Viagem especial

Dia das mães especial a bordo da Mitsubishi L200 Triton Sport

Em homenagem a esta data, a Mitsubishi levou alguns jornalistas para uma viagem com suas mães a bordo da Mitsubishi L200 Triton Sport

Dona Bernadete e a Mitsubishi L200 Triton Sport [Auto+/Leo Alves]

A Mitsubishi fez um evento bem fora do tradicional nesta semana. Durante dois dias, eu e alguns jornalistas tivemos a oportunidade de andarmos na L200 Triton Sport com nossas mães. O roteiro nos levou até Campos do Jordão, no interior de São Paulo, mas a ideia não era aproveitar a cidade famosa pela sua temporada de inverno. Fomos para lá para explorar as trilhas da região com a caminhonete.

Antes de seguir com o texto, acho que é válido uma reflexão para este Dia das Mãe. Afinal, há quanto tempo você não tira um tempo de qualidade com a sua mãe? O tempo é algo implacável, e sabemos que não vamos estar aqui para sempre. Valorize esses momentos com sua mãe, pois ter uma experiência como essa não tem preço. Espero que eu consiga transmitir nos próximos parágrafos como foi ter essa vivência com a dona Bernadete.

Dia 1: a Mitsubishi L200 Triton Sport na rodovia

Nossa viagem se iniciou em um terreno que a Mitsubishi L200 Triton Sport tira de letra: a rodovia. Vale mencionar que as mães podiam dirigir também nesse evento, mas infelizmente minha mãe está há bastante tempo sem assumir o controle de um carro. Mas sei que na próxima viagem ela estará no comando.

Mitsubishi L200 Triton Sport [Auto+/Leo Alves]

Por isso, eu dirigi o tempo todo. Saímos de São Paulo rumo a Campos do Jordão pelo caminho habitual: pela rodovia Ayrton Senna, depois pela Carvalho Pinto, até sairmos rumo à cidade. No entanto, em vez de subirmos toda a serra, pegamos um atalho off-road, para já sentir do que a Mitsubishi L200 Triton Sport é capaz.

Andamos durante alguns minutos em uma estrada de terra, com o sistema 4×4 acionado. E a caminhonete seguiu sem maiores problemas. Lá dentro, eu e minha mãe sacudimos um pouco, já que esse tipo de terreno sempre causa alguns sacolejos para os ocupantes, mas nada fora do comum.

Depois disso, paramos algumas vezes para um café e depois fomos até o hotel, onde tivemos tempo para descansar e depois aproveitarmos o jantar.

Dia 2: todas as funções à prova

No segundo e último dia de viagem, foi possível conhecer todos os recursos disponíveis da Mitsubishi L200 Triton Sport. E o objetivo era esse mesmo, sabermos para o que serve cada uma das funções da caminhonete.

Mitsubishi L200 Triton Sport [Auto+/Leo Alves]

No começo, apenas utilizamos o sistema 4×4 convencional. Mas quando o caminho se tornou mais complicado, foi necessário apelar para a reduzida, no modo 4HLLc, mais indicado para o terreno e que aumenta a força da picape. Para acioná-lo, é preciso colocar o câmbio automático no N, para desengatar, e girar o seletor de tração até o final.

É curioso notar o quanto o comportamento da Mitsubishi L200 Triton Sport muda. As marchas são encurtadas e a velocidade é reduzida, já que o objetivo é aproveitar melhor a força do motor 2.4 de 190 cv e 43,9 kgfm de torque. Ainda com a reduzida ativada, encaramos um trecho com fortes declives, onde foi necessário utilizar o assistente de descida. Com ele, a caminhonete desceu tudo com mais segurança e sem a necessidade de pisar no freio.

Passado esse trecho, foi a hora de usar o modo 4HLc, que é o segundo modo 4×4 disponível, mas sem ser uma reduzida. Ele é mais indicado para terrenos de cascalho mais solto, como estávamos, mas também lama e areia. Nesse modo, a caminhonete volta a ter um comportamento mais convencional em relação ao desempenho, mas com o diferencial central bloqueado.

Depois de outro café e um almoço, chegou a hora de voltarmos para casa. E a felicidade da minha mãe era visível. Ela estava encantada com o passeio e com a oportunidade de rodar com a Mitsubishi L200 Triton Sport em um roteiro bastante especial.

Experiência única

Esse evento não tinha como objetivo apresentar o produto. Claro que tive a chance de conhecer melhor a L200 Triton Sport, mas foram dias dedicados a um contato melhor entre filhos e mães, além de darem a elas a oportunidade de como é nosso trabalho em viagens como esta.

Para mim, o mais especial foi ter passado momentos incríveis com minha mãe, que tem enfrentado, e vencido, um câncer desde o ano passado. Ver ela feliz, encantada com a viagem e com o passeio foi o maior presente que já tive nesses 10 anos como jornalista.

Como foi o Dia das Mães para você? Conte nos comentários como foi essa data tão especial.