Um encanto, para quem se lembra

Lexus UX250h: oi, lembra de mim? | Avaliação

Esquecido no Brasil por culpa da força de Audi, BMW, Volvo e Mercedes, Lexus tenta seu lugar ao sol com o UX250h

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]
Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

Faz bastante tempo que a Lexus está no Brasil. Mas a atuação da marca japonesa é bem tímida. Parte por conta da estratégia de pouco divulgar a marca, outra parte por tentar apoiar a construção de imagem à Toyota. Mas um dono de um Lexus de meio milhão não quer visitar o mesmo concessionário e oficina de um Yaris.

Por isso, a marca vai passar por um intenso processo de relançamento por aqui, com novos produtos, novas concessionarias e até voltou a ter uma frota de imprensa. Aproveitando isso, revisitei o Lexus UX250h, o qual testei há cinco anos em uma outra realidade profissional e pessoal completamente diferente. Se eu amadureci, será que o UX também?

Porta de entrada

Por R$ 313.990, você leva o Lexus UX250h na versão topo de linha Luruxy, que é R$ 40 mil mais cara que a Dynamic. Só que o salto de preço não justifica o tanto de equipamento a mais que vem: camera 360º, retrovisor eletrocrômico, alerta de ponto cego, direção com ajuste elétrico, carregador por indução, ventilação no banco dianteiro e porta-malas elétrico.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

Mas o carro vem bem completo desde a versão de acesso. Todos os Lexus UX vendidos no Brasil trazem seis airbags, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergencia, alerta de trafego cruzado, camera 360, farois full-LED com luz alta automática, sensor de chuva, controle de tração e estabilidade.

Há ainda ar-condicionado digital de duas zonas, banco dianteiros com regulagem elétrica e aquecimento, chave presencial, revestimento interno de couro com três opções de cores, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel meio digital, retrovisor externo com aquecimento e rebatimento automático.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

Tudo que o Corolla Cross queria ser

Confesso a você, caro leitor, que quando dirigi o Lexus UX pela primeira vez, achei um dos carros mais sem graça que havia pilotado. Culpa de ter testado poucos carros na época e de anteriormente ter avaliado um GLA 45 AMG. Só que a maturidade mostrou algumas coisas e a comparabilidade também.

Tal qual o Toyota Corolla Cross e seu irmão sedã, o Lexus UX é construído sobre a plataforma TNGA e é híbrido do tipo tradicional. Nos Toyota, é usado um motor 1.8 aspirado flex junto de um conjunto elétrico, que tem desempenho fraco e consumo bom. Já no Lexus, o motor cresce para um 2.0 e a parte elétrica tem mais força.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

São 145 cv e 18,8 kgfm de torque do motor a combustão, somados a 107 cv e 20,2 kgfm do elétrico. A cavalaria total é de 181 cv e o torque não é divulgado pela Toyota. Como resultado, o Lexus UX anda muito mais que o Corolla Cross e gasta bem menos. Ele é um carro que não nega fogo, acelerando aos 100 km/h em 8,5 segundos.

Aquela impressão do passado ficou para trás justamente por conta da referencia ao Corolla Cross. Dando a sensação de que esse conjunto mecânico é o que deveria equipar os modelos nacionais da Toyota, não o 1.8 que tem concepção bem mais antiga. Ainda mais fazendo 16,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

O que pega na alma

Só que não foi o consumo bom ou a performance bem melhor do que dos Toyota híbridos brasileiros que me fez mudar totalmente a visão que tinha sobre o Lexus UX. Ao rodar por muitos mais quilômetros do que no primeiro teste e em situações mais variadas, que entendi seu charme.

Ele é um carro extremamente sólido, e não é exagero o que disse. A direção é bem firme, com respostas rápidas de atuação e bem calibrada. É pesada na medida certa e te da uma sensação de um carro refinado. Some isso ao isolamento acústico muito bom, que só é, às vezes, interrompido pelo 2.0 gritando por conta do câmbio CVT.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

Como o Lexus UX é uma espécie de Fiat Pulse ou Renault Kardian de luxo, ele é mais baixo que um SUV tradicional. Isso se reflete no comportamento de suspensão mais próximo de um hatch. Ele não é avesso a buracos, mas prefere o asfalto liso, onde roda com muito conforto, sem se tornar um carro bobo ou molenga nas curvas.

Basicamente toda a sensação de rodagem de um Toyota Corolla sedã está no Lexus UX, adicionado a um conjunto mecânico mais eficiente e potente, além de um melhor isolamento acústico e uma sensação de solidez maior. Em suma, é um Corolla bem melhorado — e olha que o sedã já é um carro bom de tocada.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

Sinais da idade

Outro ponto que chama bastante atenção no Lexus UX é o cuidado com o acabamento. Diferentemente da maioria das marcas, as quais transforma seus modelos de entrada em carros baratos com a redução drástica de qualidade de acabamento, o UX é um Lexus pequeno e só.

Isso se reflete em um interior recheado de couro e elementos macios em todos os cantos. A montagem é bem feita e há poucos plásticos. Elementos escuros foram usados por todos os cantos, além de substituir elementos tradicionalmente cromados por pintura cinza.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

Mas há sinais de idade. O painel de instrumentos ser somente meio digital revela que o Lexus UX não é dessa década. Um contraste com a enorme e ótima central multimídia, que é fácil de usar e tem tela de qualidade. A central que deve servir de exemplo para Corolla e Corolla Cross.

Questão de espaço

Quem senta na dianteira tem a disposição uma posição de dirigir mais baixa, parecida com a do Volkswagen Nivus. Diferentemente de muitos SUVs, a Lexus não força uma posição alta só para parecer um utilitário. O volante deveria ter mais variedade de ajuste, pois, tal qual um Yaris, é um tanto quanto enfiado no painel.

Na traseira, o espaço é bem limitado. O Lexus UX deixa claro que foi um carro pensado para mercado europeu, onde a segunda fileira de bancos não é prioridade: pense em carros como Peugeot 208, por exemplo. O porta-malas de 234 litros é bem pequeno, mas conta com nichos para divisão de cargas.

Veredicto

Se você gosta de um Toyota, mas acha que o Corolla Cross não é suficiente e pensa que os R$ 349.990 são exageros para um RAV4, o Lexus UX é uma excelente alternativa. Sólido, refinado, bom de andar e bem econômico, ele encanta na hora do test-drive e é o único SUV de entrada de luxo com motor híbrido.

Lexus UX250h [Auto+ / João Brigato]

Se você não faz questão da eletrificação parcial, melhor dar uma olhada no novo BMW X1, que tem um conjunto mais bem acertado. Contra um Mercedes-Benz GLA, o UX é mais interessante. Comparando a um Audi Q3, há vantagens para cada lado, mas um pouco mais para o Lexus. Agora, se tem estrutura para carregar um carro, pense com carinho em um BMW iX1 ou Volvo XC40.

Você teria um Lexus UX? Conte nos comentários.


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