Durante muitos anos, ter um SUV cupê era coisa de rico, ou de quem tinha coragem de ter um SsangYong. Volkswagen e Fiat provaram que esse tipo de categoria também pode ser das massas com Nivus e Fastback. Mas, com novidades apresentadas em ambos no final de 2024, era hora de um novo comparativo entre Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Para o novo embate, convocamos o Fiat Fastback Impetus, a versão topo de linha com motor 1.0 três cilindros semi-híbrido, contra o Volkswagen Nivus Highline com o kit Outfit. Vale lembrar que neste ano o VW receberá a versão GTS para poder brigar com o Fastback Abarth. Já o SUV da Fiat conta com duas versões com motor 1.3 turbo no catálogo.
Preços: Fiat Fastback Impetus e Volkswagen Nivus Highline
Tanto o Fiat Fatback Impetus Hybrid quanto o Volkswagen Nivus Highline usados no comparativo contam com opcionais. No seco, o Fiat sai por R$ 165.990, enquanto o VW custa R$ 160.790. Contudo, o Fastback adiciona R$ 1.990 pela cor Branco Banchisa com teto preto, R$ 1.340 pelo revestimento de couro claro e R$ 2.990 pelos serviços conectados.
Ao todo, temos um carro de R$ 172.310, exatos R$ 3.050 a mais que o Nivus todo equipado. Para compor o preço do SUV alemão é preciso adicionar R$ 2.160 pelo pacote Outfit (detalhes cinza substituídos por preto brilhante e couro interno azul), pacote Adas de R$ 4.560 e R$ 1.750 pela cor Azul Turbo.
Motor e câmbio
Mecanicamente falando, temos dois carros bastante semelhantes. Nivus e Fastback contam com motor 1.0 três cilindros turbo com injeção direta e o mesmo torque: 20,4 kgfm. O TSI rende 128 cv, enquanto o T200 entrega 130 cv. Contudo, a Fiat instalou um sistema semi-híbrido no seu modelo para ajudar no consumo.
Tecnicamente não se trata de um sistema híbrido de verdade, visto que o motor elétrico não impulsiona as rodas sozinho. Na realidade, a eletrificação se dá por conta da substituição do motor de partida e do alternador por um pequeno motor elétrico que auxilia o 1.0 turbo para reduzir consumo e emissão de poluentes.
A transmissão também é diferente nos dois. O Volkswagen Nivus usa uma caixa automática tradicional de seis marchas, que já está evidentemente cansada. Já o Fiat Fastback conta com um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. Ambos trazem troca de marcha no volante e na manopla de câmbio.
Consumo do Fiat Fastback e do Volkswagen Nivus
Oficialmente, o INMETRO marca que o Fastback faz 12,6 km/l na cidade com gasolina e 13,9 km/l na cidade. Já o Nivus faz 12,4 km/l e 14,8 km/l no mesmo regime. Já com etanol, o Fiat marca 8,9 km/l e 9,8 km/l entre cidade e estrada, contra 8,6 km/l e 10,3 km/l do rival. Ou seja, se pega mais estrada, vá de Nivus, se é da cidade, fique com o Fastback.
Entretanto, nossos testes mostraram uma discrepância grande. Com etanol, o Fastback não passou de 6 km/l na cidade, enquanto na estrada marcou 11 km/l cravado. Em contrapartida, tivemos o Nivus com 9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, também abastecido somente com etanol. Na prática, o VW é mais econômico.
Experiência ao volante
Números são incontestáveis, mas a experiência ao volante é algo mais subjetivo. Mas é discrepante a diferença entre os dois modelos. Como o Volkswagen Nivus é nascido de uma plataforma mais moderna e segura que a do Fiat Fastback, fica bem claro o quão melhor para dirigir ele é.
A carroceria é mais firme, sólida e a dinâmica em curvas é mais interessante. Além disso, ele não força a barra colocando o banco alto demais ou apelando para paineis altos para parecer um SUV parrudo. O Nivus não nega que é um hatch altinho e até deixa isso evidente no fato de ter suspensão mais dura e volante nitidamente mais pesado.
O Fastback é mais voltado ao conforto, tendo direção extremamente leve para manobras e constantemente menos pesada do que a do rival. Há ainda de notar que o rodar é mais macio e a absorção de impactos é melhor que do Nivus. Contudo, o Fastback é mais desengonçado, dando a sensação de que tem algo de errado com ele.
A resposta dos motores é bem parecida, entregando bom torque e a vivacidade instigante que um 1.0 turbo é capaz de proporcionar. Todavia, o câmbio do Fastback é muito superior ao do Nivus. A cansada caixa de seis marchas do VW se perde nas trocas, segura marcha na cidade e reduz desnecessariamente na estrada.
Além disso, constantemente dá fortes trancos ao trocar de drive para a ré. Já o CVT do Fastback sabe muito bem o que está fazendo o tempo todo. Não costumo gostar de caixas continuamente variáveis, mas a Stellantis acertou com maestria a transmissão. Entretanto, apesar do delay de acelerador e do câmbio chato, o Nivus é mais gostoso de dirigir.
Sistemas de auxílio à condução
De série, os dois SUVs contam com frenagem autônoma de emergência, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. O Nivus Highline só traz o alerta de mudança de faixa e o sistema de permanência em faixa como opcional, mas ele é mais bem calibrado que o sistema de série do Fastback.
Além disso, só o Volks conta com frenagem autônoma em manobra, alerta de tráfego cruzado e alerta de ponto cego (esses dois últimos parte do pacote Adas). De série, o piloto automático adaptativo também é oferecido, mas no pacote opcional ele traz função stop and go, que ajuda muito no trânsito – algo que o Fastback não tem. O Fiat tem farol alto automático.
Itens de série do Fastback Impetus e do Nivus Highline
De série, os dois modelos contam com quatro airbags, chave presencial, painel de instrumentos totalmente digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e retrovisores elétricos.
Há ainda faróis full-LED com acendimento automático, monitoramento de pressão dos pneus, vetorização de torque, ar-condicionado digital de uma zona, volante com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, rodas de liga-leve, start-stop (que não pode ser desativado no Fiat) e banco do motorista com ajuste de altura.
Só o Fiat Fastback Impetus traz freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e luz de neblina dianteira. Já o Nivus Highline tem como exclusividade os airbags de cortina, indicador de fadiga, limpador traseiro e faróis com regulagem de altura.
Interior
Aqui há um verdadeiro equilíbrio. O acabamento geral do Nivus é mais simples do que do Fastback, que usa plásticos de melhor qualidade e um jogo interessante de texturas. Mas a Volkswagen tocou em alguns pontos críticos ao modelo da Fiat. As portas, por exemplo, tem uma larga faixa de tecido e duas sessões de couro no Nivus.
Já o Fastback tem plástico mole onde os braços encostam e uma mixuruca faixa de couro onde o cotovelo apoia. Já o painel do modelo italiano tem qualidade bem superior e menos rebarbas, ainda que o alemão tente rebater com mais couro revestindo plásticos do que o rival.
Por falar em couro, ainda que a qualidade do couro do volante e dos bancos do Nivus tenha melhorado muito, os do Fastback são ainda mais sofisticados. Já no espaço interno, os dois são bem apertados, mas o VW é ligeiramente mais arejado e espaçoso – reforço: ligeiramente. No porta-malas, o Fastback humilha om 516 litros contra 415 litros do Nivus.
Quando comparadas as telas, o Volkswagen tem vantagem. A VW Play Connect e o painel de instrumentos totalmente digital tem mais recursos e qualidade do que os usados pela Fiat. São telas mais fáceis de serem lidas e com facilidade maior de uso. A única coisa que o Fastback é substancialmente melhor é na qualidade da câmera de ré.
Veredicto
O modelo da Stellantis é mais caro e não tem mais equipamentos, mas tem porta-malas bem maior e uma leve sensação de ser mais sofisticado. Contudo, o Nivus é mais bonito, harmonioso e bem melhor para dirigir. Quando colocadas todas as cartas na mesa e analisado ponto a ponto, o Volkswagen Nivus sai como campeão desse comparativo com uma margem bem pequena.
Mas se você simpatiza mais com o Fiat Fastback ou fez uma negociação melhor na concessionária da Stellantis, não estará em tão grande desvantagem assim. O caso de Volkswagen Nivus Highline Outfit e Fiat Fastback Impetus Hybrid é, literalmente, de tanto faz.
Você levaria qual dos dois SUVs para casa? Fiat Fastback ou Volkswagen Nivus? Conte nos comentários.