Nos últimos anos, a BMW tem exagerado um tanto na grade frontal de seus carros. Em modelos como Série 7, Série 4, iX e XM, a grade frontal ocupa mais da metade da frente dos modelos e choca em termos visuais. Mas, o novo BMW Série 5 pareceu apontar em uma direção diferente. E foi por pouco que ele não seguiu os irmãos.
Em entrevista à Road & Track, Domagoj Dukec, chefe de design da BMW, disse que foi uma luta interna quanto ao tamanho da grade do Série 5. “Nós tentamos a grade grande no começo da fase de design, mas mesmo com faróis bem diferentes, ele [o Série 5] ficava parecido demais com o Série 7”.
Lembrando que, diferentemente de todos os BMW na história, o Série 7 tem faróis divididos, algo que foi herdado pelo X7 na reestilização. Já o Série 5 tem faróis com desenho normal, mas, segundo o designer, a grade gigantesca o faria parecer demais com o irmão maior. E isso não é o que a empresa deseja.
“Os clientes [do Série 5] querem expressar suas conquistas, mas de maneira diferente”, conta Dukec. “Um carro que os vizinhos digam ‘ah, legal!’, mas não algo como ‘uau, ele realmente chegou lá’”, como o que acontece com o Série 7 por ser ostensivamente chamativo e exagerado.
“Discutimos com algumas pessoas e elas disseram: não, vamos manter eles [Série 7 e Série 5] separados. Foi uma decisão muito importante de não seguir o Série 7”, comenta o designer. Ou seja, ficou claro que o perfil do consumidor desse modelo é bem mais conservador e que quer um modelo sem exageros.
“Eu sempre disse às pessoas quando me perguntavam porque a grade duplo rim era tão grande, porque era assim ou assado. E eu sempre disse ‘olhe para esses carros em específico’. Eles têm um consumidor orientado por status, então espere até ver o Série 3 e o Série 5, são carros que as pessoas prezam por outras coisas”, finaliza Dukec.
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