No começo do ano a Honda matou Accord, CR-V, Fit, HR-V e o antigo City no Brasil. Toda essa turma foi substituída por City e City Hatch e agora é complementada pela nova geração do HR-V. Mas saiba que a Honda está fazendo o mesmo movimento no Japão, matando CR-V, Accord, a perua do Fit e mais seis modelos.
Nos últimos dois anos a Honda matou 10 carros no Japão e agora a conta engrossa para 19 modelos, sendo 9 somente em 2022, segundo o Best Cars. Algumas aposentadorias, porém, são temporárias. Accord deverá retornar na nova geração, que recentemente vazou em registros aqui no Brasil, já o CR-V estreou em nova geração e deve ser vendido por lá.
Ambos os modelos são cotados também para o Brasil, sendo que o CR-V já foi confirmado para o nosso país em versão híbrida. A Honda do Japão pode seguir pela mesma estratégia oferecendo somente as versões eletrificadas dos dois modelos. Eles têm chance de voltar, ao contrário dos outros sete modelos que foram descontinuados nesse ano.
Entre os mais emblemáticos está a perua Shuttle, que é derivada do Fit da geração anterior. Com isso, sobra apenas o WR-V na Índia como único modelo derivado do Fit de terceira geração ainda à venda no mundo. Já o sedã Insight foi descontinuado porque ele não passava de um Civic híbrido, substituído pelo Civic e:HEV de nova geração.
A marca ainda descontinuou no Japão dois esportivos, o emblemático NSX (que segue agora apenas como Acura na América do Norte) e o pequenino apimentado S660. O sedã grande Legend, o ecologicamente correto movido a hidrogênio Clatiry, a van Acty e a minivan Odyssey também estão na lista de carros da Honda que foram para a fila do INSS no Japão.
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