O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid vale R$ 215.990? Antes de responder essa pergunta, vamos colocar um pouco de poesia no nosso dia. Já “Ou isto ou aquilo”, da Cecília Meireles? Se sim, você entenderá a referência. Quando estamos em um processo de compra do carro novo, estamos sempre escolhendo entre isto ou aquilo e o Corolla Cross híbrido é lembrete constante dessas escolhas.
Ou compro um carro com desempenho empolgante ou um veículo bom de consumo. Ou fico com os dois e compro um elétrico. Mas não poderei abastecer em cinco minutos e terei que esperar horas para carregar. Compro um carro espaçoso ou um que sobre espaço nas vagas de shopping? Compro um carro completinho e mais caro ou compro um básico mais barato?
E estamos cá, tal qual a Cecília Meireles, só escolhendo entre isto ou aquilo. Em quase um mês com o Toyota Corolla Cross híbrido vários amigos perguntaram sobre o carro e se valia à pena comprá-lo. No começo, as respostas tinham mais ponderações. Depois foi ficando mais direta até que chegou o momento de escrevê-la para vocês.
Desempenho Corolla Cross Hybrid
Como qualquer profissão, depois de um tempo as coisas vão ficando mais automáticas. No jornalismo automotivo não seria diferente. Estava atrasada para um compromisso quando peguei o Corolla Cross Hybrid, então só entrei no carro e comecei a pensar quantos minutos conseguiria ganhar sem pensar nem por um minuto em sua ficha técnica.
Naquele momento, meu compromisso tinha uma prioridade maior na minha mente do que quantos cavalos ele tem (e são poucos). Ao pisar um pouco mais fundo no acelerador, por um minuto em pensei: deve ter alguma coisa errada. Além de não embalar, o esforço do carro era evidente até para situações que não requeriam muito desempenho.
Então, eu lembrei: estou com a versão híbrida. São 122 cv de potência combinada e o torque é incerto já que não foi divulgado, mas certamente não passa de 20 kgfm. São necessários eternos 13 segundos para levar o carro de 0 a 100 km/h. O finado Jeep Renegade 1.8 queria estar aqui para dizer “o Corolla Cross Hybrid vocês não chamam de manco, né?!”.
No final, o que me impediu de chegar a tempo no meu compromisso não foi o carro, mas o trânsito de São Paulo, de nada me adiantaria 500 cv com tudo parado. Depois que passou o horário de pico e a minha pressa, tive um bom passeio com o Corolla Cross Híbrido, curtindo seu ótimo isolamento acústico.
No primeiro dia pensei: é o suficiente para o trânsito cotidiano. Mas com certeza prefiro mais potência. Só que depois de rodar mais de 600 km sem precisar parar em um posto e em uma cidade que não tem para onde correr (literalmente). Começou a ficar bem mais empolgante ter o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid como carro de final de ano.
Para quem não sabe, nós jornalistas automotivos temos o privilégio de ficar quase um mês com um carro nesse período de recesso. Iria adorar terminar e começar o ano com um Porsche 911 ou uma Ram 1500. Mas foi muito satisfatório não ter que visitar o posto de gasolina tantas vezes.
Na estrada, ele demora um pouco para embalar. Mas depois, vai super bem. Sem estressar o motorista, sem se esgoelar e sem ficar para trás. No entanto, seu ponto surpreendente foi na estrada terra. Mesmo com chuva, com o carro lotado e sem tração 4×4, não passamos sequer um perrengue.
É difícil classificar o nível de dificuldade de uma estrada de terra. Essa não tinha muitos obstáculos. Porém, tinha desníveis e trechos de lama devido às chuvas de dezembro. Além do Corolla Cross raspar apenas duas ou três em umas oito passagens por essa estrada, ele não escapou nenhuma vez nos trechos mais enlameados.
Contudo, no nosso dilema entre isto ou aquilo, valeu a pena abrir mão deu carro com mais desempenho, como o Corolla Cross 2.0. Já que eu tinha o desempenho necessário para o dia-a-dia na cidade, um carro que depois que embalava ia bem na estrada e que ainda encarava destemidamente a estrada de terra, me entregando em alguns momentos um satisfatório consumo de quase 20 km/l.
Sendo assim, por tudo que ele entregou em quase um mês entre ter mais desempenho ou mesmo consumo da motorização híbrida, ficamos com a economia de combustível sem pensar duas vezes. E o melhor de tudo, por se tratar de um HEV, não precisamos nos preocupar em nenhum momento onde carregar. Afinal, a regeneração de energia é feita através das frenagens ou por meio do motor a combustão.
O que ele tem debaixo do capô?
Apesar de fraco, o conjunto mecânico do Corolla Cross é constituído de um motor 1.8 de 101/98 cv, potência que varia se você usa etanol ou gasolina. Já o torque é de 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm só do 1.8 flex, porque a Toyota não divulga o torque combinado. O motor elétrico rende 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Além disso, ele vem com transmissão CVT.
Oficialmente, o consumo da versão Hybrid XRX é de 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol e 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina. Durante os nossos testes, o SUV híbrido chegou a marcar números bem semelhantes aos oficiais: 12 km/l na cidade com etanol e 9,9 km/l na estrada.
Design e espaço
Desde que foi lançado, o Toyota Corolla Cross foi reconhecido por seu design atraente. É um carro robusto, sem invencionismos futuristas, mas sem parecer tão conservador. Ele é bem acertado. Alguns detalhes discretos como o logotipo azul entregam que se trata da versão híbrida.
Já por dentro, ele frustra um pouco as expectativas de quem admirava seu exterior. As peças são bem encaixadas e harmonizam bem. Mas falta um toque de requinte para um carro que beira os R$ 220.000. Nesse quesito, o Jeep Compass aparenta ser um carro muito mais caro.
A central multimídia foi outro ponto frustrante. Se o carro tem carregador por indução, não faz sentido você precisar do cabo para fazer o espelhamento. Mas ele faz ser necessário só na primeira conexão. Por sorte, ela foi atualizada na linha 2026, que não é o caso do modelo testado.
Por outro lado, o Toyota Corolla Cross mostrou que é igual coração de mãe. Seu porta-malas de 440 litros, que já é um tamanho muito bom para a categoria atendeu muito bem durante as idas para o sítio com malas, compras de supermercado e presentes de natal.
Quanto ao espaço para os passageiros, acomoda muito bem os cinco passageiros. O espaço na segunda fileira de bancos é muito bem acertado. Mas os bancos ainda não estão no mesmo patamar que os de um Honda, seja qual for o modelo. Entre aparência e espaço/conforto, eu fico com a segunda opção.
Pois carro para mim precisa ser no mesmo nível que bolsa de mulher (tem que caber tudo). Vale lembrar que, nas medidas, ele tem 4.46 metros de comprimento, 2.64 m de entre-eixos, 1,82 de largura, 1,62 de altura e 440 litros de porta-malas
Equipamentos de série na versão híbrida topo de linha
Por ser tratar do Corolla Cross mais caro que tem, essa versão é bem equipada. Ele conta com revestimento interno de couro bege, espelhos elétricos com rebatimento automático. painel de instrumentos totalmente digital, sete airbags, câmeras 360º, freio de estacionamento elétrico e câmera de ré.
Destaque para o sistema de auxílio de condução com frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de ponto cego, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa e ar-condicionado digital de duas zonas.
O Corolla Cross XRX Hybrid ainda traz porta-malas com abertura e fechamento elétrico, chave presencial, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido, carregador de celular por indução, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade.
Veredicto
Nos meus primeiros dias com o Toyota Corolla Cross Hybrid XRX 1.8 AT não cogitei que poderia gostar tanto dele. Embora, eu tenha muita simpatia pela marca Toyota. Com o passar das semanas percebi o quanto ele é um carro que faz sentido para a cidade. Ainda mais uma cidade com o trânsito como o de São Paulo.
O que é preciso entender é que uma pessoa não comprará um Toyota Corolla Cross Hybrid de R$ 216.000 só porque quer economizar combustível. E já que está decidido a investir essa pequena fortuna em um automóvel, por que não um híbrido, que além de ter um consumo interessante, em São Paulo dá direito a isenção de IPVA e rodízio?
Concluo com o seguinte conselho: se você quer um carro para rodar muito na cidade e pegar pouca estrada, de uma marca confiável, com uma boa lista de equipamentos, bom espaço interno, baixo consumo de combustível, mas desempenho não for uma prioridade, vá de Toyota Corolla Cross Hybrid. Se a sua resposta for não para uma ou mais perguntas, veja outras opções.
O que você acha do Toyota Corolla Cross Hybrid XRX? Conte para nós nos comentários.