![Ford Bronco Sport Wildtrack [Auto+ / João Brigato] Ford Bronco Sport Wildtrack [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Ford-Bronco-Sport-Wildtrack-13_edited-990x556.jpg)
Pouco antes de a Ford tirar o Ka e o EcoSport de linha no Brasil, a marca já passava por um intenso processo de renovação. Apostando em SUVs e picapes, deu o protagonismo da linha para a Ranger e trouxe o reforço do Territory, vindo da China. Mas faltava um modelo para ser a estrela entre os SUVs, papel agora atribuído ao Bronco Sport.
Importado do México por R$ 256.900, ele é sim mais caro que o Jeep Compass Trailhawk (R$ 216.990 ou R$ 237.690 com os opcionais para chegar no nível do Bronco Sport). E também a Ford jura de pés juntos que ele briga com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. Mas a ideia do Bronco Sport é outra. Ele, aliás, é o melhor Ford à venda hoje no Brasil.
O Ford Bronco Sport Wildtrack faz parte do mesmo grupo de Honda CR-V (R$ 264.900) e Toyota RAV4 (R$ 276.440). Ou seja, SUVs médios de marcas generalistas com lista recheadíssima de itens de série, mas que custam quase o mesmo tanto que os modelos premium.
Herança do Fusion
Com a aposentadoria do Fusion no Brasil, seu lugar foi ocupado pelo Territory, Bronco Sport e, futuramente, pelo Escape. Do sedã grande, o novo SUV médio aventureiro herdou o motor 2.0 EcoBoost quatro cilindros turbo gasolina. São 240 cv e 38 kgfm de torque gerenciados por uma transmissão automática de oito marchas. E esse casamento não poderia ser melhor
Já em condução mais contida, o câmbio tem funcionamento imperceptível. É, talvez, o câmbio mais suave que já dirigi na vida. A linearidade na entrega de força e das marchas faz parecer até uma transmissão CVT, mas sem a gritaria típica desse tipo de câmbio. Rapidamente o Bronco engole as marchas, mantém a rotação baixa e economiza combustível.
Sport é tipo EcoSport?
Ainda que não seja um sedã para conduzir, ele está anos-luz à frente do EcoSport na questão de dirigibilidade. Em asfalto, o Bronco Sport roda silencioso, com a carroceria firme no lugar e até se atreve a fazer curvas mais fortes que um SUV sem pretensões esportivas deveria fazer.
Isso por si só já provaria a robustez do Ford, indicando não se tratar de um SUV de shopping. Mas ele vai além. Com o sistema GOAT (Goes Over Any Terrain – Vai a qualquer terreno), ele traz diversos modos de condução on-road e off-road. Há opções terra/lama, rocha/avanço lento, areia, piso escorregadio, Sport, Eco e Normal.
Tecnologia útil
Diversos carros contam com sistemas eletrônicos que, na prática, mais servem para mostrar ao vizinho, usar uma ou duas vezes, e depois esquecer. Mas o Bronco Sport não. O SUV da Ford veio recheado de itens que se fazem úteis no dia-a-dia e, principalmente, funcionam muito bem.
Ele mantém o Bronco Sport firme na pista, sem ficar quicando de uma faixa a outra, como acontece com sistemas semelhantes. O funcionamento do sistema é simples e a atuação é suave – salvo em transito mais intenso em que ele tende a frear de maneira um pouco mais brusca que o necessário.
Além disso, ele traz câmera na dianteira. Ela atua automaticamente em velocidades abaixo de 20 km/h nos modos lama e rocha. Contudo, pode ser acionada a qualquer momento por uma tecla no painel. É algo extremamente útil dado o formato reto e longo do capô, que cria uma visão comprometida.
Ambiente rústico gourmet
Voltando aos bons tempos em que a Ford era referência em acabamento interno, o Bronco Sport entrega uma cabine refinada e bem montada. Não chega a ser premium, mas há muito material macio ao toque e os plásticos usados tem textura agradável. Única falha é o fato de que as portas traseiras não tem acabamento emborrachado como as dianteiras.
Por falar na tela do meio do painel, ela tem diversos recursos diferentes e muda de formato para cada tipo diferente de modo de condução. É um layout mais interessante que um painel 100% digital, pois mantém as informações customizáveis onde precisam estar, ao mesmo tempo em que preserva os mostradores grandes.
Atrás o espaço para as pernas não é tão generoso quanto poderia ser. Contudo, o calombo no teto permitiu ao Bronco Sport uma maior vastidão de área para a cabeça. Além disso, o assento foi elevado de forma a permitir que os passageiros traseiros enxerguem as coisas por cima da cabeça do motorista.
Veredicto
Definitivamente o Bronco Sport é o melhor Ford à venda no Brasil. Afinal, ele é um produto superior ao Territory, não custa absurdamente caro como o Edge ST, nem é inconveniente no dia-a-dia como um Mustang, sem contar que não é um trambolho como a Ranger. Mas custar mais caro que o Jeep Compass pode lhe custar posições mais altas no ranking.
Bom de dirigir tanto no asfalto quanto na terra, bonito e refinado dentro do limite para uma marca generalista, o Bronco Sport vale seus R$ 256.900. Mas bem que a Ford poderia trazer uma versão 1.5 turbo um pouquinho menos equipada e na faixa dos R$ 200 mil para aí sim rivalizar com Compass e companhia. Fica a dica.
>>Ford Ranger Black: urbana, elegante e bom custo-benefício | Avaliação
>>Ford por R$ 179.900: Territory SEL ou Ranger Black? | Comparativo
>>Territory SEL: por que o SUV é reflexo do futuro da Ford? | Avaliação