O novo Porsche Macan foi lançado nesta semana com uma gigantesca mudança: deixou de ser um modelo a combustão e passou a ser o elétrico de entrada da marca alemã. Já esmiuçamos aqui todos os detalhes técnicos sobre ele, potência, torque, autonomia e tecnologias bem interessantes. Mas agora é hora de vê-lo lado a lado com o Macan velho.
Vale lembrar que a Porsche manterá o Macan a combustão e o elétrico juntos em produção por um certo tempo em alguns países em específico. O modelo elétrico chega ao nosso país ainda neste ano, mas não há confirmação se substituirá completamente o Macan atualmente em linha. Mas, em termos visuais, o que mudou?
De mini Cayenne a Taycan SUV
Colocando o Macan a combustão ao lado do elétrico é possível ver que cada um segue uma escola de design totalmente diferente. O antigo era uma versão reduzida do Cayenne, contando com o mesmo tipo de farol em gota, capô fortemente vincado e frente reta. O novo, é praticamente um Taycan alto.
Os faróis são retangulares e trazem quatro pontos de LED iguais aos do sedã elétrico. Outra diferença está na parte central do capô, muito mais baixa. O para-choque tem agora uma entrada de ar central triangular grande e duas laterais separadas. Antes, a Porsche mantinha os elementos todos juntos em um grande sorriso.
De perfil, é possível ver que o Porsche Macan manteve o borrachão lateral grande, mas ganhou um vinco mais forte. O desenho dos vidros laterais é praticamente o mesmo, mantendo a curvatura como no 911. Contudo, o vidro traseiro ficou bem mais inclinado, dando ao Porsche Macan um certo ar de SUV cupê.
Um elemento que mudou drasticamente é a troca do aerofólio fixo no teto por um retrátil entre o vidro traseiro e as lanternas. Além disso, ele não tem mais limpador atrás. As lanternas são conectadas, mas agora formando um elemento horizontal único. Interessante é que o para-choque é praticamente igual a antes.
Mais 911, mas, claro, um pouco Taycan
O interior é um ponto bastante interessante. O Macan era o modelo da Porsche que mais se aproximava do estilo do 911 e isso permanece na nova geração. Só que, claro, com um toque de Taycan. Ele agora tem painel totalmente digital e manopla de câmbio no painel. Mas veja: o formato geral do interior é praticamente o mesmo.
O console central segue alto, mas agora concentra os comandos em uma faixa bem menor, abrindo espaço para vários consoles – algo que fazia falta no modelo antigo. Central multimídia mais integrada ao desenho do painel, junto a uma tela extra para o passageiro compõem o estilo do novo modelo.
Qual Porsche Macan você prefere: o antigo ou o novo?
>>Porsche Macan vira Taycan SUV e chega ao Brasil em 2024
>>Antes e depois: Equinox | tudo que mudou no ex-SUV do Cruze