Com uma carreira recheada de sucessos, a cantora Anitta divulgou recentemente fotos de seu novo clipe musical e o chamou a atenção foi a presença da Ferrari 308 no estúdio. A nova música, intitulada “Mil Veces”, terá o lançamento em breve e contará com o luxo do superesportivo nas imagens. A linha de esportivos 308, foi criada pela marca em meados do início da década de 1970.
Quem abriu a porteira foi o modelo Dino 308 GT4 de 1973, um cupê esportivo de 2+2 e com a missão de substituir o esportivo 246 GT. Seu potente motor 3.0 era instalado no eixo traseiro e tinha 8 cilindros. O propulsor rendia 255 cv e 28,9 kgfm de torque. Dessa forma, sua aceleração de 0 a 100 km/h era cumprido em menos de 8 segundos.
Com o passar dos anos e as respectivas melhorias na tecnologia, a linha da Ferrari 308 ganhava diversas novidades. Em 1975, o mundo conhecia os modelos 308 GTB e GTS. Elas tinham carroceria feita em plástico e fibra de vidro e o capô era feito de alumínio. Tudo isso para diminuir o peso final e ter um desempenho de Ferrari raíz.
De 308 amada para odiada
Contudo, a vida da linha 308 sofreria um baque forte. Logo após a crise do petróleo em 1973, as montadoras foram obrigadas a diminuir a emissão de gases poluentes e a Ferrari teve de se adequar. O clássico carburador Weber 40, foi substituído por uma peça mais ecológica e consequentemente mais econômica.
Toda essa troca fez com que a potência da linha Ferrari 308 caísse de 250 cv para 214 cv. Nos Estados Unidos, o valor era ainda mais baixo, apenas 208 cv. Em 1982, os modelos voltaram a ser equipados com 4 cilindros e voltaram a ter 240 cv. Sua produção durou até 1985, quando foi lançada a linha 328 GTS e GTB, em substituição aos modelos já consagrados.
O que você achou da história dos modelos 308? Já teve contato com um esportivo desse? Conte nos comentários
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