Lewis Hamilton mostrou neste fim de semana, em Spielberg, na Áustria, que está pronto para buscar seu sétimo título mundial, o que o deixaria empatado com Michael Schumacher como maior campeão de todos os tempos. Foi a segunda corrida seguida nesta mesma pista: a outra foi no domingo passado.
O que mudou foi o nome: de GP da Áustria para GP da Estíria, que é a região onde fica o autódromo. Depois de um início de temporada conturbado, largando atrás do companheiro de equipe e recebendo punição por atitude antidesportiva naquela primeira prova, Lewis Hamilton reagiu de forma brilhante.
No sábado, garantiu com folga a 89ª pole position da carreira, sendo mais de 1s2 mais veloz do que o segundo colocado, Max Verstappen, na pista molhada. “Eu amo dias assim”, disse, em referência ao temporal que castigou a pista de Spielberg o dia todo. No domingo, já com tempo firme, deu outro espetáculo, liderando a prova sem sustos.
Salvando um segundo lugar depois de excelente duelo com Max Verstappen, Valtteri Bottas sustentou-se na liderança do campeonato com seis pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton (43 a 37). Mas sabe que não vai ficar lá por muito tempo se essa diferença de performance se mantiver pelas próximas corridas.
Embora ainda seja muito cedo e não se saiba nem quantas etapas o campeonato terá, as coisas caminham cada vez mais para um domínio absoluto da Mercedes. A Red Bull mostrou que não será capaz de acompanhar o ritmo dos carros prateados ao longo do ano, com Max Verstappen chegando apenas em terceiro, seguido de Alexander Albon.
Verstappen foi presa fácil para Bottas no fim da corrida. O grande destaque foi novamente o britânico Lando Norris, da McLaren, que fez outro corridaço para chegar em quinto (domingo passado, tinha terminado em terceiro). Comprovando o excelente rendimento da McLaren, o companheiro de equipe dele quebrou o recorde da pista.
Nono colocado na bandeirada final, Carlos Sainz Jr. registrou a melhor volta da prova em 1min05s619, superando a marca alcançada por Kimi Räikkönen em 2018 (1min06s957). De quem falta a gente falar? Ah, sim, da Ferrari. A equipe italiana – que já está sob enorme pressão por não encontrar um bom rendimento – teve um dia para apagar da sua história.
Ainda na primeira volta de corrida, Charles Leclerc cometeu um erro de cálculo, saltou sobre a zebra da curva 3 e acertou a traseira do carro do companheiro de equipe Sebastian Vettel. Os dois tiveram de abandonar. “Todo mundo viu o que aconteceu na TV. A culpa foi minha”, reconheceu Leclerc. A próxima etapa é já neste domingo em Budapeste, na Hungria.
Confira abaixo um resumo da corrida produzido pelo canal Pr1meiro Stint:
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