![Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato] Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Volvo-XC40-Recharge-Pure-Electric-1_edited-990x556.jpg)
A Volvo estabeleceu uma meta ousada para o Brasil: se tornar a marca que mais vende carros elétricos nos próximos anos. A marca diz que já vai conseguir esse feito com as 350 unidades encomendadas do XC40 elétrico. Para isso, terá que destronar o Porsche Taycan.
O XC40 Recharge Pure Electric com seu nome pomposo é o primeiro passo da Volvo rumo ao mundo da eletrificação total. Em breve, todos os carros da marca serão 100% elétricos. E a julgar por esse primeiro passo, o futuro da Volvo é promissor. Ainda que seja uma aposta cara de R$ 389.990 (até o final desse ano e com direito a wallbox grátis).
Pisou, piscou
Devo confessar algo a vocês. Quando a Volvo anunciou que o XC40 elétrico tinha 408 cv e 67,3 kgfm de torque, fiquei impressionado com os números, mas pensei que o SUV não seria tão rápido. Afinal, um carro elétrico tem muito peso para lidar (o XC40 tem quase 2 toneladas) e a Volvo sempre pendeu para o lado confortável. Além de limitar seus carros, sem exceção, a 180 km/h.
Prova disso é que ele chega aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, tempo próximo ao de um Ford Mustang, que é um esportivo. Mas o XC40 elétrico faz isso sem o menor barulho e de forma violenta. Ele acelera com facilidade incrível e com muito torque apenas pisando fundo no acelerador.
Um SUV compacto não deveria andar tão bem e tão rápido, especialmente um elétrico. Nas retomadas instantâneas ele é capaz de derrubar uma garrafa d’água posicionada no porta-copos ou fazer o passageiro dar uma bela cabeçada no encosto de cabeça. O susto é maior porque não há barulho envolvido.
![Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Volvo-XC40-Recharge-Pure-Electric-9_edited-750x451.jpg)
Mudança de lógica
Agora como o Volvo XC40 tem um motor na dianteira e um na traseira, ele tem comportamentos diversos. Hora ele é mais traseiro, hora mais dianteiro. Na terra, ele deixa a traseira deslizar um pouco antes de começar a sair de frente. E se tudo quase der errado, ele puxa o cinto de segurança com tudo, como se fosse sua mãe avisando que você está prestes a fazer uma barbeiragem, além de e pré-ativar diversos sistemas de segurança.
Como todo Volvo, ele é seguro e cheio de tecnologia. Tem sistema de condução semiautônoma, radares para tudo quanto é lado e até câmeras 360° (novidade no XC40 elétrico). Tudo para facilitar a vida na cidade, que pode ainda ser melhor gerenciada com condução com um pedal, mas que tem força excessiva na regeneração.
Ok Google
Uma das inovações mais legais do Volvo XC40 elétrico é que ele agora traz central multimídia Google. O sistema operacional é bem semelhante ao Android, tem loja de aplicativos e é capaz de controlar o carro através de comandos de voz Google Assistente. É a mesma coisa que mexer no seu celular por voz, mas podendo até mexer no ar-condicionado.
O SUV compacto ainda ganhou teto solar com comandos sensíveis ao toque, novas entradas USB-C por toda cabine e um porta-malas dianteiro. No lugar do motor, cabem 31 litros a mais de bagagem. Um reforço extra e bem-vindo ao já generoso porta-malas de 432 litros que já conta com diversas soluções criativas de design.
Veredicto
O Volvo XC40 Recharge Pure Eletric é um ousado primeiro passo da marca sueca rumo à eletrificação total. Ele oferece performance melhor do que o esperado em um pacote que já era muito bom, que é o próprio XC40. Tem chances reais de se tornar com facilidade o elétrico mais vendido do Brasil, visto que o segmento de luxo foi o que mais abraçou essa nova realidade.
>>Porsche Taycan redefine tudo que você sabe sobre carros | Avaliação
>>Volvo C40 é a belíssima versão cupê e 100% elétrica do XC40
>>Volvo S60 Polestar tem múltiplas almas em um só carro | Avaliação