![Audi A6 Performance Black [Auto+ / João Brigato] Audi A6 Performance Black [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Audi-A6-Performance-Black-11_edited-990x556.jpg)
Muito se questiona sobre o forte movimento hoje dos compradores de carros em preferir um SUV do que um modelo tradicional. Entendo que é por causa da sensação de robustez, do espaço interno farto e do status. Mas na semana que passei com o Audi A6, me questionei seriamente se é verdadeiramente isso que alguém precisa.
Ao contrário da maioria dos meus colegas jornalistas, eu gosto de SUVs. Eles têm sua razão de existir e sua usabilidade. Mas não são toda as pessoas que precisam deles, especialmente no segmento de luxo muito bem atendido pelos sedãs. E é no Audi A6 Performance Black que está meu ponto.
Por R$ 571.990, ele está na mesma faixa de preço de SUVs grandes como Volvo XC90 e de seu irmão Audi Q7, que são verdadeiros trambolhos de sete lugares. Quem usa sete lugares todos os dias? Pois é. Na linha brasileira o A6 fica meio apagado entre o A4, que tem bom volume de vendas, e o A8, que é o sedã mais luxuoso da marca.
Lorde germânico
A sisudez visual do Audi A6 combina e muito com sua entrega ao volante. O sobrenome Performance Black pode até evocar certo tempero esportivo, mas o sedã é suave, educado e cortês. São 340 cv e 51 kgfm de torque oferecidos pelo motor 3.0 V6 turbo a gasolina que levam esse Audi aos 100 km/h em 5,1 segundos.
Com sete marchas, a transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas também segue por esse comportamento. Faz trocas imperceptíveis e ajuda o motor V6 a sempre trabalhar em ritmo mais baixo de rotação. Dado o silêncio interno, o A6 tem horas que se comporta como um carro elétrico.
Todo religamento e desligamento do motor é feito de maneira imperceptível, salvo o conta-giros derrubado no painel de instrumentos totalmente digital. Outro truque da Audi é vibrar o pedal do acelerador quando ele entende que não há necessidade de acelerar naquele momento – mas todas as vezes ele só provocou sustos e fez a sugestão na hora errada.
![Audi A6 Performance Black [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Audi-A6-Performance-Black-16_edited-750x450.jpg)
Raiz forte
Não há como negar, no entanto, as raízes do Audi A6. Com tração nas quatro rodas, chamada de quattro, ele é um engolidor de curvas. Os pneus 255/40 R20 chegam ao limite antes do sedã, cantando enquanto a carroceria se mantém extremamente estável e engolindo o centro da curva.
É impressionante como esse sedã de 4,93 m de comprimento, 1,88 m de largura e entre-eixos de 2,92 m parece tão na mão quanto um hatch compacto. A direção tem peso preciso, pendendo levemente para o lado mais firme. Mas ela é rápida e com bom feedback do asfalto. Junte isso à posição baixa de dirigir e o Audi A6 o compensará com bom comportamento.
Até mesmo uma estrada de terra o A6 teve de enfrentar durante o teste, pois foi com ele que me dirigi até o Haras Tuiutí, interior de São Paulo, para o lançamento do novo Hyundai Creta. Outros modelos premium já passaram por ali com muito mais sofrimento que ele, que lidou bem com a estrada ruim sem reclamar.
![Audi A6 Performance Black [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Audi-A6-Performance-Black-24_edited-750x450.jpg)
Tratamento de refinamento
Modelos da categoria do Audi A6, como Mercedes-Benz Classe E, Volvo S90 e BMW Série 5 costumam ser dirigidos por seus donos, mas vez ou outra também por motoristas particulares. Por conta disso, ele deve tratar bem tanto quem se senta na frente, quanto a turma da segunda fileira.
Por toda a cabine, o acabamento é esmerado, com materiais macios ao toque, metal e couro de ótima qualidade. Até mesmo o cheiro da cabine é sofisticado e muito agradável. A única exceção fica por conta do plástico na lateral do console central que é fino e tem aspecto barato. Os bancos dianteiros tem profusão de ajustes e são bastante confortáveis.
As duas telas, junto do painel de instrumentos digital, têm excelente definição, são rápidas na execução de suas respectivas tarefas e tem utilização fácil. Tudo no A6 é intuitivo, mas até os truques de utilização são explicados pelo próprio carro em pop-ups expostos em alguns momentos específicos.
Destaque tecnológico ainda vai para a presença de sistema de visão noturna e piloto automático adaptativo com sistema de manutenção em faixa. Ou seja, o Audi A6 consegue andar praticamente de forma autônoma e, quando as luzes são escassas, ele te mostra o caminho à frente diretamente no painel e com nitidez surpreendente.
Veredicto
Em um mundo dominado pelos SUVs e dentro de uma concessionária onde outros modelos chamam muito mais atenção do que ele, o Audi A6 tem vida difícil. Mas na convivência ele se provou ser um modelo para todos os momentos e surpreendentemente competente.
>>Inédito Audi Q6 e-tron surge em imagens de patente na China
>>Volvo S60 Polestar tem múltiplas almas em um só carro | Avaliação
>>Mercedes-Benz C 63 AMG S e a triste despedida do motor V8 – Avaliação