![Ford Bronco Sport [divulgação] Ford Bronco Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Bronco-Labirinto-0749_edited-990x556.jpg)
Organizando a casa com SUVs e picapes, a Ford apresentou seu mais novo cavalo no estábulo. O Bronco Sport chega para ser a alternativa off-road da marca no segmento de SUVs médios dominado pelo Jeep Compass. Posicionado acima do Ford Territory, ele será oferecido em versão única por R$ 256.900. Mas será que é suficiente contra o rei da categoria?
A Ford decidiu posicionar o Bronco Sport como um rival de Land Rover Discovery Sport, BMW X1, Mercedes-Benz GLA, Jaguar E-Pace e Audi Q3. Só esqueceu de citar o Volvo XC40 por ser híbrido. Contudo, o modelo tem porte e proposta na mira do Jeep Compass Trailhawk que custa R$ 216.990. Será que ele consegue encarar a briga no andar de cima?
Recheio pesado
Para o Brasil, a Ford criou a versão Wildtrack que traz uma combinação de itens das variantes Badlands e First Edition norte-americanas. É o Bronco Sport mais completo quanto possível. De série ele traz teto solar, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa e reconhecimento de placa.
A lista é um pouco mais completa que a do Jeep Compass Trailhawk e também que rivais premium com preço semelhante. Para atingir tal nível de equipamentos, os preços dos rivais chegam nas alturas.
![Ford Bronco Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Bronco_Tanque-9846_edited-750x450.jpg)
Lado Sport
Debaixo do capô do Ford Bronco Sport reside um motor 2.0 quatro cilindros turbo de 240 cv e 38 kgfm de torque. Os números são parecidos com o motor diesel do Compass, mas a entrega é diferente. O Bronco tem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos – tempo considerado de muito carro esportivo de antigamente.
Para um SUV de quase duas toneladas (1.712 kg), chegar aos 100 km/h em tão pouco tempo mostra sua vocação para acelerar bem. Ele tem entrega farta de torque e ganha velocidade sem dificuldades. A Ford fez um ótimo trabalho com a transmissão automática de oito marchas.
Em curvas mais fortes, o Bronco Sport luta com sua generosa altura, mas não faz feio. O sistema de vetorização de torque e a tração nas quatro rodas acionada sobe demanda fazem com que o parrudo SUV médio se mantenha na trajetória mesmo em curvas com o pé pesado.
![Ford Bronco Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Bronco_Terra-6580_edited-750x450.jpg)
Lado Bronco
A suspensão é outro grande mérito desse bom comportamento. Ela evita que o Bronco Sport sacoleje demais e absorve com maestria as superfícies ruins do asfalto e da terra. Mesmo em chão de terra batida, típico criador de rangidos de acabamento, o SUV se mantém sereno e pouco passa das irregularidades para dentro da cabine.
Colocando o modo GOAT (Goes Over Any Terrain – vai a qualquer terreno) em ação, o Bronco Sport revela seu verdadeiro lado off-road. Ele conta com modos lama, areia, pedra, eco, sport, normal e superfícies escorregadias. Cada um deles atua de maneiras diferentes nos controles eletrônicos, direção, acelerador e câmbio.
Em trechos off-road, o SUV se mostrou verdadeiramente parrudo, vencendo sem dificuldades trechos lamacentos ou difíceis. Locais, os quais, somente um carro verdadeiramente 4×4 passaria. Assim como Jeep Wrangler se orgulha do Renegade quando ele enfrenta o off-road, o Bronco deve sim se orgulhar da performance aventureira do Bronco Sport.
![Ford Bronco Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/INTERNA-1_edited-750x450.jpg)
Ambiente estrelado
Um dos destaques do Ford Bronco Sport é sua cabine. Ela tem bom acabamento, com superfícies emborrachadas e bons encaixes. Tudo no mesmo nível do Jeep Compass, que é referência na categoria. Mas ainda longe dos modelos premium que a Ford diz que ele briga.
Há plásticos duros em algumas partes da cabine e em toda forração da porta traseira. É, de fato um ótimo acabamento, mas para um modelo generalista, não premium. Destaque para a tela de ótima definição no centro do painel e para a central multimídia fácil de mexer. O visual combina elegantemente marrom com preto.
Veredicto
O Bronco Sport é uma luz positiva no futuro da Ford. Mecanicamente muito bem acertado, verdadeiramente parrudo para o off-road e competente para a cidade, o SUV mostra qualidade superior a modelos que antes a marca oferecia. O preço na casa dos R$ 250 mil faz pensar que a Ford poderia muito bem trazer versões 1.5 turbo para brigar com o Compass.
>>Bronco Sport: Ford vai tirar o sono do Compass diesel no Brasil?
>>Chevrolet S10 pode ter versão Z71 para brigar com Ford Ranger Storm
>>Ford revela o Evos: SUV cupê que substituirá Fusion e Mondeo