Desde que a BMW apresentou os conceitos do que viria a se tornar o novo Série 4 e o SUV elétrico iX, o assunto mais comentado era a gigantesca grade frontal. O elemento polêmico de design chegou às versões de produções de ambos e foi até esticado ao M3. O que só inflamou a polêmica.
A BMW virou piada nas redes sociais e alvo de críticas por todos os lados: da mídia especializada a consumidores mais puristas. Contudo, a marca acredita estar no caminho certo com essa decisão, como explica Domagoj Dukec, chefe de design da marca alemã em uma entrevista à revista Top Gear.
O designer justifica a nova direção de estilo da BMW por ser algo que atrai os consumidores que a marca quer. “Você pode criar algo lindo, e temos carros que são só bonitos. Mas existem alguns consumidores que se você quiser alcança-los, precisa se destacar. Precisa criar algo fora da caixa, não como um carro ou produto do dia-a-dia. E essa é a exata razão”.
A própria BMW possui alguns carros que não foram alvo de tantas críticas quanto o Série 4 e o iX, como o conversível Z4 e o cupê Série 8. Ainda assim, Dukec rebate afirmando que “todo mundo tem uma opinião [sobre o design de um carro]. Isso é normal. Mas se você quer criar algo que se destaque, precisa ser diferente”.
Dukec diz ainda que está lendo as mídias sociais e a imprensa e que “algumas pessoas estão preocupadas com onde a BMW está indo. Mas eu posso garantir que temos uma visão clara de futuro. Nós amamos a marca”.
No caso do Série 4 e do iX, o designer acredita que “algo polarizante quanto a grade faz com que 20% das pessoas gostem. E é esse tipo de consumidor que queremos atingir. Nem todo mundo vai gostar do Série 4. É impossível criar algo que todos vão amar”.
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