O tempo voa quando a gente se diverte

O tempo já passou para o Land Rover Discovery Sport? | Avaliação

Carro mais vendido da Land Rover no mundo, o Discovery Sport tem papel essencial dentro da marca, mas o tempo é implacável

Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex cinza com teto preto parado em frente a um matagal
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

Desde 2017, o Land Rover Discovery Sport assumiu um papel muito importante dentro do grupo JLR. Ele se tornou o carro mais vendido, mesmo quando ao colocar a Jaguar na conta. Seu versatilidade o fez assumir o papel que já foi do Evoque. Mas, ele honra esse posto de rei da Land Rover?



Nascido para suceder o Freelander e tornar a linha Discovery a porta de entrada da Land Rover, mas com opção de sete lugares, o Disco Sport é produzido no Brasil, Índia, China e Reino Unido. Seu maior argumento de vendas é oferecer espaço para uma família grande, mas sem ocupar um espaço grande nas ruas.

Entretanto, o modelo já tem uma carreira relativamente longa. Ele foi lançado em 2014, tendo completado uma década neste ano. Só que, até hoje, o Discovery Sport só teve algumas reestilizações e mudanças nada pesadas por fora. O interior, contudo, já viveu uma revolução enorme.

Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex cinza com teto preto parado de traseira com palmeiras ao fundo
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

Modo clean

Desde que a Land Rover instaurou a abolição dos botões, o Discovery Sport seguiu à risca. O interior é bem clean e moderno, com desenho horizontalizado ditando a regra visual. Um forte retângulo de material macio separa o painel em dois andares e destaca ainda mais a central multimídia, que tem tela curva.

A limpa de botões é tão nítida, que o console central parece um tanto quanto vazio. Como a manopla de câmbio é pequena e todos os comandos ficam concentrados na central multimídia, o espaço ali ficou vazio, sendo decorado por uma superfície de plástico cinza acetinado bem sem graça.

interior do Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

A quebra da monotonia se dá por conta de um porta-objetos aveludado e pelos porta-copos integrados. Há ainda duas barras verticais com acabamento de aço que ajudam a trazer sofisticação. O mesmo material é usado nos puxadores de portas. Destaque ainda para as saídas de ar, que são minúsculas, aumentando ainda mais a sensação de minimalismo.

As portas contam com texturas diferentes para agradar. Você tem material emborrachado áspero na parte superior, contornos dos apoios de braço com um material com textura 3D e que parece vinil, além de uma placa imitando aço escovado. É bem montado e bonito.

interior do Land Rover Discovery Sport visto pelo volante
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

Tem seus brilhos

Como se espera de um Land Rover, tudo é bem montado e tem uma textura agradável, mas o excesso, ou melhor, a falta de elementos deixou o interior minimalista demais para um carro elegante. Não chega a ser algo como a Volvo faz, trabalhando bem elementos e texturas. Fica parecendo faltar algo.

É inegável, contudo, a qualidade que a marca colocou nas telas e revestimentos de couro dentro do Discovery Sport. O painel de instrumentos totalmente digital é sublime, tendo ótima resolução, funcionamento facilitado e possibilidade de personalização da parte central.

Já a central multimídia, apesar de me desagradar o fato de a tela ser curva, merece também elogios. A qualidade gráfica é excelente, além de ter um sistema que é intuitivo e fácil de mexer. Todos os controles são conjugados nela, o que poderia ser muito irritante, mas vários atalhos e gestos ajudam a sentir menos falta dos botões.

Depende de quem

O quesito espaço interno é um assunto delicado ao Land Rover Discovery Sport. Confesso que esperava algo mais generoso aos que não se sentam na primeira fileira, mas dá para o gasto. O motorista tem regulagens plenas de volante e banco, permitindo que o assento fique verdadeiramente baixo, se assim necessitar.

A regulagem é feita de maneira elétrica, trazendo ainda ajuste de lombar. Já quem fica na segunda fileira tem acesso a um espaço bom, mas já vi SUVs médios como Volkswagen Taos e GWM Haval H6 tratando melhor a segunda fileira. Quem senta ali, ainda tem acesso a carregar USB e saídas de ar na coluna.

Outra regalia é poder ajustar o encosto do banco em várias posições e correr o assento sobre trilhos, com o objetivo de aliviar a vida de quem vai na terceira fileira ou apertar o coleguinha lá atrás. Até porque, toda ajuda, nessa terceira fileira, é bem-vinda. Afinal, o espaço é apertado.

A terceira fileira é naturalmente apertada em vários carros, mas o Land Rover Discovery Sport não parece que nasceu para ter esse espaço extra. O piso é muito elevado, deixando quase nenhum espaço para as pernas. Sem contar que os pés não entram debaixo do banco da fileira seguinte.

Há outra questão, a Land Rover instalou um porta-copos bem onde ficaria o pé do passageiro, prejudicando ainda mais o espaço escasso. Há saídas de ar lá atrás, além de botões para automaticamente dobrar a segunda fileira. O porta-malas, de abertura elétrica, leva 454 litros com cinco lugares ou 157 litros com sete assentos apostos.

Flex da cachaça

Motor flex do Land Rover Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

Seguindo a receita básica de todo Jaguar Land Rover no Brasil, o Discovery Sport é equipado com motor 2.0 Ingenium quatro cilindros turbo. Contudo, a diferença é que ele é flex. No acerto para o nosso mercado, ele entrega 249 cv e 37,2 kgfm de torque, com um consumo assustador.

Oficialmente são 4,9 km/l na cidade com etanol e 6,2 km/l com o mesmo combustível, mas na estrada. Já com gasolina ele marca 7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Durante nossos testes, ele não passou de 8 km/l, tanto na estrada, quanto na cidade. É, verdadeiramente, um beberrão.

Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex cinza com teto preto parado em frente a um matagal
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

Entretanto, ele entrega boa performance. O motor 2.0 flex é bem relacionado com a transmissão automática tradicional de nove marchas. São trocas rápidas e imperceptíveis, agraciadas por reações praticamente instantâneas ao acionar o pedal do acelerador com mais afinco.

Na estrada, ele consegue retomar com muita facilidade, mesmo carregado, dando a impressão de ter números de performance melhores do que de fato tem. Só que o detrimento claro disso é o consumo alto. Vale destacar ainda que ele traz tração nas quatro rodas com acionamento automático.

Beleza inglesa

Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex cinza com teto preto parado de traseira com palmeiras ao fundo
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

A inerente elegância britânica do Land Rover Discovery Sport faz com que o SUV rode como um lorde. Ele é confortável na medida certa, absorvendo impactos fortes do asfalto e lidando com superfícies ruins sem o menor problema. Isso tudo sem ser molenga ou chato de andar.

A suspensão é robusta, enquanto a direção é firme na medida certa. Como o isolamento acústico interno também é outro destaque, você tem no Discovery Sport, um carro que é fácil de rodar por muitos quilômetros sem cansar. Destaque ainda para os sistemas de auxílio a condução que são bem calibrados.

Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex cinza com teto preto parado em frente a um matagal
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

Já que é de luxo…

Como o Land Rover Discovery Sport passou a ser vendido no Brasil em verão única, a SE Dynamic, a JLR tratou de equipar fortemente o SUV de sete lugares. Ele traz de série itens como sete airbags, chave presencial, faróis full-LED com assistente de luz alta e teto solar panoâmico.

Há ainda alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa, sistema de câmeras 360, chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e de descida, tração 4×4 e ar digital de duas zonas.

Veredicto

Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]
Land Rover Discovery Sport SE Dynamic flex {Auto+ / João Brigato]

O Land Rover Discovery Sport pode ser visto como uma espécie de Toyota Corolla da marca britânica, só que sem a mesma confiabilidade. Ele não é um carro de grandes destaques, mas não tem nenhum grade problema que afaste um comprador. O problema é que ser apenas ok custando R$ 448.450.

No final das contas, ele poderia ser mais luxuoso ou ter mais espaço, além de beber menos. Entretanto, não é uma compra desaconselhável a quem busca um carro de luxo de sete lugares e não está afim de dirigir uma jamanta. Aliás, nesse quesito, se encaixa perfeitamente.

Você teria um Land Rover Discovery Sport? Conte nos comentários.