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Audi RS5 Competition Plus tem pimenta, mas neutra | Impressões

Com suspensão reajustada e novo mapeamento de motor, Audi RS5 Sportback Competition Plus é uma boa evolução

Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]
Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]

Quando se trata de falar sobre carros esportivos, o brasileiro sempre quer o mais caro, o mais potente e o melhor. Por isso, a Audi decidiu transformar o pacote Competition Plus do RS5 Sportback em uma versão à parte por aqui. O modelo chega por R$ 849.990 sem pimenta extra aparente, mas há.

Segundo a Audi, o RS5 ganha um mapeamento diferenciado de entrega de potência e torque no Competition Plus. Os números, contudo, permanecem os mesmos: 450 cv e 61,2 kgfm de torque. Só que o novo mapeamento eletrônico reduziu o tempo de 0 a 100 km/h em 0,1 segundo, cumprindo a prova em 3,8 segundos.

Grude de pista

O interessante do comportamento do Audi RS5 Competition Plus é que o cupê de quatro portas ficou ainda mais grudado no chão e estável. Ele gruda no asfalto da mesma maneira que seu tênis no chão de uma balada open bar depois das 4h da manhã.

Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]
Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]

O comportamento é neutro a todo momento. Há situações em que a traseira quer escorregar, mas rapidamente os controles eletrônicos e a tração Quattro do tipo Torsen entra em ação e coloca o RS5 no seu devido lugar. O mesmo acontece quando a frente tenta escorregar. 

Há tempos não andava em um carro de comportamento tão neutro quanto o Audi RS5 Sportback Competition Plus. Como nosso contato com o modelo foi provido somente por meio de três voltar em um circuito e uma competição de arrancadas, não deu para sentir o comportamento da nova suspensão em outras situações. 

Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]

Vale ressaltar que a Audi instalou no RS5 Competition Plus uma nova suspensão Coilover com amortecedores ajustáveis e molas mais rígidas. Ele pode ficar até 20 mm mais baixo que o RS5 comum. Tudo em favor de uma tocada mais esportiva.

Virado no som

Outra novidade é o sistema de escape modificado com mantas acústicas e térmicas parcialmente removidas. Como resultado, o modelo traz uma redução de 8kg no conjunto do sistema de escape e um novo som, mais encorpado e grosso. Só que, por conta da legislação europeia, não é mais espalhafatoso como os antigos Audi.

[divulgação]

A direção, como em todo Audi, é muito bem calibrada. Tem peso ideal para manter a trajetória com facilidade, ao mesmo tempo em que trabalha com velocidade para facilitar as manobras ágeis na pista. O revestimento de tecido Dinâmica (parecido com Alcântara) ajuda na pegada mais esportiva do modelo.

O revestimento é usado também nas portas e nos bancos. O mais interessante é que a Audi deu como opção de escolha o pacote Track sem custo adicional. Com ele, os bancos elétricos esportivos são trocados por assentos de fibra de carbono com ajuste manual e almofadas laterais mais grossas.

[divulgação]

A cabine é bem montada, com materiais macios e visual moderno, como já é típico do Audi A5 e não seria diferente no RS5 Competiton Plus e seu preço beirando os R$ 900 mil. O modelo conta de serie com sistema de som premium B&O, que é opcional no restante da linha.

Por falar em opcional, a Audi oferece três itens extra somente. Se estiver insatisfeito com as 8 cores disponíveis gratuitamente para ele, o programa Audi Exclusive oferece mais 16 tonalidades por R$ 57 mil a mais. O sistema de freio em cerâmica sai por R$ 67 mil extras. Já os pneus Pirelli P0 custam R$ 5 mil, mas exigem levar os freios de cerâmica. 

Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]
Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]

Veredicto

Com uma pitada extra de tempero no motor e suspensão retrabalhada, o Audi RS5 Sportback Competition Plus se tornou um dos carros mais na mão que já dirigi na vida. Ao contrário de um BMW M3/M4 ou de um Mercedes-Benz C63 AMG, que tem traseira feliz e tentam te matar o tempo todo, o Audi é previsível e neutro.

Consegue ser divertido de uma maneira diferente, afinal, para onde seu cérebro aponta, ele vai perfeitamente e sem surpresas. Não tem aquela traseira feliz igual seus rivais ou vontade de queimar pneu, aliás, é exatamente o contrário. Uma precisão tão grande que só poderia vir de um carro alemão. 

Audi RS5 Sportback Competition Plus [Auto+ / Renato Maia]

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