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Um SUV raiz!

Mitsubishi Pajero Sport Legend pinta o sete | Avaliação

O Mitsubishi Pajero Sport Legend pode não ter os números do Trailblazer e SW4, mas oferece valentia e espaço para até sete ocupantes

Mitsubishi Pajero Sport Legend cinza parado de frente com árvore ao fundo
Mitsubishi Pajero Sport Legend [Foto: Auto+ / Rafael Déa]

Os clássicos não morrem; eles se reinventam. O Mitsubishi Pajero é um utilitário esportivo grande, construído com carroceria sobre chassi, há anos reconhecido no mercado nacional por sua robustez mecânica. E na linha 2025, a configuração Legend surge como uma novidade, acompanhando a segunda atualização visual do SUV.

São quatro versões disponíveis: HPE (R$ 355.990), HPE-S (R$ 385.990), avaliada Legend (R$ 426.990) e Legend Black (R$ 432.990). Os preços competem com os do Chevrolet Trailblazer High Country (a partir de R$ 392.590) e do Toyota SW4, que oferece as versões SRX Platinum 5 lugares (R$ 384.190), SRX Platinum 7 lugares (R$ 390.590) e Diamond (R$ 437.890).

A principal diferença do Pajero Sport Legend está no design exterior, que exibe belas rodas de 20 polegadas, calçadas com pneus de medidas 265/50. A atualização estética feita ao SUV também trouxe uma grade frontal redesenhada e alterações nas porções inferiores dos para-choques dianteiro e traseiro.

Mitsubishi Pajero Sport Legend cinza parado de frente com as rodas dianteiras viradas
Mitsubishi Pajero Sport Legend [Auto+ / Rafael Déa]

Esse estilo futurista, com pegada de Robocop, segue a linguagem de design atual da Mitsubishi, vista também no Eclipse Cross (a partir de R$ 164.990) e na recém-lançada Triton, cujos preços variam de R$ 265.990 a R$ 329.990. Apesar da aparência moderna e tecnológica, o Pajero Sport Legend mantém sua essência de SUV raiz, conhecida entre os consumidores brasileiros desde 2019.

Ao abrir a porta do Mitsubishi Pajero Sport Legend

O interior também recebeu algumas modernizações, como o painel de instrumentos digital de oito polegadas, a central multimídia com conectividade Android Auto/Apple CarPlay e o volante multifuncional revestido em couro, emprestado da nova caminhonete média Triton. Bancos frontais ajustáveis eletronicamente e aquecíveis, teto solar e um acabamento bem trabalhado com plásticos de boa qualidade complementam a cabine.

Além disso, também há freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold (mantém o carro parado sem a necessidade de pressionar o pedal do freio) e o sistema de áudio de 510 W, com oito alto-falantes e amplificador.

Interior do Mitsubishi Pajero Sport Legend [Auto+ / Rafael Déa]
Mitsubishi Pajero Sport Legend [Auto+ / Rafael Déa]

O espaço interno é generoso, graças às dimensões: 4,78 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,80 m de altura e entre-eixos de 2,80 m — maior que o Toyota SW4 (2,74 m) e apenas um pouco menor que o Chevrolet Trailblazer (2,84 m).

Espaço traseiro do Mitsubishi Pajero Sport Legend
Quem viaja na segunda fileira encontra uma tomada de três pinos para realizar o carregamento de gadgets [Auto+ / Rafael Déa]

O acesso à terceira fileira de bancos é facilitado por um mecanismo simples: uma alavanca que rebate o encosto e eleva a base do assento. Embora a operação seja prática, é necessário aplicar certa força para travar os bancos novamente. A terceira fileira acomoda adultos de estatura mediana em viagens curtas, oferecendo porta-copos e saídas de ar dedicadas.

Com os sete bancos em uso, o porta-malas oferece uma capacidade de 120 litros, expandindo para 502 litros com cinco lugares. Para comparação, o Chevrolet Trailblazer oferece 205 e 554 litros, enquanto o Toyota SW4 dispõe de 180 e 500 litros, respectivamente. No SUV da Mitsubishi a tampa do compartimento de bagagens é motorizada para abertura e fechamento.

Desempenho do turbodiesel

O Pajero Sport Legend conta com o motor 2.4 Mivec turbodiesel, de quatro cilindros, com injeção direta Common Rail e intercooler, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas. Essa configuração entrega 190 cv e 43,9 kgfm, oferecendo boa dirigibilidade tanto na cidade quanto na estrada.

Embora menos potente que o Chevrolet Trailblazer (207 cv e 52 kgfm) e o Toyota SW4 (204 cv e 50,9 kgfm), o torque disponível em baixas rotações garante acelerações suaves e retomadas rápidas ao SUV da Mit.

Motor do Mitsubishi Pajero Sport Legend
O motor 2.4 turbodiesel vai conectado ao câmbio automático de oito marchas oferecendo 190 cv e 43,9 kgfm [Auto+ / Rafael Déa]

As trocas de marcha são eficientes, sem trancos, e as aletas atrás do volante, herança do Lancer Evo X, adicionam um toque de esportividade. A direção hidráulica é ligeiramente pesada em manobras, mas ágil e comunicativa quando colocamos o SUV em movimento.

Já o Chevrolet Trailblazer, com direção elétrica privilegia o conforto e entrega um dose extra de comodidade em baixa velocidade.

As borboletas para trocas sequenciais são fixas na coluna de direção [Auto+ / Rafael Déa]

Robustez e versatilidade no Mitsubishi Pajero

O conjunto de suspensões do Pajero Sport Legend combina conforto e robustez. Na dianteira, braços sobrepostos; na traseira, eixo rígido com molas helicoidais. Essa configuração, herdada das caminhonetes médias, absorve bem irregularidades, como valetas e lombadas, proporcionando um rodar confortável mesmo com rodas de 20 polegadas. Contudo, os pneus de perfil 50 ajudam no trabalho da suspensão.

Fora do asfalto, o sistema de tração 4×4 traz os modos 4×2 traseiro (2H), 4×4 integral (4H), 4×4 off-road (4HLC) e 4×4 reduzido (4LLC), além do bloqueio do diferencial traseiro para salvar a pele dos até sete ocupantes durante as aventuras nos finais de semana.

Rodas de 20 polegadas do Mitsubishi Pajero Sport Legend
As rodas de 20 polegadas do Mitsubishi Pajero Sport Legend calçam pneus de medidas 265/50 [Auto+ / Rafael Déa]

Aliás, os ângulos de entrada de 30°, de saída de 24,2° e a altura mínima do solo de 23,6 cm contribuem para superar obstáculos com facilidade. Além disso, o Mitsubishi Pajero Sport Legend é capaz de enfrentar alagamentos de até 70 cm

O SUV da Mitsubishi também é equipado com avançadas tecnologias de assistência à condução, incluindo controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, câmera 360º e controle de descida em ladeiras, para citar.

O Mitsubishi Pajero Sport Legend mede 4,78 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos [Auto+ / Rafael Déa]

Veredicto

O Mitsubishi Pajero Sport Legend combina conforto, tecnologia e robustez, sendo ideal para quem busca um veículo capaz de enfrentar tanto o asfalto quanto o off-road. Apesar do preço acima de R$ 400 mil, o modelo entrega durabilidade e versatilidade, tornando-se uma escolha confiável para quem deseja espaço para até sete ocupantes.

Apesar dos números de desempenho, ao volante o Pajero Sport oferece uma condução condizente com sua proposta, principalmente graças à atuação do câmbio automático de oito marchas. As suspensões robustas são outro destaque à parte nesse SUV raiz, construído com carroceria sobre chassi. Se você busca um utilitário esportivo com essa pegada, vale a pena olhar com carinho para o Mit.

O que você acha dos modelos da Mitsubishi? Você compraria o Pajero Sport ou preferiria o Chevrolet Trailblazer ou o Toyota SW4? Deixe sua opinião nos comentários!