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Renault Duster não ganha medalha de ouro por pouco|Avaliação

O Renault Duster Iconic Plus é a versão topo de linha da linha 2024 e a única com o motor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm

Renault Duster Iconic Plus
[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

O Renault Duster é um SUV que oferece tanto robustez quanto um volumoso porta-malas, características mantidas desde seu lançamento em outubro de 2011. Há mais de dez anos no mercado já disputou com o descontinuado Ford EcoSport e conviveu ao lado do Captur.

O Renault Duster trocou de geração em 2020 e agora disputa atenção com o Kardian (entre R$ 112.790 e R$ 132.790), além de rivais como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross, entre outros.

Embora já tenha oferecido um motor 2.0 naturalmente aspirado acoplado a um câmbio manual de seis marchas e tração 4×4, que não era um primor em consumo, atualmente o Renault Duster oferece motor 1.6 naturalmente aspirado ou 1.3 TCe turbo, com câmbio continuamente variável (CVT) nesta topo Iconic Plus.

[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

Visual Diferente do Renault Duster Iconic Plus

As alterações foram pontuais, mas ajudaram a diferenciar o SUV na linha 2024. Os faróis foram atualizados e as lanternas de LED assumiram uma personalidade própria, sem a proximidade com o design da peça do Jeep Renegade.

A grade do radiador foi redesenhada, exibindo a inscrição Iconic em laranja, uma tonalidade repetida na faixa da capas dos retrovisores e no nome Duster na base do rack de teto.

Apesar dos faróis serem de LED, as lâmpadas das luzes de neblina e de longo alcance do pacote Outsider, assim como as luzes de direção traseiras, são halógenas. No entanto, as rodas de liga leve de 17” diamantadas escurecidas e calçadas por pneus de medidas 215/60 contribuíram para um ar de frescor do Renault Duster.

Ao abrir a porta, novos detalhes revelam a injeção de ânimo no SUV. A central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio não é novidade, mas o quadro de instrumentos recebeu um novo grafismo, assim como o console central elevado, que agora oferece carregador de smartphone por indução e duas tomadas USB para os passageiros traseiros.

[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

A cabine, bem-feita desde 2020, na versão Iconic Plus, apresenta as ilhas das portas dianteiras revestidas e acolchoadas (não visto nas traseiras), o uso de plásticos de boa qualidade e detalhes imitando alumínio. Nem parece a primeira versão de 2011, quando compartilhava muitos elementos com a dupla Logan/Sandero.

Em ergonomia, a coluna de direção ajustável e os comandos bem posicionados são destaques. No entanto, os bancos frontais poderiam ter abas laterais mais pronunciadas e os comandos elétricos dos retrovisores em melhor posição. Duas críticas que não comprometem a habitabilidade deste utilitário esportivo compacto, que, aliás, manteve o comando satélite na coluna de direção.

De compacto, o Renault Duster não tem nada, pois seu porte é comparável ao de SUVs médios. Com 4,37 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, possui dimensões próximas às do Jeep Compass (4,40 m, 1,81 m, 1,63 m, 2,63 m, na ordem) e do Volkswagen Taos (4,46 m, 1,84 m, 1,62 m e 2,68 m, para comparar).

[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

O porta-malas de 475 litros do SUV da Renault é um destaque, muito superior ao do Jeep Renegade (320), do Nissan Kicks (432) e até do Jeep Compass, que é um utilitário esportivo médio oferecendo uma capacidade volumétrica de 410 litros.

Quem viaja na segunda fileira do Renault Duster encontra bom espaço para as pernas, amplitude para os ombros e a cabeça. Ou seja, de SUV compacto, o Renault Duster não tem nada! Nascido da plataforma do Logan e do Sandero, ele se distanciou do projeto de um carro barato e agora oferece predicados melhores do que os do Captur de anos atrás.

[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

Turbo Power

Para quem procura robustez, o Renault Duster é uma boa opção, principalmente pelas suspensões que ignoram os buracos e remendos do asfalto, mesmo sem ter um conjunto independente no eixo traseiro como o do Jeep Renegade.

Mesmo assim, encara sem problemas lombadas pronunciadas ou valetas profundas, sem raspar a dianteira. Com ângulo de entrada de 22º, de saída de 32º, além de uma altura mínima do solo de 19,2 cm permitindo enfrentar um off-road leve sem dificuldades.

Renault Duster Iconic Plus
[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

Da geração passada, uma evolução foi a caixa de direção assistida eletricamente no lugar da hidráulica, proporcionando melhor dirigibilidade e leveza ao esterço em baixas velocidades. Contudo, ao trafegar acima de 100 km/h, a direção é leve demais e poderia transmitir mais firmeza e um peso mais correto.

O desempenho do Renault Duster não lembra o do antigo equipado com motor 2.0 16V naturalmente aspirado, 4×4 e caixa manual de seis marchas (com primeira super reduzida para melhorar a tração) ou do 1.6 16V SCe das atuais versões Intense Plus MT, de iniciais R$ 127.990, Intense Plus CVT com seis velocidades (R$ 136.890) e Intense Plus CVT 1.6 (R$ 145.990) à venda em nosso mercado

O motor 1.3 TCe trouxe o tempero que faltava ao SUV, mas só está disponível na configuração de topo Iconic Plus, que custa a partir de R$ 160.090, com o capô sustentado por amortecedores e ainda possui manta acústica. O Jeep Renegade, por exemplo, oferece o motor 1.3 turbo em toda a gama.

Estão disponíveis 170 cv e 27,5 kgfm quando abastecido com etanol (no Renegade são 185 cv e os mesmos 27,5 kgfm, para citar). Com uma boa pegada a partir dos baixos giros, o desempenho do Renault Duster Iconic Plus é auxiliado pela caixa CVT de oito marchas simuladas (de seis nas versões 1.6).

Essa combinação mecânica permite andar sempre em baixas rotações e não decepciona quando o pedal do acelerador é exigido, com relação peso-potência de 7,96 kg/cv.

[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

Aliás, o pedal do acelerador tem uma calibração voltada para o conforto e o turbolag (atraso antes de o turbocompressor encher) é mais perceptível no Duster do que no Renegade ou no T-Cross 250 TSI.

Esse motor 1.3 TCe foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, mas nos carros da marca alemã ele possui algumas tecnologias adicionais, como a desativação de cilindros.

Renault Duster Iconic Plus
[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

Pensando em eficiência, o Renault Duster oferece o modo de condução Eco, que ajusta os parâmetros do SUV para um comportamento mais brando. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, faz 7,7 km/l (cidade) e 8,4 km/l (estrada) com etanol e 10,8 km/l e 11,5 km/l com gasolina, respectivamente.

Renault Duster Iconic Plus

O Renault Duster Iconic Plus 2024 tem preço a partir de R$ 160.090. De série, enfim, ganhou seis airbags, chave presencial, controlador de velocidade, alerta de pontos cegos, controles eletrônicos de tração/estabilidade, acendimento automático dos faróis e assistente de frenagem, para citar.

Esse valor coloca a versão Iconic no patamar do Jeep Renegade Longitude T270 (R$ 165.990), do Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI (R$ 163.990), que usa um tricilíndrico 1.0 turbo de 128 cv e 20,5 kgfm (etanol), mas o Nissan Kicks Exclusive Pack Tech sai mais em conta por R$ 153.690.  

Renault Duster Iconic Plus
[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

Veredicto

O Renault Duster é um veterano no Brasil e evoluiu bastante desde o primeiro lançado em 2011. No entanto, poderia ter trazido o pacote de assistentes à condução, que são encontrados no Nissan Kicks Exclusive Pack Tech, incluindo alertas inteligente de mudanças de faixa, de colisão frontal e de tráfego cruzado traseiro, por exemplo. No T-Cross Comfortline 200 TSI está disponível o controlador de velocidade adaptativo (ACC).

Pode oferecer um bom desempenho, mas a potência de 170 cv é inferior aos 185 cv (etanol) do Jeep Renegade. Para muitos, números são fundamentais! No entanto, para quem valoriza boa habitabilidade e um volumoso porta-malas de 475 litros, o SUV da Renault é uma ba opção de compra, mesmo custando mais de R$ 160.000. Por isso, não leva a medalha de ouro por pouco!

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