Desde 2008, quando a China começou a ter as vendas de seus carros mapeadas, a Volkswagen é líder absoluta. Só que o jogo virou nos últimos meses e a BYD assumiu esse posto, destronando a marca alemã de seu posto e levando até a uma queda nas ações da VW.
De olho no mercado de carros elétricos e híbridos, que cresceram 25% nas vendas em um ano, a BYD parece mais preparada que a VW para essa nova realidade chinesa. Isso porque ela tem uma maior quantidade de carros híbridos e elétricos disponíveis no país, enquanto a Volkswagen ainda engatinha com a linha ID e outros elétricos de baixo custo.
Em um forte investimento para se tornar líder de mercado, a BYD tem investido forte na construção de novas fábricas e de carros de alto volume totalmente elétricos, como o Dolphin e o Seagull. A dupla tem conseguido fazer a marca chinesa decolar nas vendas e, pela primeira vez na história, ser líder de mercado.
Troca de coroa
Janeiro foi o último mês de vendas no qual a Volkswagen foi líder na China. Segundo dados da Bloomberg, foram vendidos 137,3 mil carros da marca alemã por lá, contra 118 mil BYD. A virada aconteceu em fevereiro quando 139,6 mil modelos da chinesa foram vendidos, enquanto a Volkswagen conseguiu 132,3 mil.
Abril foi o mês em que as duas marcas mais se aproximaram, sendo que a fabricante do Polo levou uma vantagem momentânea. Foram 171 mil carros emplacados contra 167,7 mil da marca do Dolphin. Só que, depois disso, a BYD só cresceu. Agora em junho foram 222,2 mil carros contra 198,5 mil da rival.
Como resultado, as ações da BYD na bolsa de valores de Hong Kong estão em alta de 3,1% nas últimas três semanas. Foi a maior alta do período. Em contrapartida, as ações da Volkswagen estão em estagnação, apontando para queda.
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