Veterana basicona

VW Saveiro Robust tem méritos, mas idade pesa | Avaliação

Caminhonete mais barata do Brasil, a VW Saveiro Robust tenta resistir ao tempo, sendo a única representante da família Gol que restou

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

A VW Saveiro Robust é a caminhonete mais barata do Brasil na atualidade. Versão de entrada e voltada ao trabalho, a Robust atrai quem faz contas na hora de montar uma frota, ou porque precisa da picape mais barata possível para o trabalho. Para essa função, a Saveiro ainda se sai bem, mesmo tendo passado 15 anos desde seu lançamento.

Só que isso é apenas a ponta do iceberg. Durante os dias de convivência com a picapinha, deu para notar várias características dela, tanto positivas quanto negativas. Mas já dá para afirmar algo polêmico logo no começo deste texto: mesmo envelhecida, a Saveiro ainda é melhor ao volante do que a Fiat Strada 1.3 manual. Antes de ir reclamar nos comentários, vem comigo que te explico o motivo disso.

VW Saveiro e sua boa condução

Quando a terceira geração do Gol (comercialmente chamada de G5) foi lançada, ela representou um enorme salto em dirigibilidade. Por ser derivada deste projeto, a Saveiro consegue ter essa mesma característica. Mesmo sendo uma picape, ela não pula ao rodar vazia, pois sua suspensão traseira é comum, sendo de eixo de torção, como boa parte dos carros.

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

Outro ponto é que o acerto da suspensão, em geral, é excelente. A Saveiro faz curvas como gente grande, com uma desenvoltura que arranca sorrisos. É o tipo de carro que você não espera que faça isso, mas mesmo assim ela consegue surpreender.  

Completa esse pacote de boa condução o câmbio manual de cinco marchas, que continua sendo uma referência em acerto, mesmo 15 anos depois de seu lançamento. Os pedais também são leves, principalmente o da embreagem, mas a direção, por ser hidráulica, tem um peso maior, mas que não incomoda.

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

O consumo não é nada espetacular, mas está dentro do esperado. O motor 1.6 16v, de 116 cv e 16,1 kgfm, faz 11,5 km/l, na cidade, e 12,9 km/l, na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, o consumo é de 7,9 km/l, no ciclo urbano, e de 9,1 km/l, na rodovia.

Cadê o isolamento?

Você lembra que está em um carro simples quando começa a perceber os ruídos da Saveiro. O revestimento acústico só está presente onde realmente era essencial. Há partes expostas da carroceria até nas colunas. Por isso, é inevitável o barulho do motor não invadir a cabine.

Não é um barulho ensurdecedor, como se um enxame de abelha estivesse viajando ao meu lado. Mas principalmente em rodovias, e acima dos 100 km/h, o ruído do motor acaba invadindo o habitáculo e dá a impressão de que a rotação está em um giro alto, quando na realidade o motor está em 2 mil rpm.

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

E tem outro detalhe: a VW Saveiro Robust não tem rádio, multimídia, nada que reproduza música. Dessa forma, qualquer ruído fica mais evidente. Para não ficar no absoluto silêncio, eu apelei para uma caixinha de som Bluetooth, para ouvir alguma playlist ou podcast.

Simplicidade dominante

Tudo na versão Robust foi feito para economizar o máximo possível. Por isso, essa versão só é indicada para quem realmente precisa de uma caminhonete para o trabalho. Entrar na VW Saveiro mais barata é como entrar em um Gol basicão. A diferença é que a picape ganhou um leve retoque no interior e ostenta o logotipo atualizado da Volkswagen.

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

No mais, não há nenhum requinte. O espaço é apenas razoável para quem é alto como eu, que tenho 1,87 m. O banco até tem uma regulagem de altura, mas ele despenca quando você faz o ajuste. Já a coluna de direção é fixa nessa versão.

Boa para cargas

Se tem um ponto bastante positivo na VW Saveiro é seu espaço na caçamba. Ela tem 924 litros de capacidade, e pode carregar até 664 kg. O acesso é fácil, graças ao mecanismo de abertura incorporado ao logotipo da marca. E a tampa também não despenca quando é aberta, sendo leve para abrir e fechar.

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

O problema é que quando olhamos para a Fiat Strada, ela consegue superar a Saveiro. Sua caçamba tem 1354 litros, e pode levar até 720 kg. Essa é a vantagem de se ter um projeto mais moderno, com um melhor aproveitamento de espaço na cabine simples.

Veredito

Por R$ 99.990, a VW Saveiro Robust cabine simples é a caminhonete mais barata do Brasil. Ou melhor, a que custa menos, porque vamos combinar que pagar R$ 100 mil nela não é nada barato. Mesmo com 15 anos nas costas, ela ainda surpreende ao volante, tem um motor bom para seu peso, e um câmbio que é referência.

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

Para dirigir, ela me agrada mais que a Strada manual. Sem contar que custa R$ 4 mil a menos, o que pode pesar na hora de se criar uma frota. O problema é que talvez essa seja a única versão da Saveiro que compense de alguma forma, já que nas versões de lazer, a Strada domina completamente.

Você ainda daria uma chance para a Volkswagen Saveiro? Deixe nos comentários a sua opinião.