Renovado, agora o SUV quer mais

Chevrolet Equinox 2025 finalmente tem o molho| Impressões

Mudança de geração do Chevrolet Equinox traz personalidade ao SUV médio para finalmente tirá-lo do esquecimento

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de frente
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

Quando foi lançado no Brasil em 2018, o Chevrolet Equinox ganhava o coração do público pelo motor 2.0 turbo de Camaro conjugado a tração 4×4. O tempo passou e o modelo perdeu o motor potente e se tornou mais um no segmento abarrotado dos SUVs médios. Mas fãs da GM, respirem aliviados, o Chevrolet Equinox 2025 voltou a ter personalidade.

Não foi dessa vez que o motor 2.0 turbo voltou. Isso não aconteceu nem lá na gringa, ele permanece com motor 1.5 quatro cilindros turbo, mas que ganhou uma injeção de 5 cv na nova geração, batendo os 177 cv. O torque ficou em 28 kgfm, que é suficiente para empurrar o SUV aos 100 km/h em 9,3 segundos.

O que quero dizer com o molho é a personalidade. O Chevrolet Equinox voltou a ser um carro de caráter bem marcado. O modelo anterior era um tanto quanto genérico e extremamente sem graça. Em um segmento no qual o consumidor se dá o direito de ser passional, não ter brilho se traduz em vendas fracas.

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de traseira
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

Estilo para todos

Algo que merece elogios à Chevrolet é o fato de ter deixado as versões RS e Activ com o mesmo preço de R$ 267.000. Você escolhe o estilo aventureiro ou esportivo do novo Equinox 2025 de acordo com a sua preferência. Não é obrigado, como acontece na Ram Rampage, a mudar de versão por equipamento.

A não ser que faça questão de quatro itens, que inexplicavelmente estão somente no Activ: retrovisor central com câmera, sistema de câmeras 360º, luz de neblina dianteira e alerta de tráfego cruzado com detecção de pedestres. A única vantagem do RS é a presença de roda de liga-leve uma polegada maior (20” contra 19”).

grade frontal do Chevrolet Equinox Activ
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

No Equinox Activ há presença de cromo escurecido na dianteira, para-choques com maior área em preto, rodas menores com visual aventureiro e interior com detalhes em caramelo como destaque. A cor verde é exclusiva dessa variante, enquanto a RS tem o tom vermelho como sua cor de destaque.

Ambos trazem detalhes em preto na parte externa, como barra de teto, logotipos e emblema da Chevrolet. Já o interior do RS conta com costuras em azul e vermelho, além de detalhes de destaque em vermelho escuro. A temática geral da cabine é em preto. Particularmente, prefiro o estilo do Activ.

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de traseira
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

Externamente, a carroceria mais quadrada deu personalidade ao carro. O modelo antigo se parecia muito com um Cruze SUV de linhas genéricas que tentava agravar a muita gente sem ofender ninguém. O novo Equinox é mais americano, com carroceria bem quadrada e parruda, parecendo um carro mais caro.

Melhorias perceptíveis

Se a geração anterior já havia mostrado que o interior estava cansado, o novo mostra os rumos que a Chevrolet já tem seguido em seus carros novos. O painel de instrumentos de 11 polegadas é ligado à central multimídia de 11,3 polegadas e ambas as telas são excelentes.

interior do Chevrolet Equinox Activ com acabamento caramelo
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

Os gráficos são limpos e fáceis de ler, com personalização do painel a ponto de colocar o Google Maps diretamente nele. A central é veloz, fácil de usar e bonita. Pena que para ligar o farol ou zerar o hodômetro seja preciso operar os comandos pela central multimídia. Algo bem confuso.

Vale ressaltar que o Chevrolet Equinox é o primeiro modelo da GM no Brasil com internet 5G à bordo. Ele traz Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas o sistema que opera a central é Google, tendo como vantagem a presença nativa de Google Maps e outros aplicativos úteis. Quase dispensa seu celular.

A qualidade geral da cabine deu um salto gigantesco. Os materiais são bem melhores, com mais áreas macias ao toque. Além disso, o tecido estilo suede usado na parte central dos bancos do Activ tem toque agradável e permite que o corpo não esquente tanto quanto se fosse couro.

O espaço interno continua referência na categoria, mas o banco traseiro está mais confortável. Já o porta-malas carrega 469 litros, sendo um dos maiores da categoria. Nas duas versões a abertura é elétrica. Além disso, todo Chevrolet Equinox 2025 vendido no Brasil conta com teto solar panorâmico.

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de frente
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

É no ajuste

Como dito anteriormente, a Chevrolet deu 5 cv a mais no motor 1.5 quatro cilindros turbo, subindo o poderio aos 177 cv e 28 kgfm de torque. A maior diferença, contudo, foi a transmissão automática, que agora é de oito marchas e é um sistema bem semelhante ao da S10.

O câmbio é o maior responsável pelas respostas mais ágeis do Equinox 2025. Ele não tem delay nas retomadas, tomando fôlego rápido. Contudo, as marchas mais altas não têm tanto fôlego, exigindo que o motor baixe bem as marchas para que o SUV dispare.

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de traseira
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

Ele não é um carro especialmente rápido, ficando mais próximo do desempenho do Jeep Commander 1.3 do que do 2.0 turbo. Ainda assim, é um automóvel que gosta de altas velocidades. Trafegar com o Equinox a 140 km/h é tranquilo para ele, sendo brindado por uma invejável estabilidade.

Pensado para o conforto, ele tem uma direção bem precisa e bem calibrada. Não é mole demais, nem pesada, mas nitidamente é mais voltada ao lado da leveza das coisas. Já a suspensão foi nitidamente pensada para o mercado norte-americano e para o chinês. 

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de frente
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

Ou seja, o Equinox é mais mole, inclinando bastante nas curvas mais fechadas e absorvendo bem os impactos. Ele renega qualquer tipo de intenção esportiva, mesmo no RS, já que o acerto de suspensão é igual ao do Activ. Não chega ao nível de moleza de um Dolphin Mini, está muito longe disso, pois não chacoalha sem necessidade. É estável, mas não plantado como um VW ou Honda.

Vale um destaque especial para o isolamento acústico. Ele conta com cancelamento de ruídos, mas um tratamento especial nos vidros. Eles têm isolamento acústico forte, além de proteção de calor, não deixando a cabine ficar um forno. Somente os pneus que são bem ruidosos.

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de traseira
[Auto+ / João Brigato

Veredicto

Com todas as mudanças feitas pela Chevrolet no novo Equinox 2025, o SUV médio finalmente poderá encontrar o espaço merecido no mercado. O modelo anterior sempre teve vendas tímidas por custar caro e não trazer nada de especial. Era um carro bom e ponto.

Agora, o novo Equinox tem visual cativante, dirigibilidade verdadeiramente agradável, interior refinado e bem tecnológico, além de um bom posicionamento das duas versões para serem escolhidas de acordo com o gosto. O único problema segue sendo o buraco de preço entre ele e o Tracker.

Chevrolet Equinox Activ verde em uma calçada de paralelepípedo parado de frente
Chevrolet Equinox Activ [Auto+ / João Brigato]

Por conta dessa diferença grande de preco que existe entre os dois SUVs, a Chevrolet não consegue fazer uma escada, em que o cliente se mantém fiel ao sair de um Tracker e caminhar até o Equinox. Isso causa fuga para Jeep, BYD e GWM, que fidelizam o comprador que acaba por esquecer (de novo) do Equinox.

Você teria um Chevrolet Equinox? Acha que as mudanças tornaram o SUV mais atraente? Conte nos comentários.