
Ser o segundo sedã compacto mais vendido do Brasil é um posto que o Hyundai HB20S demorou a conquistar. Com tantos elementos jogando contra ele, o mercado brasileiro aprendeu a apreciar o sedã coreano com o tempo, tal qual um vinho chique. Mas o que fez dele um sucesso que demorou a subir no ranking? É que muita gente não tinha dirigido.
Um grupo de pessoas que, inclusive, me inclui. Desde que essa geração do Hyundai HB20 foi lançada, havia testado já diversas versões do hatch, até mesmo o finado HB20X. O sedã não havia estacionado na minha garagem ainda, por isso era hora de entender como ele chegou lá em cima mesmo tudo jogando contra o Hyundai.
Questão de porte
Se o Volkswagen Voyage já tivesse se aposentado, o Hyundai HB20S seria o menor sedã compacto à venda no Brasil. E porte é algo que importa muito nessa categoria. Prova disso é que o Volkswagen Virtus tem entre-eixos espichado em relação ao Polo, o Nissan Versa sempre foi bem maior que o March e o Honda City hoje tem porte de Civic.
Não é uma sala com living ampliado como o Nissan Versa, mas consegue levar dois adultos atrás com relativo conforto como um Fiat Cronos, desde que eles não sejam muito altos ou não disputem espaço com quem se senta à frente. Só que o teto alto e o interior claro da versão Platinum Plus de R$ 109.390 ajudam na sensação de amplitude.
![Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Hyundai-HB20S-Platinum-Plus-14_edited-750x450.jpg)
Força cinza
A escolha de elementos em cinza no painel com preto e bancos quase brancos faz do HB20S um carro muito mais elegante que o HB20 hatch que mistura marrom com azul de maneira cafona. Parece algo de um modelo premium, numa categoria que a maior ousadia é um couro bege nos bancos e quiçá no painel, que não foge do preto.
O acabamento segue nesse tema, com plásticos bem acabados e de encaixes corretos – chega a ser uma referência na categoria que abusa de plásticos ruins. Só as portas têm couro macio, sendo o restante da cabine toda de materiais rígidos, mas de qualidade. Porém algumas coisas destoam.
O HB20S também merecia uma nova tela para a central multimídia. Ela é opaca e reflete muito a luz do sol, além de não ter brilho suficiente. É quase impossível enxergar o mapa em um dia ensolarado. Ao menos ela é rápida, bem fácil de mexer e conta com a comodidade do Android Auto e do Apple CarPlay sem fio. Mas não há carregador de celular por indução.
Ergonomia é mais um ponto de destaque do Hyundai HB20S. Ele tem volante com ajuste de altura e profundidade, banco com diversos tipos de ajuste, além de deixar os comandos necessários na zona de visão rápida do motorista. Tudo é prático e fácil de usar, sem contar que o sedã traz alguns auxílios para facilitar a vida.
Eu que comecei
Se hoje frenagem autônoma de emergência está se tornando algo comum entre os carros compactos em suas versões topo de linha (sempre acima de R$ 100 mil), muito se deve ao Hyundai HB20 e seu irmão HB20S. Essa geração foi a primeira da categoria a contar com o sistema, que não somente alerta na eminência de uma batida, como freia completamente.
A lista de itens de série traz também aplicativo com função de destrancar e trancar o carro, além de partida remota, retrovisores elétricos com rebatimento automático, piloto automático, faróis com acendimento automático (mas sem LED diurno), vidros elétricos nas quatro portas, direção elétrica e faróis de neblina.
![Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Hyundai-HB20S-Platinum-Plus-13_edited-750x450.jpg)
Pimentinha
Se até agora o Hyundai HB20S parece apenas mais do mesmo, na hora de dirigir é que ele revela seu verdadeiro encanto. Que sedã gostoso de guiar! Ele traz motor 1.0 três cilindros em todas as versões, sendo que as mais caras usam turbo, como é o caso da Platinum Plus. Aqui são 120 cv e 17,5 kgfm de torque.
A potência e o torque estão pouco abaixo da média da categoria, só que o HB20S pesa só 1.120 kg na versão topo de linha. Ou seja, é um carro leve e bem esperto. Ele acelera com vontade e ímpeto, além de produzir um ronco borbulhante, rouco e bem áspero que instiga a acelerar. Mas ele só aparece em giros mais altos, fora isso é silencioso.
O HB20S faz exatamente isso. Na estrada para retomar, ele sai da sexta marcha direto para a quarta, ganha fôlego e embala. Mas ao tirar o pé do acelerador, já desesperadamente vai para a sexta. Quem vê, pensa que é um CVT, não um automático tradicional de seis marchas. É que isso é feito para economizar combustível, tanto que a 100 km/h ele fica pouquinho acima de 2 mil rpm.
Quando menos é mais
Por ser um carro pequeno e leve, o HB20S é ágil. Tem direção elétrica leve, mas direta e precisa. Tocadas mais fortes em curvas são retribuídas com um comportamento quase de hatch. No limite a traseira tende a sambar um pouco – só que menos que a maioria dos modelos de bumbum saliente.
O HB20S bate seco a suspensão traseira, dando barulho de fim de curso. Quase como se houvesse algo no porta-malas que saísse do lugar e batesse no forro acarpetado. Faltou o cuidado que houve com o hatch na suspensão do sedã. Só um exemplo de economia que não deveria ter sido feita junto da falta de tinta no interior do capô e do porta-malas.
![Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Hyundai-HB20S-Platinum-Plus-6_edited-750x450.jpg)
Veredicto
Desde que essa geração do Hyundai HB20S foi lançada, todo mundo só sabia falar sobre o visual. Que é feio, que parece um bagre ou outros termos pejorativos. O tempo passou e nos acostumamos a ver ele nas ruas e não mais ofender aos olhos. Não é o mais bonito da categoria (posto disputado por Versa e City), mas não é um carro ofensivo.
Só que bastou o público dirigir o HB20S, sentir suas qualidades ao volante, prestar atenção no acabamento mais bem cuidado que os rivais e na lista de itens de série com equipamentos verdadeiramente relevantes para perceber que ali está um sedã com fortíssimo apelo para o bolso e também para o prazer ao dirigir.
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