A humilhação japonesa

Lexus RX450h é um tapa na cara de uns alemães | Avaliação

Rival de Audi Q7, BMW X5, Mercedes-Benz GLE e Volvo XC90, o Lexus RX450h é muito mais do que um Toyota de terono

Lexus RX450h cinza de frente em um estacionamento com um muro de plantas atrás
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Confesso que nunca fui fã da Lexus. Até porque, antes de passar uma semana com o RX450h, meu contato com a marca sempre foi curto e resumido ao UX, que testei duas vezes. Lá fora, a marca é conhecida por ser confiável, mas um leve patamar abaixo das rivais. Só que o Lexus RX450h mudou minha mente e o tapa que ele deu nos rivais é sentido.

Enquanto o Série 3 é o carro mais importante da BMW, na Lexus a grande estrela é o RX. Globalmente, os EUA são o território mais importante para a marca de luxo da Toyota e o SUV de porte grande tem o tamanho certo para o país, o que o torna o protagonista. Ainda que o LS dite o futuro da marca, o RX o torna alcançável.

Tudo bem que estamos falando de um carro de R$ 609.990, vendido no Brasil em versão única com sistema híbrido plug-in. Mas acessível no sentido de ser uma tecnologia solidificada o suficiente para descer a outros modelos da fabricante japonesa de carros de luxo.

Lexus RX450h cinza de traseira em um estacionamento com um muro de plantas atrás
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Combinação de um trio

Para compor o conjunto mecânico do Lexus RX450h, a Toyota combinou três motores diferentes. A receita começa com o consagrado 2.5 quatro cilindros aspirado de 187 cv e 23,6 kgfm de torque movendo as rodas dianteiras. Os números parecem fracos para um motor desse tamanho, mas seu foco é na economia de combustível.

Ainda para o eixo dianteiro, o Lexus RX450h traz motor elétrico de 182 cv e 27 kgfm de torque. Já na traseira são 54 cv e 12,1 kgfm apenas para auxiliar a condução quando se faz necessário um empuxo na retaguarda. Ao todo temos um carro com 308 cv e 45,9 kgfm de torque capaz de chegar aos 100 km/h em 6,5 segundos.

motor do Lexus RX450h
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Ou seja, o Lexus RX450h, mesmo pesando o equivalente a dois Yaris, totalizando 2.200 kg, consegue ser um carro muito rápido. A transição de motores é muito sutil e rápida, não sendo sentida pelo motorista. Ao acelerar, o motor elétrico entra em ação para que, alguns metros depois, o combustão auxilie…a depender do nível de bateria.

É o jeito que roda

O sistema japonês nunca deixa a bateria zerar, mantendo 20% de carga como mínimo (ainda que em situações bem específicas ele desça além disso). É uma estratégia inteligente para que o consumo de combustível fique sempre baixo. Afinal, híbridos plug-in que esgotam a bateria rápido tendem a se tornar extremamente gastões, o que não é o caso do Lexus.

lanterna traseira do Lexus RX450j
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Mesmo sem carregá-lo por um tempo, o SUV ainda mantém o motor elétrico para sair da inércia e reduzir o esforço do 2.5 aspirado. Como resultado, o consumo médio ficou em 17,8 km/l sem recarregá-lo na tomada nenhuma vez ao longo dos 750 km que rodei com o RX450h. Oficialmente a Lexus declara 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Vale ressaltar que o RX450h pode ser carregado sozinho ativando o modo Charge no console central. Neste momento, o 2.5 trabalha para mover o carro e também carregar as baterias. Mas é notável a redução de potência e torque. O Lexus se arrasta, o giro motor sobe muito por conta do câmbio CVT e toda vivacidade dos 308 cv some.

Lexus RX450h cinza de lado em um estacionamento com um muro de plantas atrás
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Serenidade apaixonante

Meu perfil de carro preferido é esportivo, com suspensão mais durinha e um comportamento mais apimentado. Na teoria, o Lexus RX450h é o completo oposto disso, visto que é um carro voltado ao conforto. Mas a serenidade que esse carro entrega, é apaixonante. O interior é muito bem isolado, com vidros duplos e camadas pesadas de material acústico.

É pouco provável que você perceba que o casal ao seu lado está brigando dentro de um Renault Kwid quando você está parado no trânsito com o Lexus RX450h e o som ligado em volume ambiente dado o nível de isolamento acústico. E essa sensação é também passada na rodagem com o SUV.

farol e grade frontal do Lexus RX450h
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

A suspensão absorve os impactos sem reclamar, mesmo que os pneus de perfil fino (235/50 R21) sintam um pouco os buracos mais severos. Na estrada, ele parece um tapete mágico, dado o rodar sublime, estável e sólido. Já na cidade, o RX mostra conforto muito acima da média e promove uma direção mais relaxada.

Por falar em direção, o volante tem ajuste elétrico e assistência também elétrica. Ele é mais pesado e firme, como se espera de um carro de luxo. Contudo, é um carro voltado ao uso no conforto. Por isso, a direção filtra muito do que acontece no asfalto, mas responde velozmente.

Lexus RX450h cinza de traseira em um estacionamento com um muro de plantas atrás
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Sem cafonice

O silêncio interno combina muito com a escolha de materiais e visual que a Lexus aplicou no interior do RX450h. O SUV não apela para telas gigantescas e um carnaval de cores como alguns de seus rivais fazem. Há couro e material macio por todos os cantos, inclusive a madeira usada na cabine é de verdade, não plástico imitação.

interior do Lexus RX450h na cor preta
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

A Lexus soube fazer um equilíbrio bom entre botões e um visual limpo. O que é necessário ter comando físico, existe. A temperatura do ar-condicionado é operada por rotores instalados na tela, enquanto os demais elementos do sistema de ventilação são touch. Há botão de volume, de modo de condução e de sistema de direção.

A única coisa que irrita (muito) é que os comandos do volante são físicos, mas contam com um pré-toque touch. Ao encostar neles, um guia aparece no painel de instrumentos indicando o que cada comando faz. Só de encostar a mão ali, esse menu aparece de maneira totalmente desnecessária.

central multimídia do Lexus RX450h
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

A central multimídia chama a atenção pela tela ampla e de excelente qualidade. Ela domina o painel, é fácil de mexer e conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Quem quiser usar cabo, terá de deixar o celular escondido dentro do console central, o que ajuda na segurança.

Já o painel de instrumentos é um pouco decepcionante. Por mais que tenha leitura fácil e seja completo, a tela é pequena e é perceptível a presença de luzes nas loterias como se fosse o painel antigo do Corolla híbrido. Vale destacar ainda que a manopla de câmbio é um pouco confusa no primeiro uso.

painel de instrumentos digital do Lexus RX450h
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Luz indireta, regulagem direta

Entre os mimos de destaque do Lexus RX450h está a presença de luz indireta no painel e console, criando um ambiente intimista de casa de rico. O modelo da frota de imprensa conta com couro preto dentro, uma escolha sem graça frente às opções Marrom e Bege que são disponíveis. A cor externa também traz opções interessantes como vermelho, bronze, verde e azul.

interior do Lexus RX450h na cor preta
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Um ponto tecnológico legal do Lexus é a maçaneta. Tanto a externa, quanto a interna, funcionam através de um botão que é apertado para abrir a porta. Contudo, é possível puxar os dois comandos para abertura física em caso de emergência. Motorista e passageiro contam com memória, aquecimento e resfriamento dos bancos elétricos.

Na traseira, o espaço é gigantesco, tanto para as pernas, quanto para a cabeça. E é possível disfrutar melhor do teto solar panorâmico. O mimo fica por conta da regulagem elétrica do encosto, que também pode ser dobrado totalmente pelo toque de um botão no porta-malas. Lá atrás, são 461 litros.

Tem muita coisa

Como era de se esperar de um carro tão caro quanto o Lexus RX450h, a lista de itens de série é muito grande. O SUV conta com ar-condicionado digital de três zonas, faróis full-LED com assistente de luz alta e acendimento automático, painel digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de tração e estabilidade.

Há ainda frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego, chave presencial, vetorização de torque, câmera 360°, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor fotocrômico com câmera traseira e sistema de som assinado. 

Lexus RX450h cinza de traseira em um estacionamento com um muro de plantas atrás
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

O Lexus RX450h é o tipo de SUV que te encanta na convivência. Ele mostra o melhor que o Japão pode produzir em um modelo de volume mais alto, voltado ao mercado norte-americano, mas que ainda assim tem poder para flechar até aos europeus e brasileiros.

Ele é um tapa na cara de muito carro alemão que tem só status, mas que deixou de entregar o verdadeiro luxo que se espera nessa faixa de preço. Econômico, potente, muito refinado e discreto, o Lexus RX450h é o tipo de carro que pode fazer a Toyota finalmente transformar sua divisão de luxo no centro das atenções que ela sempre mereceu.

Lexus RX450h cinza de frente em um estacionamento com um muro de plantas atrás
Lexus RX450h [Auto+ / João Brigato]

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