![Volkswagen Polo GTS [divulgação] Volkswagen Polo GTS [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volkswagen-Polo-gts-5-990x556.jpg)
“Chamar um carro de 150 cv com motor de SUV compacto de esportivo é ridículo”. Com certeza vai ter um comentário assim ou algo derivado sobre o Volkswagen Polo GTS. E tão certo quanto isso será o fato de que o cidadão que o proferiu jamais sentou ao volante do único esportivo nacional 0 km (isso até o Fiat Pulse Abarth chegar).
Pilotos de Super Trunfo ou de teclado medem e comparam um carro simplesmente por números. Se ele tem 1 cv a mais que outro, é melhor, mais rápido, mais esportivo. Só que esse é um erro crasso. E qual é um dos melhores esportivos de todos os tempos? O Mazda MX-5 Miata: um caro que nunca chegou perto de 200 cv.
E por que então o Volkswagen Polo GTS com seus 150 cv e o mesmo motor do T-Cross Highline e do Taos não poderia ser esportivo? Pois ele é. E um belo esportivo. Ainda no patamar dos iniciantes e com alguns pequenos pontos que precisam melhorar para chegar lá em cima, mas o conjunto da obra já convence. Mesmo custando salgadíssimos R$ 143.220.
![Volkswagen Polo GTS [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volkswagen-Polo-gts-12-750x450.jpg)
Coração de T-Cross
Conhecido pelos brasileiros primeiro no Golf, depois no T-Cross Highline e no Taos, mas tão desejado no Nivus, o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque serve como uma luva ao Polo GTS. Entrega força suficiente e torque farto, mas também números de consumo interessantes.
Durante nossos testes com etanol, ele ficou na média de 9,4 km/l com trecho 50% estrada e 50% cidade. Oficialmente são 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Segundo o INMETRO, com gasolina ele tem resultados bem melhores, com 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Ou seja, anda bem e tem sede relativamente moderada.
Só vai
O interessante do Polo GTS, tal qual o Mazda Miata, é o quão esses dois esportivos compactos te dão confiança ao volante. O Volkswagen parece que a cada acelerada ou curva mais forte diz: “só vai, eu aguento mais”. Curvas de alta são sua especialidade, com pouca rolagem de carroceria, pneus grudados no chão e seu estômago quase encostando na porta.
A direção é bem pesada em modo Sport quando sai do centro, permitindo mais controle em velocidades altas e evitando esterço excessivo. Já no modo normal ela é mais pesada que o corriqueiro com o carro em movimento, mas nitidamente dobra a assistência ao engatar a ré ou manobrar. É esportivo na hora que precisa ser.
Custo de um aproveitamento
Na questão chassi, direção e suspensão o Polo GTS é muito bem acertado, mostrando trunfos da plataforma MQB-A0 e do time de engenharia brasileiro. Só que ao aproveitar o motor 1.4 TSI dos SUVs compactos, a Volkswagen também usou o mesmo câmbio automático de seis marchas Aisin TF-60SN que está presente até nos modelos 1.0 TSI.
Em geral, muitos carros com câmbios mais modernos e pegada esportiva trocam de marcha suave em acelerações de trânsito e no dia a dia. Mas quando o pé está em baixo, o motorista é recebido por patadas, o que aumenta a diversão ao volante. O Polo GTS não, é sempre suave, sem graça e lento nas trocas. Um ótimo comportamento para um SUV, não para um hot hatch.
Enfim, a hipocrisia
Talvez um de meus itens favoritos do Polo GTS sejam os bancos. Eles foram desenhados para um carro verdadeiramente esportivo, com abas laterais bem pronunciadas e ótimo suporte para o corpo. Os materiais usados também são bons, com tecido de qualidade mesclado a couro em algumas partes. Nem se compara ao couro de baixa qualidade do Highline.
O volante ainda é o antigo do Golf mk7, revestido com um couro de qualidade inferior ao usado no novo volante que estreou no Nivus. Além disso, os botões cromados dão a sensação de que logo descascarão. Isso tudo gera um segundo contraste, dessa vez com a central multimídia e o painel digital.
O cluster é típico da Volkswagen, mas com elementos em vermelho exclusivos do GTS. Fácil de usar e cheio de recursos, é o único da categoria 100% digital – o do Honda City é só meio digital e do HB20 finge que é. Já a central multimídia é referência em qualidade de tela, facilidade de uso e tamanho.
O problema foi que a Volkswagen colocou todos os botões principais embutidos nela. Seletor de modo de condução fica em um submenu da central que te obriga a sair do Android Auto ou do Apple CarPlay (conectados sem fio). Até mesmo o start-stop ou um simples botão de abrir o porta-malas ficam agora na central.
O Nivus tem
Por falar em Nivus, o que ele tem e o Polo GTS são os sistemas de segurança mais modernos. Entre eles estão piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Aparentemente o GTS receberá na atualização visual que se aproxima, mas nada confirmado até o momento.
Tem ainda quatro airbags, sensor crepuscular, piloto automático não adaptativo, volante com ajuste de altura e profundidade, banco com ajuste de altura (bem amplo, por sinal), sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, indicador de fadiga. Mas não tem uma singela alça “pqp”.
![Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volkswagen-Polo-gts-6-750x450.jpg)
Veredicto
Esqueça os números parecidos com os do Volkswagen T-Cross. O Polo GTS é um esportivo de fato pelo conjunto que entrega. Te dá confiança ao volante como poucos carros para entregar uma experiência divertida em curvas e estradas sinuosas. Chassi muito bem acertado, suspensão primorosa (e firme) e volante com excelente acerto são seus trunfos.
Ele clama urgentemente por um câmbio melhor e por itens de tecnologia que o Nivus já traz. A primeira parte não deve ser resolvida na reestilização ou tão cedo, enquanto a segunda já é esperada para ser resolvida. Já o acabamento precisa melhorar em todas as versões, especialmente na GTS que custa tão caro.
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