![Kia EV6 [Auto+ e Auto Esporte / Murilo Góes] Kia EV6 [Auto+ e Auto Esporte / Murilo Góes]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/03/05_kia_ev6_foto_murilo_goes_edited-990x556.jpg)
Lembra de quando os carros coreanos tinham o mesmo status dos chineses? Nos anos 1990, eles eram vistos como carros simples, baratos e até um tanto quanto simplórios. Mas, evoluíram e se tornaram símbolo de status, impulsionados principalmente pelos Hyundai Tucson e i30, além dos Kia Sportage e Sorento.
Hoje as coreanas são tão bem vistas quanto as japonesas, talvez até mais em alguns momentos. Para tanto, há até a Genesis, uma marca de luxo que tenta ser a BMW da terra do BTS. Mas, sinceramente, não via nada tão impactante vindo dos coreanos desde o Kia EV6. Elogiadíssimo lá fora e primeiro carro de produção 100% elétrico da Kia, ele muda tudo.
Primeiro que antes do EV6, a marca sul-coreana só atingia o mercado de luxo aqui no Brasil com a minivan Carnival. Ela até tentou com o sedã gigante Quoris e o Cadenza, mas eles viraram mico rapidinho. Com o EV6, porém, a Kia tem como vantagem a autonomia mais do que generosa e o visual estonteante.
![Kia EV6 [Auto+ e Auto Esporte / Murilo Góes]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/03/19_kia_ev6_foto_murilo_goes_edited-750x450.jpg)
Anda para caramba
Como o Auto+ teve o primeiro contato com o EV6 com exclusividade junto da revista Auto Esporte para a produção de um grande comparativo de elétricos, ainda não obtivemos os dados oficiais da Kia. A marca promete autonomia superior a 500 km, o que o colocaria atrás somente do BMW iX que faz 630 km com uma carga. Na Europa, o oficial do EV6 é 510 km no ciclo WLTP.
Essa autonomia mais do que generosa se deve ao layout de apenas um motor escolhido pela Kia para o Brasil. É justamente com seus 229 cv na traseira que o SUV cupê elétrico com a maior autonomia de toda a gama, já que nas versões de dois motores ou na esportiva GT, a potência pode até dobrar, mas a autonomia cai significativamente.
Acento forte
O que mais impressiona no EV6, além de sua autonomia generosa, na realidade, é como ele anda bem. Em carros premium, você espera por um rodar acima da média, mais bem ajustado e silencioso. E é isso que ele tem. Combina uma suspensão mais firminha e esportiva para ajudar em curvas mais fortes e animadas.
Outro ponto em que nitidamente ele está muito acima dos outros carros da marca é em acabamento. Se o logotipo estivesse tampado, certamente passaria tranquilamente como um Audi ou um Mercedes-Benz futurista. A qualidade de acabamento é exemplar, com muitas superfícies macias ao toque e uso de materiais diversos como imitação de aço escovado.
Já a central multimídia traz Android Auto e Apple CarPlay preenchendo toda a tela. Ela é rápida na execução das ações e prática de usar. Especialmente porque a Kia separou os comandos do ar-condicionado e da central em uma placa sensível ao toque que muda quais funções ela controla ao toque de um botão.
Estrela de cinema
No nosso comparativo de carros elétricos, o Kia EV6 precisou dividir atenção com um Porsche Taycan vermelho, um JAC E-JS1 rosa e um BYD Tan azul. Modelos bem mais chamativos do que ele, que estava em um discreto tom cinza acinzentado. Contudo, muitas câmeras apontaram para ele durante o trajeto entre Campinas e São Paulo.
Mas o ponto mais legal do EV6 é a traseira. O vidro traseiro bem inclinado se encontra com uma tampa do porta-malas com pequeno ressalto como nos cupês de verdade. Ali, as lanternas formam um arco que se conecta com o friso na lateral em uma elegância ímpar. Já o friso cromado da parte inferior disfarça o local onde está a seta.
Veredicto
Analisando o Kia EV6 como produto, ele é, definitivamente, o melhor carro que a marca coreana já trouxe (ou trará) para o Brasil. Tem autonomia muito acima da média, rodar sólido e divertido, além de construção e interior de marca premium. Performance não é estonteante como muitos carros elétricos, mas está acima do lugar comum.
>>Kia registra Sportage 2023 híbrido europeu no Brasil
>>Carens volta como veículo recreacional, mas é minivan rival da Spin
>>Carnival tem porta que pode sair voando sozinha