Era questão de tempo para que isso acontecesse. Como agora o Opel Astra e o Peugeot 308 são parentes íntimos, onde um vai, o outro vai atrás. Prova disso é que depois que o modelo francês ganhou uma perua, chegou a ver do Astra apresentar sua variante mais familiar.
Como peruas ainda fazem muito sucesso na Europa, é essencial que o Opel Astra conte com essa variante. Em relação ao hatch, são poucas mudanças. A Astra Sports Tourer tem 4,60 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,40 m de altura. Já o porta-malas oferece 608 litros de carga nas versões regulares, enquanto na híbrida o volume baixa para 548 litros.
Para o comprimento a mais e o espaço extra no porta-malas, a Opel modificou tudo na perua Astra da coluna B para trás. As portas traseiras tem recorte diferente na parte superior para melhor se integrar ao desenho da terceira janela.
A retaguarda mais longa tem seu volume a mais disfarçado pelo vidro traseiro bem inclinado. A coluna C em formato de barbatana forma um interessante contraste com o teto pintado em preto. Lanternas traseiras finas ajudam no visual futurista da perua alemã.
Como é típico na categoria, a tampa traseira é bem grande e vai quase até a base do para-choque. A placa, que no hatch fica no para-choque, subiu e agora separa o logo da marca do nome Astra escrito em letras garrafais e separadas. Maior destaque vai para a luz auxiliar de freio em posição vertical no aerofólio traseiro.
A cabine não é tão futurista e sofisticada quanto do Peugeot 308, mas traz seus toques de ousadia. A central multimídia e o painel de instrumentos totalmente digital ficam em uma placa preta voltada ao motorista. Volante com aro central fino é elegante e esportivo. Há ainda console central alto com comandos pequenos e minimalistas.
Astra THP
Tal qual acontece com o Astra hatch, a Sports Tourer conta com motores de origem PSA. As versões de entrada são equipadas com o 1.2 PureTech três cilindros turbo com 108 cv ou 128 cv. Com diesel, a opção é o 1.5 BlueHDi quatro cilindros turbo de 128 cv.
Mas o grande destaque vai para as versões híbridas. A perua Astra conta com o 1.6 THP quatro cilindros turbo ligado a um motor elétrico. As opções são 178 cv e 222 cv, com capacidade de rodar mais de 45 km com carga completa.
Há câmbio manual de seis marchas para todas as versões não híbridas. Já o automático de oito marchas é padrão para as peruas Astra híbridas e opcional para o diesel e a mais potente do 1.2 turbo.
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