Quando se trata de uma sala luxuosa, nada mais é referência no Brasil que a casa de Ana Hickmann que virou meme alguns anos atrás. Mas a Audi revelou algo que pode deixar a residência da apresentadora no chinelo: a minivan gigantesca Urbansphere.
Projetada para as movimentadas e lotadas cidades chinesas, a Audi Urbansphere Concept é uma minivan com lugar apenas para quatro pessoas. Mas a falta de assentos extras é compensada pelo refinamento interno primoroso. A Audi descreve a cabine como “um lounge sobre rodas e um escritório móvel, servindo como uma terceira casa durante o trânsito”.
Para tanto, equipou a minivan de 5,5 m de comprimento com verdadeiras poltronas luxuosas revestidas em viscose de bambu e polímeros reciclados chamados de Econyl. Tudo para garantir que a proposta ecologicamente correta seja seguida também pela cabine da minivan. O piso é recoberto por um felpudo carpete digno de hotel cinco estrelas.
Há elementos em cobre e imitação de madeira que juntos da iluminação ambiente tornam o interior moderno e aconchegante. Há como destaque ainda a placa de acrílico entre os passageiros dianteiros e os traseiros com informações projetadas e comandos por gestos. Telas nos encostos dos bancos ajudam a entreter quem se senta atrás.
Por falar nisso, os bancos traseiros podem ser reclinados até praticamente deitar, criando uma atmosfera mais confortável e luxuosa. O destaque vai ainda para as portas traseiras que se abrem ao contrário, formando uma proteção com as portas para quem entra na minivan elétrica da Audi.
Mas lá na frente a Audi colocou uma tela curva gigantesca que serve para o entretenimento de quem se senta lá. O mais criativo é o painel de instrumentos digital formado por uma tela redonda que abraça o volante e se sobrepõe à central multimídia. Pedais e volante são retráteis e se recolhem quando a minivan está em modo autônomo.
Autônoma e elétrica
Eletrificada, a Audi Urbansphere tem dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira. Eles produzem juntos 401 cv e 70,3 kgfm de torque. Para economizar energia, ela desativa o motor dianteiro e consegue chegar a 750 km de autonomia total. Segundo a Audi, em um carregador ultrarrapido é possível recuperar 300 km de autonomia em 10 minutos.
Resta saber se o modelo seguirá somente como um conceito ou se a Audi tem reais intenções de produzir a Urbansphere em algum momento. Até hoje a única minivan que a marca produziu foi o A2 no começo dos anos 2000.
>>Audi Amarok? Picape Audi baseada na Ford Ranger pode virar realidade
>>A6 Avant e-tron Concept poderá ser a perua mais bonita da história
>>Audi A4 e A5 2022 ganham mais potência, mas perdem tração integral