![Porsche Taycan Turbo S [divulgação] Porsche Taycan Turbo S [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Taycan-Turbo-S-23367_edited-990x556.jpg)
Quando os carros elétricos começaram a se popularizar, considerar um modelo movido a bateria como esportivo parecia heresia. Mas aí a Tesla mostrou ao mundo que eletricidade e velocidade combinavam. Porém com o Porsche Taycan a prova definitiva de que esportivo pode ser elétrico foi finalmente criada.
A Porsche levou um grupo de jornalistas para testar o novo sedã elétrico no circuito de Velo Cittá no interior de São Paulo e, para provar que era um Porsche de verdade, ainda levou consigo toda a linha do 911 e outros esportivos raiz. E dá para dizer sem medo, o Taycan é o mais insano deles.
![Porsche Taycan Turbo S [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Taycan-Turbo-S-23775_edited-750x450.jpg)
Patada de 50 elefantes
A parte mais indescritível da experencia com o Taycan na pista é a aceleração. Ele sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 2,8 segundos na versão topo de linha Turbo S. Só não é mais rápido que o 911 GT3 RS, mas a maneira com a qual ele faz isso é diferente.
O Porsche Taycan te recebe com uma patada absurda. De fazer sua cabeça ir para trás e bater no encosto ao mesmo tempo que provavelmente seu baço será deslocado. É um coice, dos fortes e dos mais instigantes, pois tudo é feito com um barulho igual ao do metrô quando começa a se movimentar.
Por conta do sistema elétrico de 800V e do layout do motor elétrico diferenciado, o Porsche Taycan pode fazer sucessivas arrancadas e andar forte o tempo todo sem prejuízo para a performance (só para a carga da bateria, como o tanque de um carro a combustão).
Segundo a marca, é possível rodar até 412 km com o Porsche Taycan Turbo S 100% carregado. A versão Turbo roda um pouco mais: 450 km, mas anda um pouco menos. Em ambos os casos, é preciso cerca de meia hora para atingir 80% da bateria em carregadores rápidos.
E vale lembrar, o nome Turbo é só por causa da tradição da Porsche. Não existe carro elétrico turbo.
![Porsche Taycan Turbo S [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Taycan-Turbo-S-22814_edited-750x450.jpg)
Taycan é um Porsche de verdade
Depois de levar alguns modelos da Porsche para a pista como 911 GT3 RS, 911 Carrera S e até um Cayman GTS manual, além dos pesados Cayenne Turbo S E-Hybrid e Panamera Sport Turismo GTS era a hora do Taycan se provar. Afinal, se ele ostenta o logotipo da marca no capô e se vende como um esportivo, teria de provar que de fato era.
Apesar do porte mais para Panamera, ele anda como os 911. É um peso-pesado (2.370 kg) que tem dinâmica apurada e muita agilidade. Boa parte se deve ao motor elétrico de 761 cv na versão Turbo S e ao absurdo torque de 107,1 kgfm.
Ele traz ainda diversos modos de condução. Em Range, a potência fica limitada para atingir mais quilômetros, enquanto a diversão vai subindo gradativamente entre os modos Eco, Sport e Sport Plus.
Tecnologia para ser vista
Como pináculo da modernidade da Porsche, o Taycan traz todos os mimos possíveis. O painel é totalmente digital, formado por uma tela curva com formato clássico da marca. Há uma tela no console para controlar o ar-condicionado, logo abaixo da central multimídia.
Ele tem porta-malas com abertura elétrica e abertura do bocal de abastecimento feita ao passar a mão no friso lateral. A portinhola se esconde dentro do para-lama, que tem a típica curvatura da Porsche e pode ser visto ao volante como no 911.
![Turbo S [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Taycan-Turbo-S-12824_edited-750x450.jpg)
Veredicto
Custando entre R$ 589.000 (Taycan 4S) e R$ 979.000 (Taycan Turbo S), com uma versão intermediária de R$ 809.000 (Taycan Turbo), esse Porsche pode até ser elétrico, mas é um esportivo de verdade. E de quebra é mais barato e anda mais que o Panamera topo de linha.
Ele traz uma das mais absurdas sensações ao dirigir por combinar força colossal com silêncio absoluto. É divertido de dirigir em qualquer situação como um esportivo deve ser, com o bônus de não poluir o meio ambiente.
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