![Volkswagen Taos Comfortline [Auto+ / João Brigato] Volkswagen Taos Comfortline [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Volkswagen-Taos-Comfortline-1_edited-990x556.jpg)
Apesar de ter se consagrado como vencedor do comparativo entre Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, o Volkswagen Taos não tem embalado nas vendas como a marca queria. O foco da marca está concentrado na versão Highline, que é bem equipada, mas deve em sofisticação. Porém a estrela da linha é na verdade o Taos Comfortline.
Por R$ 159.785 ele é mais barato que o Jeep Compass Longitude e que o Toyota Corolla Cross XRE, as versões intermediárias de seus rivais com lista de equipamentos semelhante. A grande questão é que aqui no Comfortline, o Taos deixa ainda mais evidente as economias que a Volkswagen fez nele.
Fortalecimento do dinheiro
Apesar de ser a versão mais barata do Taos, a Comfortline vem bem recheada. O modelo já é equipado com ar-condicionado digital de duas zonas, partida por botão, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay (sem fio só para iPhone), seis airbags, piloto automático, carregador de celular por indução e câmera de ré.
Ele conta com pacote segurança por R$ 4.920 que adiciona detector de pedestres, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo. Outro é o pacote Conforto com revestimento em couro e aquecimento nos bancos. Mas, sinceramente, pule esse último pacote.
O tecido usado nos bancos do Taos é de qualidade muito superior ao couro opcional e que está na versão Highline. É um visual mais agradável com mistura de elementos cinza em tons diferentes junto a costuras contrastantes e relevos. Já há couro onde precisa: volante, laterais dos bancos e portas.
Mais barato e melhor
E justamente esses bancos são parte do que torna a cabine do Taos Comfortline melhor que a do Highline. Na versão topo de linha o painel tem acabamento em cinza brilhante junto a plásticos pretos e suede preto. No Comfortline há mais contraste. A faixa do painel é em azul escuro acetinado, criando um visual mais elegante e moderno.
As portas tem material macio na parte superior e no couro cinza. Já o painel é todo em plástico duro, assim como o console central simples e praticamente idêntico ao de Nivus e T-Cross. A simplicidade impera na traseira com portas totalmente duras e sem um revestimento macio sequer, a não ser onde o cotovelo encosta.
Um recurso que foi simplificado em relação ao Taos Highline é o painel de instrumentos. Ele segue digital, mas agora em uma tela de 8 polegadas. Surpreendentemente ela é mais rápida nas suas funções, tem ótima definição e é fácil de usar. Deixa claro que é uma tela menor e mais simples, mas não falta recursos e parece até mais moderna que o Active Info Display.
Origens
Se em questão de acabamento ele está até abaixo do Toyota Corolla Cross, que já não é referência, pelo menos o Volkswagen Taos compensa pelo espaço mais do que farto. Motorista e passageiro contam com ajuste de altura e de lombar para os bancos, algo raro na categoria.
A Volkswagen soube bem aproveitar o interior farto do Taos sem aumentar suas medidas. São 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,68 m. Dentro da média da categoria. O que só fica de fora é o visual nitidamente simplificado em relação ao Highline. Nesse caso, ele parece externamente mais barato que o Corolla Cross XRE e que o Compass Longitude.
Os faróis são de LED, mas com lente bem mais simples e visual nitidamente mais barato. A barra de LED na grade frontal foi substituída por um filete preto sem graça. Já as rodas de liga-leve de 18 polegadas parecem pequenas e não tem acabamento diamantado. Apenas a traseira fica igual entre as duas versões, salvo o rack de teto preto do Comfort.
Pena que a Volkswagen economizou até nas cores para a versão Comfortline. Ele tem apenas como opção Preto, Prata, Branco e Cinza. Os tons mais legais como Azul e Bege ficaram restritos somente ao Highline.
![Volkswagen Taos Comfortline [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Volkswagen-Taos-Comfortline-3_edited-750x450.jpg)
Acerto fino
Entre os SUVs médios de entrada, o Volkswagen Taos é o mais gostoso para dirigir. O conjunto mecânico é um clássico da marca alemã: 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque ligado a uma transmissão automática de seis marchas. O motor tem bom rendimento, entrega torque a contento, mas é um tanto áspero em alguns momentos.
No Taos ele veste suficientemente, fazendo com que o SUV tenha bom rendimento na cidade e na estrada, mas sem surpreender. Um pouco semelhante à Amarok V6, mas um pouco mais discreto, ele sai um pouco vagarosamente antes de ganhar velocidade com a entrada do turbo. Já na estrada, consegue fazer retomadas sem passar sufoco.
Na estrada, ele conseguiria retomar tranquilamente em sexta marcha, mas o câmbio às vezes joga uma quarta ou até terceira sem a menor necessidade. Além disso, o Taos tem mania de segurar a segunda marcha em acelerações sem o menor motivo – quando faz isso ainda troca para a terceira com um pequeno tranco.
Veredicto
O Volkswagen Taos Comfortline é a melhor versão dentro do portfólio do SUV médio alemão. Tem o que é necessário, sem deixar um item sequer faltar, dos que verdadeiramente fazem falta. Tem interior mais agradável que da versão topo de linha, ainda que seja mais simples do que deveria.
>>Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo | Avaliação
>>Jeep Compass Longitude turbo é o sonho da classe média | Avaliação
>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação