Novidades

Audi Q5 Sportback finalmente entra na disputa dos SUVs cupê

Atrasada em relação a Mercedes-Benz e BMW que já estão há duas gerações nessa categoria, Audi Q5 finalmente ganha versão cupê

Audi Q5 Sportback [divulgação]
Audi Q5 Sportback [divulgação]

Enquanto o BMW X4 já está em sua segunda geração e a Mercedes-Benz prepara a mudança mais drástica da história do GLC Coupé, a Audi finalmente entra no segmento de SUVs cupês de porte médio-grande com o inédito Q5 Sportback. Revelado na Europa, ele deve chegar ao Brasil no próximo ano.

Baseado na segunda geração do Audi Q5, que estreou em 2016 e foi reestilizada em 2020, o Q5 Sportback segue a mesma receita de e-tron Sportback e Q3 Sportback: teto em arco, traseira alta e curta e um visual mais esportivo que seu equivalente regular.

Audi Q5 Sportback [divulgação]
Audi Q5 Sportback [divulgação]
Com exatamente a mesma altura do Q5 original, o Sportback não dá a mesma sensação de esportividade que o X4 tem em relação ao X3, ou que o GLC tem ao ser comparado ao GLE Coupe. O teto mais baixo e arqueado deixa os SUVs cupês mais agressivos, mas no Q5 Sportback, a inclinação da traseira fez com que ele ficasse com formato de bolha.

Audi Q5 Sportback [divulgação]
Audi Q5 Sportback [divulgação]
Na traseira ele traz vidro bastante inclinado acompanhado de um aerofólio com prolongamentos aerodinâmicos na lateral. O para-choque é levemente modificado em relação ao Q5 padrão, mas há muitas semelhanças visuais, o que inclui as lanternas totalmente feitas por LEDs e interligadas por um friso cromado.

Audi Q5 Sportback [divulgação]
Audi Q5 Sportback [divulgação]
Já o interior é idêntico entre os dois Audi Q5, com elegante escolha de materiais e visual horizontalizado, mas com tela flutuante que já parece datada, especialmente quando comparado aos irmãos Q8 e e-tron que trazem layout com duas telas em seus interiores.

Em termos de espaço, o Q5 Sportback perdeu 40 litros de porta-malas, totalizando 510 litros. Os bancos traseiros foram levemente rebaixados para manter a boa altura para a cabeça dos que sentam atrás.

[divulgação]
[divulgação]
A gama de motores do Q5 Sportback praticamente replica o que é oferecido no Q5 regular. Ele traz motor 2.0 TFSI quatro cilindros turbo a gasolina com sistema micro-híbrido. Nessa configuração, entrega 265 cv ou 204 cv, dependendo da versão. Há também uma versão diesel desse 2.0 quatro cilindros.

Para os que querem mais potência, o SQ5 Sportback já estará disponível na Europa e contará com motor V6 3.0 TFSI turbo de 355 cv. As versões quatro cilindros contam com transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas, enquanto o SQ5 vem com câmbio automático Tiptronic de oito marchas.

Tração integral, chamada pela Audi de quattro, é padrão para todos os Q5 Sportback. A marca alemã promete ainda duas versões híbridas plug-in TFSIe, mas não revelou ainda quando elas serão lançadas.

>>Audi confirma e-tron Sportback S para Brasil e mudanças em SQ7 e SQ8

>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo

>>Demanda pelo Taycan é tão alta que Porsche pediu ajuda à Audi