A Fórmula 1 está de volta depois de um mês sem corrida. E talvez a longa pausa entre o GP da Austrália e o GP do Azerbaijão tenha queimado alguns disjuntores na cabeça dos comandantes da categoria, pois ontem foi anunciada uma mudança impactante para a classificação da prova em Baku.
Trata-se de uma mudança significativa durante o curso da temporada, já que a partir de agora serão duas classificações para quando tiver as corridas Sprint. Ou seja, antes utilizada para definir o grid do domingo, agora a prova mais curta será uma corrida à parte.
Com essa decisão, todo o formato do final de semana foi alterado. Só haverá um treino livre, na manhã da sexta-feira. Depois disso, tudo será para valer. A primeira classificação, feita também na sexta, na verdade vai definir o grid do domingo. Sendo assim, o verdadeiro pole será conhecido no primeiro dia de ações na pista.
No sábado, uma nova classificação vai ser realizada, no lugar do treino livre da manhã. E ela é que vai definir o grid da Sprint Race, que acontecerá algumas horas depois, mantendo a duração de meia-hora. Por fim, o GP do Azerbaijão acontece no domingo, sendo o único ponto sem alteração.
Pneus obrigatórios
Outra novidade implementada pela Fórmula 1 é a escolha obrigatória de pneus para a classificação do grid da Sprint. O Q1 e o Q2 vai exigir que os pilotos utilizem os compostos médios, enquanto que no Q3 somente os pneus macios estarão disponíveis.
A duração também será menor, de apenas meia-hora para essa nova definição de grid. Com isso, a primeira etapa terá 12 minutos, eliminando os cinco piores. A segunda, 10 minutos, também eliminando os cinco mais lentos. Por último, os 10 pilotos restantes terão 8 minutos para definirem quem será o pole da Sprint.
>> Carlos Sainz pode deixar a Ferrari para abraçar projeto da Audi na F1
>> Ricciardo e Red Bull levam a F1 de volta a Nürburgring Nordschleife