
Omotenashi, na cultura japonesa, é o conceito de encantar, surpreender e fazer com que o outro se sinta importante. É uma filosofia muito usada no atendimento aos clientes. E algo que a Lexus vive falando nas apresentações de seus novos carros. Mas, a sensação de Omotenashi de verdade, você sente em um Lexus NX450h+.
Concorrente direto de Audi Q5, BMW X3, Volvo XC60 e Mercedes-Benz GLC, o SUV médio de luxo japonês é diferente. Não somente por conta do visual mais ousado do que dos rivais ou pelo interior que não apela para a chatice de conjugar tudo em uma central multimídia. Mas pelo cuidado nos detalhes que já fez parte da filosofia das rivais.
Tecnologicamente ideal
O que mais transmite luxo no Lexus NX é seu interior. Ainda que ele tenha couro por tudo quanto é canto como o Audi Q5 e acabamento de madeira nos cantos tal qual o Volvo XC60, ele parece mais caro e refinado que seus rivais. Os materiais que revestem a cabine trazem toque aveludado e um cuidado gigantesco com encaixes e onde as mãos tocam.

Entretanto, a presença de botões físicos nos lugares certos junto a duas telas enormes é que transmitem o omotenashi verdadeiro. Afinal, nada mais chato do que acessar 500 menus diferentes só para trocar a temperatura do ar-condicionado. Ou ter que fazer malabarismo para aumentar o volume da mídia.
O painel de instrumentos digital do Lexus NX poderia ser uma tela completa ao invés de luzes de LED em meio a um display pequeno, que dá cara de carro de entrada. É um contraste gigantesco com a central multimídia de tela gigantesca dotada de atalhos rápidos na parte inferior. Aliás, uma referência para qualquer rival direto.




No console, temos botões para funções necessárias e de acesso rápido, enquanto todos os comandos estão fáceis à mão do motorista. Há cuidados extras como regulagem elétrica para os bancos, aquecimento e massagem. Além disso, o botão de abertura da porta fica exatamente onde as mãos seguram no puxador, aumentando a conveniência.
Condução de lorde
Algo que é interessante entre as marcas de luxo é que as personalidades de cada montadora diferem muito. BMW é a mais esportiva, Audi preza pela tecnologia, a Mercedes vai para a suntuosidade, enquanto a Volvo é do lado confortável. Já a Lexus tem um pouco mais de tempero esportivo, só que ainda preza pelo conforto e suntuosidade.

Isso se traduz na maneira com que o NX450h+ é conduzido. A direção é firminha, com uma pegada esportiva e bem direta. O mesmo vale para a suspensão, que trata o motorista com conforto, ao mesmo tempo em que entrega boa performance em curvas. O resultado, é que ele parece ser um carro bem menor do que de fato é.
O NX450h+ combina três motores distintos. O maior é um 2.5 quatro cilindros aspirado de 187 cv e 23,6 kgfm de torque que impulsiona as rodas dianteiras. Ele é auxiliado por um motor elétrico de 182 cv e 27 kgfm. Na traseira, quando necessário, entra em ação um motor de 54 cv e 12,1 kgfm. É o mesmo conjunto do RX450h+.

Na prática, você tem um carro com respostas instantâneas por conta do sistema elétrico, enquanto o motor a combustão entra em ação quando solicitado. Um ponto interessante do sistema é que a Lexus não deixa a bateria do SUV acabar totalmente, deixando uma reserva de cerca de 20% para manter o sistema elétrico ativo.
Com isso, o motor a combustão entra mais vezes para auxiliar o conjunto, ao mesmo tempo em que carrega as baterias. O ronco do 2.5 é presente em vários momentos na estrada ou em acelerações mais bruscas. Mas a transição entre os motores não é sentida pelo motorista.

Veredicto
O Lexus NX450h+ é o tipo de carro diferente do seu segmento. Ele entrega luxo de categoria superior, visual exótico e uma excelente performance do sistema híbrido. É, de fato, um carro mais refinado que X3, GLC, Q5 e XC60, ainda cobrando menos por isso. Só precisa agora ganhar o merecido protagonismo, porque a rede Lexus é minúscula.
Você teria um Lexus NX? Conte nos comentários.