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Assim como o Porsche Taycan já provou que ser esportivo e elétrico não são coisas antagônicas, a Audi quis mostrar sua interpretação desse futuro com o RS e-tron GT. Inicialmente a única versão do cupê de quatro portas a ser oferecida no Brasil, ele desembarca por R$ 949.990. E nós já o levamos para a pista!
Primeiro de tudo é preciso falar sobre algo interessantíssimo no RS e-tron GT: o ronco. Sim, um carro elétrico que tem ronco. Tudo bem que é artificial, produzido por uma caixa de som na dianteira, outra na traseira e mais duas no teto. Entretanto, a Audi conseguiu produzir uma sonoridade que não parece algo forçado.
É evidente que se trata de um barulho de carro elétrico, mas ele é encorpado, grosso e presente. Aquele timbre rouco típico de carros esportivos com motores V8 está lá, mas de maneira mais moderna e espacial. Ao ligar o motor, ele já começa a fazer barulho e nas acelerações fortes, ele instiga os sentidos.
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Soco no estômago
Mas nada adiantaria um ronco instigante se o Audi RS e-tron GT não entregasse uma performance parelha. Ele traz conjunto de dois motores elétricos, sendo dois na dianteira e um na traseira. Juntos entregam 598 cv e 84,6 kgfm de torque. Mas a potência pode subir a 646 cv com modo boost por dois segundos.
Na prática, isso significa acelerações violentas e fortes a todo tempo. Tudo bem que não me fez soltar um sonoro palavrão quanto o absurdo Porsche Taycan Turbo S, mas foi o suficiente para colar o corpo no banco e arregalar os olhos. O próprio e-tron GT tem marcador de tempo de 0 a 100 km/h, cumprido em 3 segundos. Segundo a marca, oficialmente, ele demora 0,3 segundos a mais.
É quase como o VTEC do Honda Civic Si clássico ou como carros turbo de antigamente. Uma nova janela de potência se abre e o esportivo fica mais rápido. Esse efeito é mais sentido nas retomadas do que nas arrancadas. Tudo isso ainda com autonomia pronta para rodar 472 km.
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Controle do caos
Por conta do layout de dois motores, o elétrico tem tração integral quattro. Mais rápida que o sistema mecânico tradicional, ela permite enviar 100% da força para um eixo ou para o outro. Some isso ao eixo traseiro esterçante como item de série para o Brasil para entender a capacidade de engolir curvas que esse e-tron GT tem.
Mas o interessante é o controle dele em meio ao caos. Em curvas mais fechadas, basta uma patada no acelerador para que a traseira deslize como em um modelo de tração traseira. O RS e-tron GT deixa o motorista brincar, mas no segundo que ele percebe que as coisas saíram do controle, a eletrônica entra em ação.
Ambiente Audi
Um dos destaques do RS e-tron GT é seu interior. O modelo conta com visual diferenciado em relação a outros modelos da Audi. Traz a típica central multimídia e painel digital da marca, mas o visual é mais envolvente. O layout parece abraçar o motorista e coloca-lo em posição de carro de corrida.
Veredicto
O Audi RS e-tron GT é mais uma prova de que carros elétricos podem ser divertidos e esportivos. Com um ronco incrível, visual arrebatador e divertido ao volante, ele torna a linha entre Porsche e Audi bastante tênue. Independentemente de escolher um RS e-tron GT ou um Taycan, certamente um sorriso será estampado no rosto a todo momento.
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