modelo inédito. Ainda sem nome, a picape terá porte médio e será vendida com motores elétricos. É esperado que versões híbridas também sejam oferecidas, mas não há nada confirmado. Na China, o segmento de caminhonetes médias tem crescido fortemente.
Para qual desses modelos da BYD você está mais ansioso pela chegada? Conte nos comentários.
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