Os clássicos não morrem; eles se reinventam. O Mitsubishi Pajero é um utilitário esportivo grande, construído com carroceria sobre chassi, há anos reconhecido no mercado nacional por sua robustez mecânica. E na linha 2025, a configuração Legend surge como uma novidade, acompanhando a segunda atualização visual do SUV.
São quatro versões disponíveis: HPE (R$ 355.990), HPE-S (R$ 385.990), avaliada Legend (R$ 426.990) e Legend Black (R$ 432.990). Os preços competem com os do Chevrolet Trailblazer High Country (a partir de R$ 392.590) e do Toyota SW4, que oferece as versões SRX Platinum 5 lugares (R$ 384.190), SRX Platinum 7 lugares (R$ 390.590) e Diamond (R$ 437.890).
A principal diferença do Pajero Sport Legend está no design exterior, que exibe belas rodas de 20 polegadas, calçadas com pneus de medidas 265/50. A atualização estética feita ao SUV também trouxe uma grade frontal redesenhada e alterações nas porções inferiores dos para-choques dianteiro e traseiro.
Esse estilo futurista, com pegada de Robocop, segue a linguagem de design atual da Mitsubishi, vista também no Eclipse Cross (a partir de R$ 164.990) e na recém-lançada Triton, cujos preços variam de R$ 265.990 a R$ 329.990. Apesar da aparência moderna e tecnológica, o Pajero Sport Legend mantém sua essência de SUV raiz, conhecida entre os consumidores brasileiros desde 2019.
Ao abrir a porta do Mitsubishi Pajero Sport Legend
O interior também recebeu algumas modernizações, como o painel de instrumentos digital de oito polegadas, a central multimídia com conectividade Android Auto/Apple CarPlay e o volante multifuncional revestido em couro, emprestado da nova caminhonete média Triton. Bancos frontais ajustáveis eletronicamente e aquecíveis, teto solar e um acabamento bem trabalhado com plásticos de boa qualidade complementam a cabine.
Além disso, também há freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold (mantém o carro parado sem a necessidade de pressionar o pedal do freio) e o sistema de áudio de 510 W, com oito alto-falantes e amplificador.
O espaço interno é generoso, graças às dimensões: 4,78 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,80 m de altura e entre-eixos de 2,80 m — maior que o Toyota SW4 (2,74 m) e apenas um pouco menor que o Chevrolet Trailblazer (2,84 m).
O acesso à terceira fileira de bancos é facilitado por um mecanismo simples: uma alavanca que rebate o encosto e eleva a base do assento. Embora a operação seja prática, é necessário aplicar certa força para travar os bancos novamente. A terceira fileira acomoda adultos de estatura mediana em viagens curtas, oferecendo porta-copos e saídas de ar dedicadas.
Com os sete bancos em uso, o porta-malas oferece uma capacidade de 120 litros, expandindo para 502 litros com cinco lugares. Para comparação, o Chevrolet Trailblazer oferece 205 e 554 litros, enquanto o Toyota SW4 dispõe de 180 e 500 litros, respectivamente. No SUV da Mitsubishi a tampa do compartimento de bagagens é motorizada para abertura e fechamento.
Desempenho do turbodiesel
O Pajero Sport Legend conta com o motor 2.4 Mivec turbodiesel, de quatro cilindros, com injeção direta Common Rail e intercooler, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas. Essa configuração entrega 190 cv e 43,9 kgfm, oferecendo boa dirigibilidade tanto na cidade quanto na estrada.
Embora menos potente que o Chevrolet Trailblazer (207 cv e 52 kgfm) e o Toyota SW4 (204 cv e 50,9 kgfm), o torque disponível em baixas rotações garante acelerações suaves e retomadas rápidas ao SUV da Mit.
As trocas de marcha são eficientes, sem trancos, e as aletas atrás do volante, herança do Lancer Evo X, adicionam um toque de esportividade. A direção hidráulica é ligeiramente pesada em manobras, mas ágil e comunicativa quando colocamos o SUV em movimento.
Já o Chevrolet Trailblazer, com direção elétrica privilegia o conforto e entrega um dose extra de comodidade em baixa velocidade.
Robustez e versatilidade no Mitsubishi Pajero
O conjunto de suspensões do Pajero Sport Legend combina conforto e robustez. Na dianteira, braços sobrepostos; na traseira, eixo rígido com molas helicoidais. Essa configuração, herdada das caminhonetes médias, absorve bem irregularidades, como valetas e lombadas, proporcionando um rodar confortável mesmo com rodas de 20 polegadas. Contudo, os pneus de perfil 50 ajudam no trabalho da suspensão.
Fora do asfalto, o sistema de tração 4×4 traz os modos 4×2 traseiro (2H), 4×4 integral (4H), 4×4 off-road (4HLC) e 4×4 reduzido (4LLC), além do bloqueio do diferencial traseiro para salvar a pele dos até sete ocupantes durante as aventuras nos finais de semana.
Aliás, os ângulos de entrada de 30°, de saída de 24,2° e a altura mínima do solo de 23,6 cm contribuem para superar obstáculos com facilidade. Além disso, o Mitsubishi Pajero Sport Legend é capaz de enfrentar alagamentos de até 70 cm
O SUV da Mitsubishi também é equipado com avançadas tecnologias de assistência à condução, incluindo controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, câmera 360º e controle de descida em ladeiras, para citar.
Veredicto
O Mitsubishi Pajero Sport Legend combina conforto, tecnologia e robustez, sendo ideal para quem busca um veículo capaz de enfrentar tanto o asfalto quanto o off-road. Apesar do preço acima de R$ 400 mil, o modelo entrega durabilidade e versatilidade, tornando-se uma escolha confiável para quem deseja espaço para até sete ocupantes.
Apesar dos números de desempenho, ao volante o Pajero Sport oferece uma condução condizente com sua proposta, principalmente graças à atuação do câmbio automático de oito marchas. As suspensões robustas são outro destaque à parte nesse SUV raiz, construído com carroceria sobre chassi. Se você busca um utilitário esportivo com essa pegada, vale a pena olhar com carinho para o Mit.
O que você acha dos modelos da Mitsubishi? Você compraria o Pajero Sport ou preferiria o Chevrolet Trailblazer ou o Toyota SW4? Deixe sua opinião nos comentários!