![Mercedes-Benz EQS SUV 450+ [Auto+ / João Brigato] Mercedes-Benz EQS SUV 450+ [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Mercedes-Benz-EQS-SUV-450-17.jpg)
Apesar de não usarmos esse termo no Brasil, crossover significa um carro que mistura diversas categorias diferentes. E talvez o modelo que mais represente isso seja o super luxuoso Mercedes-Benz EQS SUV. Por mais que seu nome tente indicar ao mundo que ele pertence, existem muitos universos dentro desse alemão.
Vendido no Brasil unicamente na versão 450+ de R$ 998.900, o EQS SUV é o maior e mais caro SUV elétrico da Mercedes-Benz. Basicamente ele é o Classe S dos SUVs, ou talvez o equivalente elétrico do GLS, ou simplesmente o irmão SUV do EQS. Está entendendo o motivo pelo qual esse carro tem tantos universos paralelos dentro dele?
Minivan ou SUV
Um dos pontos mais interessantes sobre a evolução dos SUVs ao longo dos anos, é que eles tomaram o lugar das minivans. Elas eram veículos essencialmente urbanos com espaço interno gigantesco e carroceria volumosa. Já os SUVs deveriam ter aptidão off-road, carroceria mais parruda e quadrada e não necessariamente um interior grande.
Isso se reflete em alguns pontos do interior. A posição de dirigir é tipo cadeirão, bem alta. Só que, diferentemente do EQS sedã, que te passa uma sensação terrível de painel mais alto do que deveria e falta de conexão com o motorista, o SUV é mais coerente. Você de fato se senta alto e vê tudo que passa pela frente, mas de maneira típica para uma minivam.
O mesmo vale para o espaço interno, que beira o ridículo. Já volto a falar do banco dianteiro, que tem suas peculiaridades, mas atrás quem se senta é rei. Os bancos são regulados eletricamente e permitem que um passageiro de mais de 1,90 m de altura se sente atrás de um motorista de mesmo porte e ainda cruze as pernas.
Há saídas de ar individuais e regulagem de temperatura para quatro zonas. O pessoal do fundão só tem de lidar com a lerdeza interminável do banco do meio para dobrar (e depois retornar em uma posição aleatória). O espaço na terceira fileira é bem apertado, tanto para a cabeça, quanto para as pernas. Mas pessoas pequenas viajam sem problemas.
Vale ressaltar que ainda há um latifúndio em forma de porta-malas com 645 litros com os sete assentos armados ou 880 litros com a terceira fileira dobrada. Dado o preço do EQS SUV, os bancos do fundão também poderiam se dobrar de maneira elétrica, mas não é assim que é feito.
Tecnologia a serviço do mimo
Não disse que ia voltar a falar dos bancos dianteiros? É porque eles merecem um capítulo à parte. O conforto é inquestionável, especialmente por conta da qualidade do couro e pela presença de uma almofada no encosto de cabeça que eleva o nível de sofisticação a outro patamar.
Só não coloque no modo Energy, que é altamente distrativo na estrada. Nessa configuração, as luzes alternam entre azul e branco conforme a velocidade e, à noite, isso se torna irritante. Pelo menos existem diversas outras configurações possíveis e bem mais interessantes.
Luz azul
Trabalhando forte em seus sistemas de condução autônoma, a Mercedes pretende em breve instalar luzes azuis nos carros para indicar que ele está rodando sem intervenção do motorista. No EQS SUV isso ainda não está disponível, mas não seria grande esforço, visto que o modelo consegue dirigir sem ajuda humana de maneira elogiável.
Dentre as tecnologias presentes, traz ainda faróis com sistema de luz adaptativa (que estranhamente funcionam pior do que o Classe C), frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, alerta de saída segura, câmeras 360°, chave presencial, porta-malas com abertura elétrica e teto solar panorâmico.
Telão, madeira e couro
Ainda sobre o interior é preciso falar sobre alguns detalhes do Mercedes-Benz EQS SUV. A cabine é de um Classe S, por isso tem materiais de alta qualidade, como madeira no console e portas, além de revestimento de couro com texturas diferentes nas portas e painel – por sorte, de qualidade, ao contrário do Classe C. O volante, contudo, é igual nos dois.
Já o passageiro conta com uma tela adicional de 12,3” para controlar alguns elementos específicos do carro. Útil, sim, mas também desnecessária. O modelo ainda traz sistema de purificação de ar e sachê para perfume. Além disso, o sistema de som Burmester 3D é de ótima qualidade e consegue reproduzir sons que em um carro comum você jamais vai ouvir.
![Mercedes-Benz EQS SUV 450+ [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Mercedes-Benz-EQS-SUV-450-21-750x450.jpg)
Tapete mágico alemão
Dirigir o Mercedes-Benz EQS SUV é uma experiência bem diferente. Ainda que ele consiga ser maior que o Classe G, não parece. O modelo se comporta como se fosse menor, o que é interessante do ponto de vista de usabilidade urbana. É um conforto absoluto por conta de sua suspensão pneumática.
Ainda que as rodas de liga-leve de 21 polegadas possam sofrer com nosso asfalto, o EQS cai em buracos de maneira macia. Não é algo que ele gosta, mostrando nítido barulho ao fazê-lo, mas sem penalizar o motorista e passageiros. Na estrada, ele brilha pela sublime serenidade e linearidade.
É grande, mas não é grande coisa
Com 2.620 kg, o Mercedes-Benz EQS SUV é muito pesado. Por isso, os 360 cv e 57,9 kgfm de torque não são exatamente grande coisa. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6 segundos. É rápido se considerar um carro a combustão, mas nem tanto para um elétrico. A vantagem é que, mesmo com sete pessoas, o comportamento não muda.
Sendo enorme como é, o modelo não é um ávido fazedor de curvas, mas surpreende por se manter mais estável do que seu tamanho gigantesco deixa parecer. Contribui para isso o fato de ter centro de gravidade mais baixo por conta das baterias, além de ter eixo traseiro esterçante, que é útil para além das manobras.
Veredicto
Reunir o luxo de um Classe S, com a eletricidade dos modelos EQ e a praticidade de uma minivan, mas com uma pegada de SUV faz do EQS SUV um modelo fácil de agradar a muitos compradores. A faixa de quase R$ 1 milhão o coloca em uma zona perigosa, mas de fato existe R$ 1 milhão de carro ali.
Você teria um Mercedes-Benz EQS SUV na garagem? Conte nos comentários.
>>BYD Tan: é um cruzeiro 5 estrelas com vista para o mar | Avaliação
>>Mercedes-Benz EQB é um elétrico tradicionalista até demais | Avaliação