Desde agosto do ano passado, a Audi começou a apresentar conceitos que mostram como será sua nova linguagem visual em um futuro (breve) de carros totalmente elétricos. Tudo começou com o conversível Skysphere, seguido pelo sedã/perua/cupê Gradsphere até chegar à minivan Urbansphere. Mas a nova adição à família é bem mais radical do que os demais.
Chamado de Activesphere, o novo modelo leva o conceito de SUV cupê a outro nível. Tal qual o conceito do primeiro Aston Martin DBX e o Porsche 911 Safari em desenvolvimento, o novo modelo da Audi é um cupê de verdade, mas com altura do solo e robustez de um SUV. O Activesphere, na realidade, é como se um Audi R8 resolvesse virar um SUV.
É uma ideia totalmente diferente dos recentes Q3 Sportback, Q4 e-tron Sportback, Q5 Sportback, e-tron Sportback e Q8. Esse quinteto nasceu a partir de um SUV regular e trouxe elementos visuais de um cupê. O novo conceito da Audi faz o caminho contrário: nasceu cupê e ganhou elementos de SUV.
O formato de cupê padrão com teto muito baixo, carroceria bem marcada e frente longa foi mantido. Contudo, as rodas são enormes, assim como os pneus. Junte isso a altura elevada do solo e terá o elemento principal dos SUVs em uma carroceria que, em tese, deveria estar grudada ao asfalto.
Ele será revelado somente em 2023, mas a Audi já antecipa as primeiras imagens do conceito que fará parte da família Sphere. Como os demais modelos, ele é totalmente elétrico e traz algumas pistas de como serão os futuros carros da marca alemã ao fazer a virada total para a eletricidade.
>>Audi Q9 é supostamente confirmado para ficar acima da dupla Q7 e Q8
>>Novo Q6 é um SUV imenso para o mercado chinês
>>Q8 é um Audi de múltiplas personalidades e fora do padrão | Avaliação