![Audi Q5 e Q5 Sportback [Auto+ / João Brigato] Audi Q5 e Q5 Sportback [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Audi-Q5-e-Q5-Sportback_edited-990x556.jpg)
Segundo carro mais vendido da Audi em 2019 e com 823 unidades já comercializadas na pré-venda do modelo reestilizado, o Q5 gerou expectativas. Afinal, se o SUV de luxo tem bons números, significa que ele deve entregar um bom conjunto como produto. Certo?
Para atestar seus predicados, a Audi levou um grupo de jornalistas de São Paulo a Poços de Caldas, Minas Gerais, para desbravar o Q5 reestilizado. Auto+ teve acesso às duas variantes de carroceria do modelo, tanto a versão normal, quanto o Sportback. Ambos, entretanto, foram testados no acabamento S Line Black topo de linha.
Antes de começar a falar do novo Audi Q5 ao volante, é preciso comentar sobre a versão Sportback. Até então, esse tipo de carroceria era oferecida somente ao Q3 e ao elétrico e-tron. Outro SUV cupê da marca era o Q8, mas ele é apartado do Q7. Exatas 41% das reservas feitas pelo Q5 reestilizado foram para a versão Sportback.
Ainda assim, tem um belo efeito causado pela tampa traseira com um ressalto, teto mais curvilíneo e janelas laterais com desenho esportivo. A dianteira é idêntica entre os dois, assim como as lanternas traseiras. O para-choque traseiro do Q5 Sportback tem desenho diferenciado e mais esportivo.
![Audi Q5 e Q5 Sportback [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Audi-Q5-e-Q5-Sportback-10_edited-750x450.jpg)
Coerência
Fora a estética, Q5 e Q5 Sportback são o mesmo carro. Ambos trazem motor 2.0 TFSI quatro cilindros turbo de 249 cv e 37,7 kgfm de torque. Ele é gerenciado pela transmissão S Tronic de 7 marchas. Esse conjunto faz com que o SUV médio chegue aos 100 km/h em 6,3 segundos e só pare de acelerar ao atingir os 237 km/h.
Na prática, isso significa que o Q5 tem disposição de sobra a todo tempo. O motor chega a sobrar no modelo, que entrega acelerações vigorosas e uma ótima disposição para se manter em altas velocidades. As respostas do câmbio são rápidas, mostrando o bom acerto entre motor e transmissão.
Mas existem dois pontos em que o Audi Q5 impressiona. O primeiro é sua suavidade. Apesar de potente, ele não acelera com patadas. Enquanto o câmbio sempre faz trocas suaves e com poucos solavancos. É um comportamento mais que coerente com sua proposta voltada para o conforto. Afinal, um SUV médio de luxo quer mimar seus passageiros.
Passar em buracos ou superfícies ruins com o Q5 é atestar que o modelo foi pensado para ambientes urbanos, mas para manter os passageiros em absoluto conforto. A carroceria pouco se movimenta e não há ruídos de acabamento ou de suspensão, mesmo atuando em situações complicadas.
![Audi Q5 e Q5 Sportback [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Audi-Q5-e-Q5-Sportback-6_edited-750x450.jpg)
Coesão
Mas caso a tocada penda para o lado mais animado da brincadeira, o Audi Q5 da conta do recado. O SUV traz tração quattro ultra. Ela é capaz de transferir a força independentemente para cada eixo a depender da demanda do motorista. Isso resulta em curvas mais fortes e extremamente controladas, mesmo em alta velocidade.
A carroceria corpulenta e alta do Q5 não impede que ele contorne estradas sinuosas em velocidade mais alta. E tudo isso sem passar vergonha. Ele ainda é recheado de tecnologia, com a presença de piloto automático adaptativo e sistema de alerta de mudança de faixa. Pena que não tem manutenção em faixa para se tornar praticamente autônomo.
Nesse quesito, o Audi Q5 também chama atenção para seu interior. Ele traz painel de instrumentos totalmente digital configurável com diversos layouts diferentes. Essa tela é integrada ao GPS da central multimídia MMI Touch de 10,1 polegadas. Os mapas tem exibição 3D de monumentos e navegação facilitada.
O acabamento é esmerado, com diversas superfícies macias ao toque. Portas com muito couro e costuras aparentes ajudam na sensação de sofisticação. Há plástico na parte inferior do painel, algo que não combina muito com esse tipo de carro e preço cobrado. Mas o aspecto geral é bastante agradável, moderno e elegante.
![Audi Q5 e Q5 Sportback [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Audi-Q5-e-Q5-Sportback-16_edited-750x450.jpg)
Veredicto
O peso de ser o segundo Audi mais vendido do Brasil, coloca o Q5 sob uma nova perspectiva. Ele é o SUV mais emplacado da marca e encabeça um segmento que cresce exponencialmente a cada ano. Por isso a marca das quatro argolas não brincou com o posicionamento e preços do modelo.
A Audi pede R$ 370.990 pelo Q5 S Line Black e R$ 395.990 pelo Q5 Sportback S Line Black. A faixa de preço os colocam contra o rei do segmento, o Volvo XC60 que se apresenta com motorização híbrida e um pouco mais de tecnologia que ele.
>>Avaliação: Audi Q3 Black é prova que luxo não tem que ser esportivo
>>Audi e-tron S Sportback vai contra toda realidade | Impressões
>>RS e-tron GT é um elétrico da Audi que ronca como esportivo | Impressões