Na onda de modelos retrô que atingiu o mundo no começo dos anos 2000, a Toyota embarcou na missão de trazer o Bandeirante de volta. Vendido no resto do mundo como Land Cuiser, o clássico japonês retornou em forma do SUV FJ Cruiser. Mas só agora, 16 anos depois do lançamento e nenhuma reestilização, ele finalmente sai de linha.
A Toyota descreveu que o útlimo FJ Cruiser da história terá carroceria bege, detalhes pretos, rodas de liga-leve de 17 polegadas e retrovisor extra na carroceria. São detalhes que coincidem com a versão de despedida vendida no Japão em 2018. O FJ Cruiser Final Eddition será limitado a 1.000 unidades, todas exclusivas para o Oriente Médio, onde ele ainda é vendido.
Vale ressaltar que o SUV foi lançado em 2006 e nunca recebeu qualquer tipo de alteração visual. Ele jamais foi reestilizado ou sequer mudou um para-choque. O máximo que a Toyota fez por ele foi trazer novos desenhos de rodas de liga-leve, trocar as opções de cores para a carroceria e adicionar uma central multimídia.
Apesar do belo visual retrô, ele falhou na missão de vender bem nos EUA, seu principal mercado, por ser um modelo relativamente grande, mas ter apenas duas portas. As portas traseiras até existem, mas são minúsculas e abrem ao contrário, prejudicando o acesso ao interior. Modelos como Jeep Wrangler e Ford Bronco não sofrem desse mal.
Ele se despede sendo vendido unicamente com o mesmo motor a vida toda: um V6 4.0 aspirado a gasolina, mas que foi atualizado ao longo da vida. Ele nasceu com 239 cv, mas subiu para 259 cv em 2010 quando ganhou tecnologia Dual VVT-i do Corolla. Em 2011, subiu para 260 cv e está assim até hoje. Câmbio é automático de cinco marchas ou manual de seis.
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