Automobilismo

Alfa Romeo mostra o seu último carro de Fórmula 1

De saída da Sauber, a Alfa Romeo mostrou como será seu bólido para a disputa da temporada 2023 e trouxe mudanças na pintura

Alfa Romeo C43 [divulgação]
Alfa Romeo C43 [divulgação]

A Alfa Romeo revelou seu último carro de Fórmula 1 nesta semana. Parceira da Sauber desde 2018, a marca italiana anunciou no ano passado que 2023 seria a sua última temporada na categoria. A partir de 2024, a equipe deverá voltar a se chamar Sauber, então faz um período de transição até 2026, quando a Audi assume o controle.

De volta a este ano, o carro seguiu a tradição do time e foi batizado de C43. A maior alteração em relação ao modelo de 2022 é a pintura. O branco saiu da carroceria e o preto passou a ser predominante, com o bico e partes da cobertura do motor mantendo o vermelho. 

Aparentemente, o uso do preto será uma tendência para este ano. Com os carros cada vez mais pesados, foi comum ver no ano passado os times removendo partes da pintura e deixando a fibra de carbono exposta, em uma tentativa de reduzir o peso para melhorar o desempenho. Além da Alfa Romeo, a Haas foi outro time que mudou o tom predominante de branco para preto. 

Alfa Romeo C43 [divulgação]
Alfa Romeo C43 [divulgação]
A dupla de pilotos segue a mesma, com o chinês Guanyu Zhou e o experiente finlandês Valtteri Bottas, ambos em sua segunda temporada pelo time. 

Williams 

Lanterna do campeonato nos últimos anos, a Williams tenta reviver seus tempos de glória com o novo carro. O FW45 será o bólido para este ano e, assim como em 2022, o azul é a principal cor da carroceria – embora o preto esteja em bastante evidência.

Williams FW45 [divulgação]
Williams FW45 [divulgação]
O tailandês Alex Albon segue na equipe, mas agora terá a companhia do norte-americano Logan Sargeant, que faz sua estreia na F1 aos 22 anos. Outra novidade foi no comando do time. Ex-diretor da Mercedes, James Vowles foi escolhido para ser o chefe de equipe, para tentar reestruturar a Williams para sair do fundo do grid. 

>> Ford surpreende e decide voltar à F1 com a Red Bull

>> Audi anuncia união com a Sauber para entrada na F1

>> Mercedes-Benz cortará mais da metade de seu portfólio