Automobilismo

GP da Espanha: Mercedes melhora, mas Verstappen segue dominante

Em corrida mais movimentada que o normal, o GP da Espanha teve uma Mercedes mais rápida, só que Max segue correndo sozinho

Max Verstappen no GP da Espanha [divulgação]
Max Verstappen no GP da Espanha [divulgação]

O GP da Espanha foi melhor do que costumava ser até 2022. A remoção da chicane na última curva, trazendo de volta as curvas de alta no trecho final da pista, talvez tenha ajudado os carros a andarem mais perto no pelotão intermediário. Já na ponta, não houve nenhuma disputa e Max Verstappen garantiu mais uma vitória para a Red Bull.

Com o triunfo, o holandês segue disparado na ponta do campeonato e já tem uma mão e meia na taça de campeão. É questão de tempo o tricampeonato de Verstappen, mesmo sendo apenas a sétima corrida do ano. Essa foi a vitória de número 40 do piloto, estando a apenas uma de igualar o número de Ayrton Senna.

Max foi soberano durante todo o final de semana. O único momento em que foi ameaçado foi na largada, com o Ferrari de Carlos Sainz tracionando melhor na saída. No entanto, Max defendeu bem a posição e fechou a porta nas duas primeiras curvas, não sendo mais incomodado depois disso.

Max Verstappen no GP da Espanha [divulgação]
Max Verstappen no GP da Espanha [divulgação]
Por ter sido pole, liderado todas as voltas, feito a volta mais rápida e ter vencido, Verstappen saiu de Barcelona com um Grand Chelem, o terceiro de sua carreira. O feito é raro, já que é normal os pilotos perderem a liderança durante as paradas nos boxes. No entanto, nem nesse momento Max foi superado ontem, alcançando o feito raro.

Mercedes melhor no GP da Espanha

Quem surpreendeu com a melhora no desempenho foi a Mercedes. Até então quarta força no campeonato, a equipe foi a melhor do resto no GP da Espanha, terminando com um pódio duplo, com Lewis Hamilton em segundo e George Russell em terceiro, depois de ter largado na décima segunda colocação.

Mercedes GP da Espanha [divulgação]
Mercedes GP da Espanha [divulgação]
Já a Ferrari segue sofrendo com a durabilidade dos pneus. Mesmo saindo em segundo, Sainz foi apenas o quinto. Já Leclerc, que fez uma classificação ruim e saiu dos boxes, ficou apenas em décimo primeiro, sem marcar pontos. 

A Aston Martin também foi mal, terminando em sexto e sétimo com Stroll e Alonso. Desde a classificação estava claro que o ritmo dos carros verdes não era bom, mas na corrida isso ficou ainda mais evidente. Dessa forma, restou aos torcedores espanhóis se contentarem apenas com os acenos de Alonso para eles. Clique aqui e veja como ficou a classificação completa do GP da Espanha.  

>> Ferrari Enzo de Fernando Alonso será leiloada por R$ 26 milhões

>> Toyota Yaris Cross é flagrado em testes no Brasil pela primeira vez

>> Apenas 4 picapes vão ficar mais baratas com o corte de impostos dos carros