Quando pensamos em caminhonetes norte-americanas, é impossível não associá-las ao Country, um estilo musical que surgiu entre 1910 e 1920. Essa conexão com o campo remete a fatores culturais, estilo de vida e, claro, memórias afetivas.
Quem compra uma caminhonete Full-Size geralmente não abre mão da versatilidade da caçamba, da robustez da construção, das dimensões imponentes e da tração 4×4. Mas será que é possível viver com uma Ram 1500 Laramie no Brasil, um verdadeiro transatlântico de quase seis metros de comprimento?
A nova Ram 1500, que chegou ao nosso mercado, exibe atualizações visuais e, principalmente, sob o capô. O motor V8 5.7 Hemi naturalmente aspirado foi substituído por um seis cilindros em linha 3.0 biturbo. Você deve estar se perguntando por que trocar o clássico V8 por um motor sobrealimentado, não é?
Embora essa mudança possa parecer uma heresia para os puristas, ela trouxe melhorias, sim. É verdade que o prazeroso ronco borbulhante nas baixas e médias rotações desapareceu, mas a troca da sinfonia pela eficiência está perceptível em quase todos os sentidos.
Visão
Logo de cara, a nova Ram 1500 chama atenção com seu visual renovado. Ela é oferecida em duas versões: 1500 Laramie (a partir de R$ 569.990) e Laramie Night Edition (a partir de R$ 579.990), que se destaca pelos acabamentos escurecidos, assim como a Ford F-150 Lariat Black (R$ 519.990). A versão Night Edition também se diferencia pelas rodas de liga leve de 22 polegadas, calçadas com pneus 285/45 R22.
Naturalmente, a Ram 1500 foi projetada para os Estados Unidos, onde as avenidas são largas e os estacionamentos, grandes. No entanto, em apenas alguns metros, conseguimos estabelecer uma boa relação com a 1500 Laramie, desde que feitas algumas concessões, principalmente devido ao tamanho imponente da caminhonete, que faz um utilitário médio parecer compacta.
Com 5,90 metros de comprimento, 2,06 metros de largura, 1,97 metros de altura e 3,67 metros de entre-eixos, a nova Ram 1500 tem dimensões comparáveis à Ford F-150, que mede 5,88 metros de comprimento, 2,08 metros de largura, 1,96 metros de altura e 3,69 metros de entre-eixos.
As dimensões da nova Ram 1500 também se assemelham às da Chevrolet Silverado High Country (a partir de R$ 566.190), que tem 5,91 metros de comprimento, 2,06 metros de largura, 1,94 metros de altura e 3,74 metros de entre-eixos — sendo esta última medida maior do que as da Ram 1500 e da F-150.
No exterior, a nova Ram 1500 traz para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, faróis e luzes de neblina Full LED. As lanternas também foram remodeladas e os acabamentos cromados aparecem abundantemente na configuração Laramie, reforçando a essência das caminhonetes norte-americanas. Eles estão presentes na grade do radiador, nos para-choques, nas capas dos retrovisores e nos emblemas.
Nas laterais, destacam-se as Ram Box, com 107 litros de capacidade cada, e os estribos elétricos, que se ocultam ou surgem ao abrir a porta, facilitando o embarque e desembarque dos até cinco passageiros. Eles viajam com muita amplitude interna. Se você já considera espaçosa uma caminhonete média, como a Ford Ranger ou a Toyota Hilux, precisa conhecer um modelo Full-Size como a nova Ram 1500.
Tato e Olfato
Ao embarcar, é impossível não se impressionar com a qualidade dos materiais e os acabamentos meticulosamente trabalhados. O interior da nova Ram 1500 transmite a sensação de estar viajando em um jato executivo, não apenas pelo espaço generoso, mas também pelo aroma. Os revestimentos em couro estão presentes nos bancos (aquecíveis e ventilados), no volante (aquecido), nas laterais das portas e no painel.
É como estar a bordo de um sedã de luxo alemão, seja da Audi, BMW ou Mercedes-Benz. Dependendo do ângulo, a Ram 1500 não fica atrás desses modelos, tanto em qualidade de construção quanto em conforto e conveniência.
Os quase seis metros de comprimento se traduzem em uma verdadeira sala de estar sobre rodas. Independentemente da estatura, até pessoas com mais de 1,90 metros encontram conforto de sobra. E para quem tem 1,70 m como eu, a experiência é ainda mais confortável.
Brincadeiras à parte, à frente do motorista está o longo capô, o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, o Head-Up Display de 10 polegadas, que projeta informações essenciais como a velocidade, e o multimídia vertical Uconnect 5 de 14,5 polegadas, com Apple CarPlay/Android Auto sem fio e navegador nativo. Para comparação, o multimídia da Ford F-150 tem 12 polegadas, e o da Silverado, 13,4 polegadas.
No interior, a nova Ram 1500 oferece seis entradas USB frontais (três do tipo C), quatro tomadas USB traseiras (duas do tipo C), uma tomada de 115V no console central e carregamento por indução para smartphones.
As superfícies sensíveis ao toque estão por toda parte, e quem viaja atrás desfruta de amplo espaço para as pernas e joelhos. A inclinação do encosto também favorece viagens longas.
A sensação de amplitude é ainda mais reforçada pelo teto solar, que oferece um metro quadrado de área, enquanto o vidro traseiro possui acionamento elétrico, assim como na Ford Maverick. Além disso, os pedais de freio e acelerador são ajustáveis eletricamente.
Caçamba da nova Ram 1500
Se quem compra uma caminhonete está interessado na capacidade da caçamba, a da nova Ram 1500 Laramie possui 1.200 litros e de carga de 557 kg, com a tampa do compartimento de carga motorizada para abertura e fechamento, o que ajuda na comodidade do usuário. Ok, a capacidade de carga pode não ser muito, mas é a de reboque com freio que chama a atenção oferecendo 4.490 kg.
A capota marítima é de série, assim como o revestimento que evita riscos quando transportamos cargas volumosas. Ao contrário da Ford F-150 a tampa do compartimento de carga não é dividida, o que facilita o acesso ao estar rebocando uma carretinha, mas o degrau na Ram 1500 Laramie ajuda a acessar o que está acondicionado.
O espaço destinado a cargas na Ram 1500 Laramie mede 1,71 m de comprimento, 1,29 m de largura e 543 mm de profundidade. Contudo, o volume de 1.200 litros é inferior ao da Ford F-150, com 1.370 litros e 728 kg, enquanto a caçamba da Chevrolet Silverado é um capítulo à parte pelos 1.781 litros e capacidade de carga de 716 kg.
Audição
Ao dar a partida, o característico ronco encorpado do motor V8 naturalmente aspirado já não está presente. Esse som marcante, que era a identidade da Ram 1500 e também da Ram Classic, agora deu lugar a um novo comportamento. O seis cilindros em linha 3.0 biturbo, no entanto, surpreende logo de cara com sua suavidade de funcionamento, contrariando qualquer expectativa negativa sobre a troca de motor.
Este propulsor acorda rapidamente nos baixos giros, garantindo acelerações vigorosas e com pouco turbolag (o atraso antes do turbocompressor encher), assegurando respostas imediatas até a faixa vermelha do conta-giros. Os tempos mudaram, e precisamos nos adaptar, querendo ou não!
A experiência de condução se destaca pelo desempenho do câmbio automático de oito marchas, que realiza trocas e reduções suaves, sem trancos ou hesitações. Esse conjunto entrega 426 cv a 5.200 rpm e impressionantes 64,8 kgfm a 3.500 rpm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, digno de modelos esportivos, com velocidade máxima de 180 km/h. Vale lembrar que estamos falando de um utilitário com peso de 2.663 kg em ordem de marcha.
A troca do propulsor também trouxe um aumento de desempenho: com o V8 5.7 Hemi, a Ram 1500 entregava 400 cv e 56,7 kgfm. Ou seja, agora oferece 26 cv e 8,1 kgfm a mais. Seja na cidade ou na estrada, a nova Ram 1500 Laramie se comporta com desenvoltura e sempre mantém baixa rotação.
É claro que, por ser um utilitário de grande porte, a nova Ram 1500 exige mais atenção ao circular pelas ruas e avenidas. Correções eventuais são necessárias para manter a caminhonete centralizada na faixa de rolagem. Além disso, é preciso ter olhos atentos nas manobras e balizas, pois um pequeno descuido pode resultar em danos fatais ao veículo estacionado à frente ou atrás.
Equilíbrio da nova Ram 1500
A sensação de dirigir nas alturas oferece uma visibilidade privilegiada, permitindo enxergar tudo ao redor. A ampla área envidraçada e o desenho dos retrovisores colaboram para essa visão. Embora tenha quase seis metros de comprimento, em poucos minutos você se acostuma, e a Ram 1500 começa a parecer menor do que realmente é.
A direção assistida eletricamente é rápida no esterço e no retorno, enquanto o raio de giro de 14,08 m facilita manobras em locais apertados com destreza. No dia a dia, a Ram 1500 Laramie passa por valetas e lombadas sem dificuldades, graças ao ângulo de entrada de 19,1º, ao de saída de 20,5º e à altura livre do solo entre os eixos de 20,9 cm.
O grande destaque fica por conta das suspensões pneumáticas Active Level, com arquitetura de duplo braço oscilante, e o conjunto traseiro composto por eixo sólido com cinco braços multilink. A altura da suspensão pode ser configurada diretamente na tela do multimídia, e há cinco modos diferentes.
No modo Normal, a altura é a padrão para o uso diário, com 209 mm de altura do solo. Já no modo Aero, a suspensão abaixa automaticamente 15 mm acima de 100 km/h, para melhorar o coeficiente aerodinâmico. No modo Off-road 1, a altura do solo chega a 238 mm e o sistema atua até 65 km/h. No Off-road 2, a altura aumenta para 260 mm e o sistema funciona até 40 km/h. Além disso, o modo Entry/Exit facilita o acesso à cabine e a carga ou retirada de itens da caçamba, reduzindo o vão livre para 156 mm.
A calibração das suspensões, tipicamente norte-americana, é macia, fazendo com que a sensação seja a de estar circulando sobre um colchão de ar. Nos modos Normal e Aero, há pouca oscilação da carroceria nas curvas. Isso muda nos modos Off-road 1 e 2, devido ao aumento da altura em relação ao solo, mas nada que prejudique a caminhonete.
Consumo e Segurança
Ao falarmos de caminhonetes Full Size, o consumo é um tema inevitável. No entanto, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a nova Ram 1500 Laramie apresenta médias de 6 km/l na cidade e 7 km/l em rodovias. Na prática, conseguimos alcançar 9 km/l e 10 km/l em deslocamentos urbanos sem trânsito, e ótimos 14 km/l em viagens rodoviárias em velocidade constante de 100 km/h.
Um recurso da nova Ram 1500 Laramie é a grade do radiador ativa, que fecha ou abre automaticamente. Esse recurso, aliado ao modo Aero da suspensão, contribui para a redução do consumo de combustível.
Em comparação, a antiga Ram 1500 Rebel V8 registrava 5,4 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro, enquanto a Ram 1500 TRX, durante nosso tempo com o modelo, fez médias de 2 km/l em congestionamentos. Não é para menos: o V8 6.2 sobrealimentado entrega 712 cv e 89,8 kgfm.
Além de melhorar o consumo, a nova Ram 1500 Laramie também oferece uma lista recheada de recursos de segurança. A caminhonete agora conta com um sistema de detecção de colisão em cruzamentos, com frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, assistente para manobras evasivas e reconhecimento de placas de limite de velocidade.
A segurança é ainda reforçada por seis airbags, assistente de partidas em rampas, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controles eletrônicos de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria, além de sistema de comutação automática dos faróis e sensores crepusculares e de chuva.
Veredicto nova Ram 1500
A nova Ram 1500 é como um transatlântico com 882 pés de comprimento (tamanho do Titanic), oferecendo doses generosas de luxo. A caminhonete combina requinte, sofisticação e uma experiência de condução que faz um 0 a 100 km/h digno de esportivo na casa dos cinco segundos.
As mudanças visuais trouxeram bons resultados, mas é o motor de seis cilindros 3.0 biturbo que realmente rouba a cena, graças à sua dirigibilidade, aliada às suspensões pneumáticas ajustáveis que proporcionam um conforto imbatível. Se você busca um utilitário com dimensões superlativas, a nova Ram 1500 é, sem dúvida, uma compra altamente recomendada. E a troca do V8 pelo motor de seis cilindros foi uma decisão acertada. Palavras de quem tem um V8 tatuado nas costas.
Qual das três você escolheria: a nova Ram 1500, a Ford F-150 ou a Chevrolet Silverado? Compartilhe sua opinião nos comentários!