Espírito de Sandero RS

Renault Kardian manual me faz lembrar do Sandero RS | Avaliação

Ainda que o Renault Kardian manual tenha esportividade sem querer, ele tem a alma do Sandero RS que nos deixou há um tempo

Renault Kardian manual laranja estacionado
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

Desde que o Renault Sandero RS morreu, ficamos sem um carro esportivo nacional à moda antiga. Tudo bem que a Stellantis merece palmas com a linha Abarth com Pulse e Fastback, mas eles são SUVs e automáticos. Já o VW Polo GTS não é tão esportivo assim, além de automático. Agora veio a Renault com o Kardian manual com um leve gosto de Sandero RS.

A parte mais interessante sobre o Renault Kardian é que ele não pretende ser um carro esportivo em momento algum. É um SUV com boa altura em relação ao solo, em versão de entrada, com lista de equipamentos reduzida, usa calotas e, sem querer, tem um temperamento de um carro pensado para ser esportivo. Mas não é só por conta do câmbio.

Bem nascido

Dos pontos principais que compõem um carro esportivo, ou de pretensões esportivas, é a dirigibilidade. Ele não precisa necessariamente ser um carro super potente ou veloz, mas precisa fazer curvas bem e divertir ao volante. E isso o Renault Kardian consegue fazer, principalmente por conta da plataforma bem nascida.

Renaul Kardian Manual [ Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

A RGMP, derivada da CMF-B europeia, estreou no Kardian e terá nele o menor modelo do grupo com essa base. A plataforma é bem sólida e calibrada, fazendo par com a CMP da Peugeot e Citroën. Junte isso à suspensão relativamente firminha e robusta ao mesmo tempo e terá no Kardian uma dinâmica de hatch.

Ele contorna as curvas fechadas sem dificuldade, segurando bem a carroceria quanto a inclinações. É surpreendente o quanto de chão os carros da Renault andam tendo ultimamente. Combine isso à direção elétrica com relativo peso como um Volkswagen e responsiva e terá um carro com potencial esportivo. E por isso lembra do Sandero RS.

Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

Turbo e manual

A Renault já havia acertado bem o conjunto mecânico do Kardian com motor 1.0 e transmissão DCT. Mas aqui no manual, ficou mais interessante. São 125 cv e 22,4 kgfm de torque providos pelo motor três cilindros turbo. Ele, aliás, é o único SUV turbo manual à venda no Brasil.

O motor é econômico, entregando 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, enquanto com etanol são 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. São números praticamente iguais aos do modelo automático, mostrando que o foco da marca francesa foi no uso urbano, o qual entrega números melhores que a média da categoria.

Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

Dirigindo, isso fica claro. A primeira e segunda são relativamente mais longas, permitindo que o Kardian desenvolva melhor a velocidade em ambientes urbanos, enquanto a terceira e quarta, mais curtas, servem para baixar o giro. Já a quinta, a Renault deixou bem longa e elástica para ser aproveitada na estrada, enquanto a sexta funciona como overdrive.

Interessante é que, em quinta, o Kardian ganha velocidade e retoma com facilidade, enquanto em sexta, o motor fica sem fôlego somente para que o consumo fique mais comedido. As trocas são bem curtas e precisas, com o câmbio bem escalonado e divertido de ser operado.

Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

Sem sentir falta

Em relação aos itens de série, o Renault Kardian Evolution surpreende ao oferecer uma lista de equipamentos bem parruda para um modelo de entrada. Ele vem com ar-condicionado digital, sensor e câmera de ré, seis airbags, controle de tração e estabilidade, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, além de retrovisor elétrico.

O único problema grave do interior é a central multimídia. Muito aquém do restante da categoria, ela é lenta, trava constantemente, tem tela lavada e película fosca que estraga ainda mais a imagem. Ainda que tenha conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ela deixa muito a desejar.

Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

O acabamento é justo, com plásticos duros por todos os cantos, mas bem montados e robustos. Já os bancos, são bem confortáveis e abraçam o motorista. Trazem tecido relativamente simples, mas dentro do esperado para a categoria. Há revestimento de tecido somente nas portas dianteiras, enquanto na traseira é todo de plástico.

Com amplo ajuste de altura e profundidade do volante, além de boa gama de ajustes para o banco, o Kardian recebe bem o motorista. Pessoas de diferentes estaturas se acomodam com muita facilidade no interior do SUV compacto. Quem senta atrás, tem espaço mais generoso do que em Pulse, Nivus e Fastback, O porta-malas leva 410 litros.

Veredicto

Se você cogitava a versão de entrada do Renault Kardian, melhor ficar com o modelo manual. A economia de R$ 11.100 compensa fortemente. Caso prefira o automático, já suba para o intermediário Tecno. Além disso, o Kardian manual é bem divertido de dirigir traz uma dinâmica bastante interessante para uma categoria que não se importa com isso.

Assim como as demais versões do Renault Kardian, a versão manual não é aquela que vai te seduzir pela ficha técnica ou até pelo visual que não está muito longe de um Sandero. Mas ele é o tipo de carro que se fecha negócio em um test-drive. Igualzinho ao que era o Sandero RS.

Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

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