A Fiat Strada, lançada em outubro de 1998, rapidamente se tornou um dos best-sellers do mercado, competindo com a Ford Courier e a veterana Volkswagen Saveiro à época. Assim como o DeLorean DMC-12 da triologia “De Volta para o Futuro”, a caminhonete compacta do fabricante de Betim (MG) se adaptou às mudanças dos tempos, mantendo suas qualidades, especialmente a capacidade de carga.
Com 26 anos no Brasil, a segunda geração da Fiat Strada chegou em 2020, oferecendo versões com duas ou quatro portas. Desde o ano passado, o motor turbo também está disponível, assim como em outros modelos da Stellantis, como o Peugeot 208 e o Fiat Fastback.
Atualmente, a Fiat Strada é oferecida nas versões: Endurance Cabine Plus (a partir de R$ 104.990), Freedom Cabine Plus (R$ 111.990), Freedom Cabine Dupla (R$ 119.990), Volcano Cabine Dupla (R$ 121.990) e Volcano Cabine Dupla automática (R$ 127.990). As duas topo de linha, Ranch e Ultra, com motor 1.0 turbo T200, são comercializadas por R$ 139.990.
A segunda geração da Fiat Strada abandonou a plataforma derivada do Palio, que também servia de base para o sedã Siena e a perua Palio Weekend. Em vez disso, adotou a arquitetura MPP (Modular Platform Pickup), com 90% do underbody feito de aços de alta e ultra-alta resistência.
A caminhonete compacta mede 4,44 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura (com barras longitudinais de teto) e 2,73 m de entre-eixos. Comparada à primeira geração, que substituiu a Fiorino Pick-Up, cresceu 6,5 cm em comprimento, 6,7 cm em largura, 6,5 cm em altura e 1,9 cm no entre-eixos. Essas maiores dimensões ajudaram no melhor acesso à cabine, facilitado pelas quatro portas, em comparação à versão Adventure Locker de três portas lançada em 2009.
Para reduzir custos, a Strada compartilha alguns componentes com o Fiat Mobi, como o para-brisa dianteiro, a coluna A e as folhas das portas dianteiras. Embora mais confortável que a Volkswagen Saveiro Extreme, o entre-eixos da Strada, de 2,73 m, é inferior ao da Chevrolet Montana (2,80 m) e da Renault Oroch (2,82 m); a Saveiro Extreme possui 2,75 m.
Uma vez dentro, o encosto do banco traseiro tem uma inclinação que pode ser cansativa em trajetos longos, e o conforto do quinto ocupante é prejudicado pelo porta-copos integrado com entrada USB para carregamento de gadgets. Além disso, o estribo lateral pode ser inconveniente, sujando a calça ou dificultando o acesso à cabine.
Em uma viagem com três adultos e uma criança para Pirassununga (SP), foi necessário empurrar o banco do carona para acomodar a cadeirinha, o que limitou o espaço para as pernas do ocupante frontal. O acabamento da Fiat Strada utiliza plásticos de boa qualidade e áreas revestidas nas portas, transmitindo uma sensação de maior requinte, embora o quadro de instrumentos analógico tenha um grafismo que poderia ser melhorado.
Apesar do preço de R$ 139.990, a Fiat Strada Ranch peca em alguns equipamentos básicos, como o controlador de velocidade, essencial em viagens longas, e a entrada e partida sem chave. Além disso, não possui assistentes de condução e a coluna de direção é ajustável apenas em altura.
No entanto, de série, estão disponíveis airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampas, bancos revestidos em vinil, carregador de smartphone por indução, câmera de ré, coluna de direção ajustável em altura, controles eletrônicos de tração e estabilidade, multimídia de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento, ventilação, tela TFT de 3,5 polegadas e volante revestido em couro.
Motor turbinado
A versão Ranch oferece respostas eficientes ao pedal do acelerador, ganhando ou retomando velocidade rapidamente. O motor tricilíndrico trabalha suavemente, com baixa vibração. Acima de 4.000 rpm, o barulho metálico característico dos motores tricilíndricos é perceptível.
Essa configuração Ranch se destaca em relação ao motor 1.3 Firefly naturalmente aspirado, que rende até 109 cv e 14,2 kgfm com etanol. Aliás, a Fiat Strada Ranch T200 entrega 130 cv e 20,4 kgfm, superando o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros naturalmente aspirado em 21 cv e 6,7 kgfm.
Ainda falando de números de desempenho, a Chevrolet Montana 1.2 entrega 133 cv e 21,4 kgfm, a Renault Oroch 1.3 TCe oferece 170 cv e 27,5 kgfm, e a Volkswagen Saveiro Extreme 1.6 tem 116 cv e 16,1 kgfm.
A Strada Ranch precisa de 9,5 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h. Em comparação, a versão com motor 1.3 Firefly faz de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge 165 km/h de máxima.
De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Strada Ranch T200 faz 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, e 12,1 km/l e 13,2 km/l com gasolina.
A condução da Strada Ranch é diferente de um utilitário esportivo, mas suas suspensões McPherson na frente e eixo rígido na traseira garantem um bom comportamento. A calibração absorve bem as irregularidades do piso, embora algumas batidas secas possam ser sentidas dependendo das condições do piso.
Os freios da Fiat Strada foram recalibrados para suportar o desempenho aumentado e utilizam discos ventilados de 284 mm no eixo frontal. Na configuração Volcano 1.3 AT estão presentes discos ventilados de 257 mm de diâmetro.
Os pneus de uso misto 205/55 R16 são silenciosos e o vão livre para o solo de 18,5 cm, junto com ângulos de entrada (23º) e saída (29º), ajudam a evitar raspadas em lombadas ou valetas. A caixa de direção assistida eletricamente é mais direta em comparação às versões com motor 1.3 Firefly, o que melhora a dirigibilidade.
Projetada para suportar peso na caçamba (650 kg ou 844 litros), a tampa do compartimento de carga suporta até 400 kg e pode ser manuseada com uma mão por conta da leveza de operação. A área de carga mede 1,17 m de comprimento, 1,31 m de largura e 60,6 cm de altura.
Para comparar, a Chevrolet Montana oferece 874 litros e 600 kg, a Renault Oroch 683 litros e 650 kg, e a Volkswagen Saveiro Extreme 580 litros e 605 kg.
Veredicto
Se você está pensando em trocar um SUV por uma caminhonete, é importante considerar que as bagagens podem se movimentar na caçamba e, mesmo com a capota marítima, a poeira e a chuva podem entrar.
A Fiat Strada Ranch, embora custe mais de R$ 139.000, oferece uma maior versatilidade e pode ser uma alternativa interessante para quem não pode adquirir uma Fiat Toro ou tem espaço limitado na garagem para estacionar um utilitário com dimensões mais generosas.
Você consideraria a Fiat Strada Ranch? Deixe sua opinião nos comentários!