![CAOA Chery Arrizo 6 PRO [Auto+ / João Brigato] CAOA Chery Arrizo 6 PRO [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/CAOA-Chery-Arrizo-6-PRO-7-990x556.jpg)
Primeiro foram os hatches médios, logo serão os sedãs médios a sucumbirem por causa dos SUVs. No Brasil, marcas como Nissan, Mitsubishi, Renault, Nissan, Peugeot e Citroën já desistiram de tentar brigar com o Toyota Corolla. Até a VW transformou o Jetta em carro de nicho para sair desse ninho de vespas. Mas a CAOA Chery resolveu tentar com o Arrizo 6.
O sedã médio chegou em versão única GSX recheada de itens de série por R$ 121.990 e agora amplia a família com o PRO de R$ 134.990. O preço extra tenta ser justificado pela lista de itens de série mais generosa e pelo visual renovado, já apresentado na China há alguns meses. Mas ele consegue suprir a falta que Honda Civic e Chevrolet Cruze farão?
Terreno do Corolla
Dentro do segmento de sedãs médios generalistas, o Toyota Corolla é o rei do conforto, o Honda Civic apela para a dinâmica prazerosa ao volante, enquanto o Chevrolet Cruze é o meio termo entre os dois. O CAOA Chery Arrizo 6 se encaixa justamente no mesmo tipo de vertente do sedã da GM, mas dá seta para o lado do Corolla.
É a escola chinesa de suspensão, que privilegia o comportamento mais macio e a boa absorção de impactos pelo carro do que pela coluna do motorista. Entretanto, esse tipo de tocada combina mais com um SUV do que com um sedã médio que, em geral, tem espírito mais esportivo.
Conversa atenta
Tal qual no irmão menor Arrizo 5 e na versão GSX que permanece em linha, o sedã PRO tem motor 1.5 quatro cilindros turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque. É o modelo mais fraco do segmento em termos de potência, ganhando apenas do Corolla Hybrid. Contudo, o torque do Arrizo é superior ao dos Corolla e Civic com motor 2.0 aspirado.
Pisou mais forte e ele já começa a ganhar força sem muita dificuldade. O desempenho é justo para a sua categoria, sem impressionar, mas sem ficar devendo. Os números de consumo oficial do INMETRO mostram bons resultados com gasolina (9,7 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada), enquanto com etanol ele já entorna o cano (6,5 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada).
O único problema é o sistema de segurança aliado ao pisca alerta. Toda vez que você atropelar uma tartaruga, cair em um buraco sem querer, pisar um pouco mais forte no freio ou até passar por um sinalizador, o Arrizo 6 vai ligar o pisca-alerta involuntariamente como parte do aviso de segurança. Precavidamente exagerado.
![CAOA Chery Arrizo 6 PRO [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/CAOA-Chery-Arrizo-6-PRO-8-750x449.jpg)
Melhorias consistentes
A cabine do Arrizo 6 apresenta um visual bastante elegante, com toques de modelos da Audi. As linhas horizontalizadas que compõem a cabine são acompanhadas por uma saída de ar conectada e que dá destaque à nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay de série.
Ele conta agora com painel de instrumentos totalmente digital configurável. Há ainda luzes temáticas nas laterais e também no painel. O console central foi totalmente modificado e ficou mais alto que antes, envolvendo o motorista em um espaço próprio. Qualidade dos matérias é boa, com muitas superfícies macias ao toque – exceto por uma sessão na parte superior da porta.
Mas também quem se senta atrás está bem servido. O Arrizo 6 tem boa área para as pernas, enquanto a cabeça raspa no teto no caso de pessoas mais altas. Culpa do formato acupezado do sedã chinês. Já o porta-malas de 570 litros é o maior da categoria, mas a forração usada na parte interna tem qualidade decepcionante.
Veredicto
Bater o Toyota Corolla é algo difícil, para não dizer quase impossível. A própria CAOA Chery sabe e admite isso. Contudo, o Arrizo 6 PRO quer a fatia de mercado que ficará aberta com a desistência de tradicionais concorrentes. Segmento de sedãs médios tem seu público fiel, ainda que parte tenha migrado para o dos SUVs.
É nítido o potencial do Arrizo 6 PRO dentro do segmento. Basta mais ajuste de altura no banco do motorista, regulagem de profundidade no volante, deixar volante e suspensão mais firmes e melhorar a rigidez da categoria para chegar no nível de seus rivais. Contudo, os órfãos do Cruze se encontrarão felizes aqui. Já os do Civic, sentirão falta de um tempero a mais.
>>Exclusivo: Chery terá picape maior que a Fiat Toro em 2025
>>CAOA Chery lança condições especiais para PcD para Tiggo 2 e Tiggo 3X
>>CAOA Chery Tiggo 3X vs. VW Nivus: quem oferece mais por menos?