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Tudo novo!

Chevrolet Equinox RS veste roupa de festa, mas está preparado para o baile? | Avaliação

O Chevrolet Equinox está completamente novo tanto por fora quanto por dentro e ainda oferecendo uma dirigibilidade interessante

Chevrolet Equinox RS vermelho parado de frente com plantas ao fundo
Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Desde sua chegada ao Brasil, em 2018, o Chevrolet Equinox sempre apostou em linhas que priorizam mais a função do que a fórmula. Na época, o motor 2.0 turbo, emprestado do Camaro e combinado à tração AWD, arrancava sorrisos com seu comportamento intempestivo, entregando 262 cv e 37 kgfm.

De uma pegada bruta para um comportamento mais condizente com a proposta, o SUV trocou a mecânica de 2 litros pelo motor 1.5 turbo. Agora, mudou completamente, do teto às rodas. Essa transformação reflete a nova linguagem estilística do fabricante, que, convenhamos, deixou o modelo mais atraente em relação ao seu antecessor.

O novo Equinox chega para dividir atenções tanto com os rivais a combustão tradicionais quanto com as opções híbridas disponíveis no nosso mercado. Ele desembarca nas concessionárias em duas versões: a RS, com rodas grandes, detalhes em preto brilhante e toques de vermelho na cabine; e a Activ, que exibe um estilo aventureiro.

Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Ambas custam R$ 275.790. Porém, paralelamente ao estilo do exterior, a configuração Activ em relação à RS traz um recheio de série extra. A Activ incorpora retrovisor central com câmera, luz de neblina dianteira, câmeras de 360º e alerta de tráfego cruzado com detecção de pedestres.

Chevrolet Equinox assume um design dinâmico

Em contrapartida, a RS exibe belas rodas de 20 polegadas, enquanto, na Activ, as rodas têm 19 polegadas. Outro detalhe da Activ é a presença de cromo escurecido na dianteira, para-choque com mais áreas em preto, a cor verde exclusiva da carroceria (vermelha na RS) e um interior com detalhes em caramelo.

Independentemente da versão, as duas opções trazem a cor preto brilhante aplicada nas barras longitudinais de teto, nos logotipos e na gravata da Chevrolet. Tudo vai do gosto do consumidor, já que o preço é o mesmo para ambas as configurações. No fim das contas, o Equinox assumiu um visual alinhado aos SUVs vendidos nos Estados Unidos e mais dinâmico que o antecessor.

Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

O conjunto óptico frontal dividido segue a tendência lançada pela caminhonete Montana e replicada no Spin, de forma similar ao design dinâmico que agora capta novos clientes e se alinha ao Blazer EV RS, vendido por iniciais R$ 495.790, e a outros modelos comercializados nos Estados Unidos, como o Trax e o Trailblazer.

Se gosto é subjetivo, convenhamos que o Chevrolet Equinox subiu um degrau na escala de beleza ao abandonar as linhas ligeiramente genéricas de antigamente. Não digo que era feio, apenas sem personalidade. Essa nova pegada do exterior foi transmitida para a cabine, e, ao abrir a porta, há um choque de realidade.

Cabine moderna

A configuração RS mostra uma cabine escurecida com a inclusão de muitos detalhes em vermelho, que aparecem nas saídas circulares de ar, no painel e nas costuras contrastantes ao azul. De início, é uma temática legal, mas pode cansar com o tempo; tudo é uma questão de gosto. Caso fosse comprar, preferiria o interior da Activ.

O tempo é implacável, e o interior do Chevrolet Equinox já demonstrava sinais de idade. Isso mudou radicalmente. Agora, temos uma cabine moderna e muito bem construída, exibindo bons materiais e acabamentos bem executados.

Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

A experiência começa com os bancos, que têm espumas de boa densidade e são macios no assento, no encosto e nas abas laterais. A posição de dirigir é fácil de ajustar, com bancos frontais ajustáveis eletricamente e coluna de direção regulável em altura e profundidade, embora o ajuste seja manual.

O conjunto de telas inclui um painel de instrumentos de 11 polegadas e uma central multimídia de 11,3 polegadas, ambas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, internet 5G embarcada (primeiro GM no Brasil) e sistema Google integrado, com Google Maps nativo. As telas têm gráficos de alta qualidade e ótima resolução, contribuindo para a visualização de informações como consumo e navegação.

A central multimídia responde rapidamente aos toques, mas alguns comandos, como o ajuste dos faróis e informações de consumo, dependem do sistema, o que poderia ser mais prático com controles físicos. É um ponto negativo do SUV, embora seja questão de costume. Confesso que, em uma semana com o carro, não consegui me adaptar.

Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Espaço interno e porta-malas

O Chevrolet Equinox passou a medir 4,65 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,71 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. São proporções quase idênticas às do modelo anterior, mas ele oferece melhor habitabilidade para quem viaja no banco traseiro, com a sensação de amplitude aumentada pelo teto solar panorâmico.

Pessoas com mais de 1,80 m de altura acomodam-se bem, e o entre-eixos de 2,73 m garante bom espaço para as pernas. Além disso, há saídas de ar dedicadas e materiais macios ao toque na segunda fileira de bancos, padrão que se estende por todo o habitáculo.

No porta-malas, a capacidade é de 469 litros (1 litro a mais que o anterior), com tampa motorizada para abertura e fechamento, o que traz mais conforto.

Motor 1.5 turbo

O motor 1.5 turbo e injeção direta ganhou 5 cv, entregando 177 cv e 28 kgfm. A grande novidade, no entanto, está na transmissão automática de oito marchas, substituindo a antiga de seis velocidades.

Apesar de não ser esportivo, o Chevrolet Equinox RS é agradável de dirigir, com respostas suaves e progressivas do motor. O novo câmbio contribui para melhor desempenho e consumo: 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Motor Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Ele vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 196 km/h. A estabilidade é excelente, graças ao bom acerto das suspensões (McPherson na dianteira e multibraço na traseira), que também garantem conforto em pisos irregulares.

A direção elétrica é leve em baixas velocidades e ganha peso adequado em velocidades maiores, contribuindo para o bom comportamento dinâmico do Chevrolet Equinox.

Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Veredicto

O Chevrolet Equinox transformou radicalmente comparado ao modelo antecessor, o que trouxe um visual atraente e belo aos olhos. Bonito ele é, assim como bom de andar, com o fôlego extra proporcionado pela união do motor 1.5 turbo ao câmbio automático de oito marchas.

No entanto, ambas as configurações poderiam oferecer o mesmo pacote de itens de série, enquanto o preço pode ser um inconveniente para uma parcela dos consumidores por invadir a praia dos modelos híbridos.

Chevrolet Equinox RS parado de traseira com plantas ao fundo
Chevrolet Equinox RS [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

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